quarta-feira, 22 de maio de 2013

ÚLTIMA INVESTIDA, DIA 31 e BALANÇO

Prontas para um balanço destes 31 dias? Vou fazer o meu…
Estes 31 Dias de última investida foram dias de muita persistência; insistência; interajuda; partilha; disciplina… Também houve dias em que caímos; nos levantamos; seguimos; voltamos a cair e continuamos a subir! Foi uma escalada de aprendizagem porque mesmo com os nossos erros, não houve um dia que não tirássemos algum ensinamento de tudo. Aprendemos que não estamos sozinhas e que afinal não somos assim tão diferentes dos comuns mortais… Infelizmente, há muita gente a sofrer do mesmo male o mais assustador, é que parece uma ‘quase doença camuflada’… Aprendemos que somos todas diferentes e no fundo, somos todas iguais.

Em termos de perda de peso a minha não foi significativa. Perdi 1,5k em 31 dias num efeito ioiô mas o que é certo, é que não voltei a pesar os 63,400kg do dia em que comecei… Se eu conseguisse perder isto por mês, bastava-me ½ ano para chegar ao meu objectivo… É ou não encorajador pensar nestes termos? Bem me parecia LOL J)))) Não me posso esquecer que comecei a frequentar o ginásio simultaneamente, por isso a minha perda de peso pode estar de alguma forma alterada em relação a números… Sinto o meu corpo a ficar mais torneado mas a balança ainda não se acusa como eu gostaria. Há que saber dar tempo ao tempo!

Não me sinto derrotada nem fraudulenta! Sinto-me uma mulher com altos e baixos que nuns dias se sente mais forte e noutros menos. Há dias que não resistimos a arranjar uma desculpa para ir ao supermercado e acabar por trazer algo que não devíamos! Depois há outros que nos podem tentar com uma mesa farta de coisas boas e nós estamos ali de pedra e cal sem ceder! É a vida!

Esta semana tenho estado mais tranquila. Não tenho feito jantares de fruta e iogurtes e muito menos abusado na fruta. Acho que a frutose aciona algum mecanismo em mim que me faz querer mais e mais açúcar! Vou continuar com a sopa na hora do almoço porque assim dá-me mais tempo para eliminar a retenção de líquidos… Vou também passar a comer hidratos de carbono com conta, peso e medida!

Nunca sentiram emulação por aquelas pessoas magras que comem de tudo e não engordam? Eu sei que os metabolismos são diferentes, mas dei por mim a pensar que talvez seja isto que nos está a faltar… Talvez seja esta a chave de ignição para retomarmos a perda de peso… Não é uma colher de arroz que nos vai fazer engordar (é um prato cheio), muito menos uma batata cozida (mas sim uma catrefada delas)! Até posso reduzir o tamanho do meu prato e em vez de comer num prato ladeiro, passo a comer num de sobremesa mas vou fazer questão de não fugir aos hidratos de carbono!

A vida é uma aprendizagem, certo?
Estamos aqui para aprender certo?
Caímos e levantamo-nos de seguida, certo?
Vamos conseguir encontrar o caminho, certo?

Bem me queria parecer! LET’S DO IT!

"Vencer não é competir com o outro. É derrotar os seus inimigos interiores. É a própria realização do ser."
( Autor Desconhecido )

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

18 comentários:

  1. bom dia a todas!

    Teresa estou em total sintonia consigo, tb deixei esta semana de estar tão ansiosa com o que como...introduzi alguns h.c. ao longo do dia, com conta peso e medida. isso ajudou-me a andar mais serena.

    Pesei-me hoje e o balanço de um mês de dieta foi: "tharammm" 1kg no total :D Num mês oscilei entre os 63 e os 61,5Kg e hoje peso 62kg... melhor que nada e mt melhor que aumentar :)

    Se baixar um kg por mês daqui a 4 meses já atingi os 58 e em dezembro estarei nos almejados 55Kg...Não me parece mal, o problema é que o dia a dia me impele para o desespero de não ver os nºs na balança a descer.

    Mas, vou tentar diariamente visualizar o resultado do final de cada mês e vou tentar viver cada dia de forma mais tranquila em relação à comida. Vamos ver...

    O stress em que tenho andado com o corpo e com a comida deve estar a bloquear-me a perda de peso...e como eu costumo dizer hà mais vida para além do peso :)

    E repito: é mt bom poder partilhar aqui o que me vai na alma em relação a tudo isto.

    Força, vamos todas continuar a nossa luta só que cada uma terá que encontrar a "arma" que melhor conseguir manejar para poder vencer cada batalha que nos surge pela frente.(de repente deu-me para as metáforas, lol)

    Bjs e boas dietas!
    Paula (a de sempre)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia a todas,

    Estes 31 dias foram um desafio (publico) e ao mesmo tempo uma interajuda enorme para ultrapassar esse desafio!

    Desafio Superado!!!

    A balança não acusa o que gostaria, perdi 2,400kg, mas cada vez tenho mais pessoas (amigas) a dizerem-me "tu estás bastante mais magra", "nota-se imenso"...

    Por isso digo: Desafio Superado!
    E por isso vos agradeço: Obrigada pelo apoio, ajuda, dicas e trocas de experiências!!

    Nestes 31 dias aprendi que existe muito para além dos HC que me habituei a comer a toda a hora, pessoalmente neste momento não sinto a falta deles! Descobri um novo mundo de alternaticas (com a vossa ajuda) que me fizeram esquecer as massas, arroz e batatas...

    Raramente comi nestes 31 dias, penso que só no dia da asneira e aí aproveitava...piza, crepe ou massa italiana... tirando isso.. nããã...para quê comer filetes com arroz se posso saltear umas couvinhas de bruxelas... nem me sinto tentada...

    Isso também foi uma vitória...raramente tive aqueles ataques de...apetece-me algo...mas quando os tive comi, houve noites que me apeteceu um pouco de chocolate...e comi... ontem apeteceu-me bolachas...e comi...naturalmente estamos a falar de apetites esporádicos...
    Houve um destes dias que a Teresa disse uma coisa que ontem repeti em familia, fazer esta dieta não é barato...issso é um facto...mas também tenho o "meu Principesco" (lololol) a apoiar-me nesse aspeto...

    Um beijo enorme para todas,
    Eu por mim prossigo esta luta...desafio público: até ao Verão???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meninas, que bom ter-vos aqui!

      Paula, parabéns pelo 1Kg perdido!
      Alexandra, parabéns pelos 2,4kg perdidos!
      Parabéns à Astrid…
      Parabéns à Vera…
      Parabéns à Paula D.…
      Parabéns à Daniela…
      Parabéns à Catita…

      Sabem porque ESTAMOS TODAS de parabéns?

      Porque NÃO DESISTIMOS!

      Pegando nas palavras da Paula (de sempre):
      (…) Vamos todas continuar a nossa luta só que cada uma terá que encontrar a "arma" que melhor conseguir manejar para poder vencer cada batalha que nos surge pela frente. (…)

      Pegando nas palavras da Alexandra:
      (…) Eu por mim prossigo esta luta...desafio público: até ao Verão? (…)

      E tenho andado a pensar como começar os post’s a partir de amanhã… Tinha pensado começar no dia do ano que seria (#143)… mas depois de ler o que a Alexandra disse, acho que já tenho título!

      Eheheheh Aguardem-me!!!!

      Eliminar
  3. Ola boa tarde meninas...
    Estamos todas no mesmo o corpo parou, perdi 4.5 kg se continuar assim daqui por sete meses tenho o peso que pensei. Penso que talvez tenha sido a fruta que parou a perda de peso pra semana ja se ve.

    Parabens a todas ca vamos continuar na nossa luta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera!

      Pensamento positivo, vá! Sim, tenho-me questionado imenso sobre a fruta e penso que em mim tem mesmo esse efeito, mesmo comendo a peça de fruta com 1 proteína...

      Esta semana cortei e sinto muito menos desejos de açúcar tanto de dia como à noite!

      Bora lá! Beijinhos!!!

      Eliminar
    2. Boa tarde a todas!
      Bem eu ate a cerca de duas/tres semanas atras nao comia fruta, agora como 1 laranja ou 1 maça a tarde com um iogurte liquido magro polpa da mimosa...resultado: a balança nao mexe a mesma..... :((
      bjinhos
      Inês

      Eliminar
    3. Olá Inês...

      Parece-me que estamos todas a chegar à mesma conclusão... a fruta pode ser uma das razões da balança não mexer!

      Deviamos experimentar voltar a tirar a fruta uns dias para perceber... Vamos estudar isso!

      Beijinhos :))))

      Eliminar
    4. Teresa,
      Mas mesmo antes quando nao comia fruta a 'nossa amiga' (balança) nao mexia......
      1beijo
      Inês

      Eliminar
  4. Já sigo o seu blogue à algum tempo, gosto muito das suas palavras e partilho das mesmas duvidas, incertezas, "derrotas" e conquitas. gostava de perder peso mas penso que devido a ter o colestrol alto o facto de comer tantos lacticionios nao me ajuda a emagrcer, vou agora para a fase dois e ao adicionar a sopa e as frutas espero ter melhores resultados, ando rambem a fazer aulas de zumba e algum exercicio em casa, espero conseguir emagrcer mais 5kg.

    bjnhs

    e parabens à teresa e a todas as seguidoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sara!

      Em casa pode saltar à corda! Li que é dos exercícios mais completos e eficazes para perder peso...

      Se tem problemas de colesterol tem de ter cuidado com esta dieta... Opte pelos queijos magros e reduza as quantidades da carne!

      5Kg é um bom objectivo, vamos lá, todas!!!!

      Bjs e obrigada por andar 'aqui' :)

      Eliminar
  5. LOL, estou curiosa!!!

    Beijinhos a todas!

    ResponderEliminar
  6. Boa noite meninas.
    O tempo passa demasiado rapido, nem dei conta que ja passaram 31 dias....meu deus. O meu balanço só pode ser POSITIVO, apesar de nao ter ainda grandes resultados,(esta semana dei folga à balança), o importante é o que sinto, depois de várias histórias boas e menos boas, o meu interior está mais calmo e até sereno, este processo tem que ser "lento" e nós temos que ser fortes e persistentes para ganhar a nossa guerra.Vamos continuar força GUERREIRAS e bjs para todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!

      Já somos 3 a sentir esta serenidade... GOSTO!

      Acho que é meio caminho andado para comerçarmos a ver resultados novamente... Nada é linear muito menos a perda de peso!

      Let's do it!!!! :P

      Eliminar
  7. Ola a todas...ha factos que nao podem esquecer...a Teresa nao emagreceu o que queria pq esta a ganhar massa muscular,o que tem peso na balanca e isso e mto saudavel.A frutose e um acucar e como tal nao se deve abusar.Outra coisa,nao deve cortar totalmente os hidratos de carbono pq sao eles que nos dao energia e dai depois terem esses acessos de fome como forma compensatoria...bjs e forca

    ResponderEliminar
  8. E desculpe o mau portugues,mas estou a escrever atravez do telemovel...bjcas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! Obrigada por estar aqui!

      Tem razão no que disse! O músculo pesa muito mais que a gordura, é um facto! Também é verdade que sinto mudanças no meu corpo que a balança não mostram como eu gostaria, mas acredito que a seu tempo consiga lá chegar: um corpo saudável; em forma e um pesio equilibrado!

      Quanto aos H.C. estava a comer pouco, já percebi! Vou introduzir mais algumas refeições com H.C. por forma a evitar os tais ataques de fome e também para usá-los como combustível para queimar gordura! Sem energia não se faz nada....

      Beijocas e vamo-nos vendo por cá :)

      Eliminar
  9. Os HC devem consumidos de manha pq e a altura que necessitamos mais de energia visto termos dormido e o corpo esteve em repouso...um velho ditado "pequeno-almoco de rei,almoco de principe e jantar de pobre"...bjcas

    ResponderEliminar
  10. A perda de peso deve ser feita de uma gradual e equilibrada,pq se for repentina nao e saudavel e permanente.Ou seja,emagrece-se 3kg e depois engorda-se o dobro...e nao ha milagres.O importante e aprender a comer...comer para viver e nao viver para comer.
    Nao sou medica e nem nutricionista...sou enfermeira-parteira,mas a alimentacao foi algo que sempre me interessou...sempre fui magra e com a pre-menopausa (49 anos),comecei a engordar e recorri a um nutricionista e aprendi a alimentar-me,ate pq faco turnos e por vezes alimentamo-nos mto mal e qdo temos tempo para comer algo...no fundo e tudo uma questao de aprendizagem...tenho 1.60 e peso 55 kg e sou mto feliz com o meu corpo...voces vao conseguir...como costumo dizer ha sempre remedio para tudo...bjcas

    ResponderEliminar