segunda-feira, 13 de maio de 2013

Minhas queridas guerreiras,

Vocês sabem, como eu sei, a luta que travamos diariamente. Aos olhos de muita gente podemos parecer ingratas por não sabermos receber um elogio quando nos dizem que somos ou estamos bonitas, mesmo assim, com mais kg ou menos kg, porque eu sei que só os conseguimos aceitar quando na nossa cabeça nos sentimos bem com o nosso corpo.
Eu sei o que é ter vergonha de encontrar pessoas que não vejo há anos, porque a primeira coisa que penso é ‘esta pessoa a última vez que me viu eu tinha menos 10kg…’ e fico logo em stress e entro em ‘negação’! Eu queria acreditar que até posso estar mais bonita mas a cabeça não deixa, ponto final!
Também sei o que é sentir vergonha por défice de peso… Também me aconteceu quase não sair de casa para não encontrar ‘pessoas’ e ter de ouvir que estava ‘tão magra que me tornava quase irreconhecível’!
Por fim, também sei o que é sentir-me ‘vaidosa’ por ter as curvas ‘perfeitas’; o ventre liso e a roupa assentar-me bem! É quase como sentirmo-nos umas princesas, mesmo com umas calças de ganga rotas!
O presente é diferente… as calças estão rotas não pela moda, mas pelo desgaste de serem quase as únicas que me servem; estão rotas porque as cochas estão maiores e as pernas roçam uma na outra e provocam um desgaste acelerado nos tecidos, etc, etc, etc… Estão rotas porque me recuso a comprar outras porque teriam de ser um nº acima; estão rotas porque me recuso a entrar nas lojas e ver sequer como param as modas… Não me quero sentir confortável numa roupa maior porque me iria esquecer que aquele não é o meu nº e quando desse conta, provavelmente teria de comprar outro nº acima!
Eu sei, que vocês sabem isto tão bem quanto eu…
Também sabemos que a dada altura nos tornamos insuportáveis para quem nos rodeia, com tanta dieta e conversas sobre dietas! Os maridos; namorados; companheiros gostam de nós pelo que somos como pessoa e não pelo nosso corpo, mais ou menos volumoso… Para eles é difícil perceberem o quanto isto nos incomoda e tornámo-nos chatas e quase obsessivas!
Aqui no blog estamos todas na mesma situação… podemos falar e desabafar e dizer o que nos vai na alma… Ninguém aponta o dedo a ninguém porque sabemos exatamente aquilo porque as outras pessoas estão a passar!  Podemos assinar com o nosso nome; como anónimas ou não mas isso já nem sequer tem importância… Somos pessoas com direito à nossa liberdade de expressão e aqui somos todos/todas livres! No início pensei manter o meu anonimato mas depois percebi que não tem importância… Esta sou eu; penso assim; sinto assim e não vou nem quero mudar! Confesso as minhas alegrias e as minhas angústias sem medos porque me ajuda e com um bocadinho de sorte também vos ajuda a vocês, basicamente a perceberem que NÃO ESTÃO SOZINHAS! Por isso assino os comentários com o meu nome…
As coisas quando nascem têm de ter um propósito senão acabam apenas por ser mais uma e
morrem por falta de essência e de conteúdo! Este Blog nasceu com o propósito de me ajudar a encontrar um caminho, encontrar ferramentas que me pudessem fortalecer e prosseguir com o meu objectivo! Felizmente, acabei por encontrar uma panóplia de gente que se identifica (com o blog e felizmente, comigo), e todos os dias vocês me ajudam! Quando vos escrevo é com prazer mas acima de tudo escrevo-vos com a MINHA VERDADE! Por isso é que eu acredito em mim, em NÓS! Nada aqui é uma ‘perda de tempo’… Nada aqui são futilidades… Aqui temos testemunhos de pessoas reais para quem a vida nem sempre é cor-de-rosa… Aqui não nos preocupamos com o que ‘os outros possam pensar’… Somos mulheres com família; com pessoas que nos amam; algumas com filhos outras sem; com mais estudos ou menos estudos; com emprego ou desempregadas… Somos pessoas que têm um problema em comum, que afecta tanto a nossa vida como outro problema qualquer… Aqui damos-lhe a devida importância e não vemos este problema como um capricho ou paranoia, ou um problema de quem não tem mais nada em que pensar, pois acredito que temos ainda mais coisas em comum, porque infelizmente a vida não está fácil para ninguém… Mas para falar da crise temos tantas oportunidades; para falar do futebol nem se fala; para nos inteirarmos da Troika basta ver televisão; para saber da fome que há no mundo basta-nos ler o jornal…
Mas e, para falar da dieta? Para falar de um problema que nos afecta a alma desde o minuto que nos levantamos, até à hora de dormir? Para não falar nas pessoas que acordam de noite para comer, por exemplo… Esta realidade existe e está presente no meio de nós… Por isso é tão importante para nós falarmos dela… Por isso resolvi criar este espaço quando não via mais nenhuma saída…
Obrigada a todas vocês que colaboram comigo diariamente!
Vocês completam este espaço que de outra forma não teria sentido…
Beijos guerreiras lindas e OBRIGADA!

9 comentários:

  1. Para a Daniela;
    Para a Paula (de sempre);
    Para a Vera;
    Para a Alexandra;
    Para a Paula D.;
    Para a Catita;
    Para a Anónima;
    Para o Anónimo; para...
    Para...
    Para... VOCÊS <3

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Teresa por uma dedicatória tão bonita...
    Agradeço o apoio constante, a troca de ideias, as pequenas dicas e o percurso conjunto que temos feito!

    Hoje alguém no trabalho me disse "estás mais magra, o que estás a fazer!"... fiquei feliz e mais animada, afinal o pouco peso que perdi já se nota..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Teresa, tudo que disse foi mesmo na 'mouche'!! É isso tudo...e ainda bem que decidiu fazer o blogue...ajuda muito pode ter a certeza.
    Um beijinho garnde para si e para todas - Astrid

    ResponderEliminar
  4. Obrigada mais uma vez Teresa!!!

    É mm isso... aqui os complexos e a vergonha desaparecem e a partilha dos sentires individuais em relação ao peso ajuda mt mm.

    Um abraço forte e beijinhos cheios de força para todas as guerreiras.

    Paula(a de sempre)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Teresa...
    Acabou de escrever em cima todo aquilo que pensamos e sentimos. Ao vir mos aqui desabafar ajuda nos a nao encher tanto os ouvidos de quem esta ao nosso lado. No sabado fiz grande dia da asneira com muitas valeu me 1.5 kg a mais na balanca ja aprendi a licao. Mas ja esta feito nao adianta pensar mais nisso.
    Bola pra frente ... todas juntas conseguimos.
    Um beijinho muito grande para todas

    ResponderEliminar
  6. parece que fui eu que escrevi isso tudo...estou um bocado cansada da dieta, sobretudo porque não consigo seguir tudo à risca...nos dias de asneira resvalo sempre e ganho sempre peso e depois passo o resto da semana a livrar-me desse peso para chegar ao fim da semana com o mesmo peso da semana anterior...assim não...só que é muito fácil falar...eu sei que há doenças piores mas esta...

    ResponderEliminar
  7. :'))) OBRIGADA TERESA! é tudo o que posso dizer depois deste texto maravilhoso que me fez deitar a lágrima!

    Um beijinho cheio cheio de incentivos para todas. <3

    ResponderEliminar
  8. Tudo na vida acontece por um motivo…
    E encontrar-vos…
    Vocês encontrarem-me... Tem de ter uma razão de ser!

    Agora fui eu que fiquei lamechas ao ler os vossos comentários todos de uma assentada só…

    OBRIGADA a cada uma de vocês!

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos! Há muito tempo que me andam a pressionar para perder peso rapidamente. A família e o médico de família. Só que para conseguirmos temos de ser nós a dar o passo, temos de ser nós a resolver esse dilema e arranjar motivação para o conseguir. Já travei muitas lutas e...ganhei. Esta é um novo desafio e que eu vou conseguir superar.Andei muito tempo a seguir o grupo do Face e ia lendo de uma forma quase anónima os comentários...até que...um dia(sexta feira) passada lancei-me nesta guerra contra os quilos extra. Voltarei aqui e contarei o resultado desta minha luta. Até breve e sucesso para todas.

    ResponderEliminar