Mostrar mensagens com a etiqueta Dicas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dicas. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 1 de abril de 2015

COMIDA/RECEITAS e BOLLYWOOD

DANÇA

Como sabem, há um mês integrei a turma do Power Bollywood e as aulas estão cada vez mais giras e eu sinto-me cada vez mais à vontade. Neste momento estamos a preparar uma coreografia para uma feira que vai haver na Exponor, nos dias 9, 10 e 11 de Maio. Sempre detestei apresentações em público ou tudo o que me obrigue a subir acima de um palco mas com o apoio das minhas colegas, lá me convenceram a participar. Estou nervosa porque nessa data terei apenas 2 meses de aulas, sendo que muitas delas já lá estão há bastante mais tempo e já sabem parte da coreografia. Mas eu vou conseguir (convenço-me aos pouquinhos LOL). Ontem as Princesas foram comigo, iam assistir à aula mas quando lá chegaram, a professora disse-lhes: ninguém assiste às minhas aulas, por isso, venham fazer a aula connosco e lá foram as duas ihihihihih. No fim diz a princesa mais nova ‘não quero vir mais assistir’ ahahahahah e a minha, na altura diz que quer mas eu sei que quando chegar á próxima já não lhe apetece. A aula foi puxada, tanto na primeira parte de alongamentos, fitness, etc. como na parte das coreografias (ficamos todas a transpirar, foi bom).

COMIDA

O meu pequeno almoço de sempre :)
Hoje acordei com a sensação de estar inchada, talvez porque o período esteja para vir e apesar de continuar a sentir-me inchada, sobretudo nas cochas, a balança disse-me que pesava 53Kg… O peso que mais me conforta é 52,2kg / 52,5kg mas não é um volume assim tão significativo se pensar que há 11 meses pesava 63,700kg. Fico muito feliz pela minha vitória e pelo facto de ter conseguido manter. No dia 5 de Maio de 2015 faz precisamente 1 ano que iniciei a minha última luta contra o excesso de peso e nesse dia, vou tentar fazer um post especial para celebrar!

O meu lanche e snacks (maçã/tosta para a tarde; sementes qd apetece)
Por outro lado a disciplina diária é fundamental e nisso tenho sido coerente, quer nos lanches, almoços e jantares. Ontem uma colega minha dizia-me que sou assim magra porque como saudável e disse-lhe, mais uma vez, que comer saudável não é propriamente o que nos leva a perder peso, mas sim a manter. Para perder temos de comer saudável mas em menor quantidade, esta é uma certeza que ninguém me tira, venha quem vier!



Sim, continuo a comer saudável e lá por casa todos o fazemos até porque quem cozinha sou eu LOLOL! Claro que vamos aprendendo e experimentando coisas e depois aperfeiçoamos algumas que mais gostamos, etc. Por exemplo, esta semana fiz migas de brócolos (leia-se que nem a Princesa mais nova nem o Principesco gostam de brócolos, certo?) e não há quem não coma as minhas migas! As migas são feitas sobretudo com a parte da flor mas custa-me desaproveitar os pés! Resultado, reservei os pés dos brócolos e fiz outra salada (supostamente apenas para mim…) que tinha:
. pés de brócolos finamente cortados (previamente escalfados em água a ferver sem chegarem a ficar moles)
. pickles picados
. 1 tomate cortado (sem a parte mole nem sementes)
. azeitonas às rodelas
. croutons
. sal, azeite e vinagre
Ficou uma salada fresca e crocante e o Principesco só não comeu por causa do vinagre, mas a minha mãe e a minha Princesa também gostaram. Nada se desaproveita.

Outro exemplo de aproveitamento são por exemplo, as cascas dos legumes. Há dias que faço sopa mas quero que a base da sopa seja mais branquinha, rosada ou laranja por isso descasco tudo, inclusive a courgette mas custa-me deitar fora porque não gosto de desperdiçar. Assim sendo, no outro dia fiz legumes no forno crocantes, para acompanhar uma pescada no tacho com coentros.
Receita
. Casca de 1 courgette;
. Casca de 1 batata-doce;
. Casca de 1 cenoura;
. 1 Cenoura laminada com o descascar (obtém-se fatias extremamente finas)
. 1 Batata-doce igualmente laminada com o descascador
Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal de culinária e passei-lhe um fio de azeite (limpei o excesso com papel de cozinha). Dispus os legumes sobre o papel e temperei com sal e pimenta. Levei ao forno sensivelmente 30 minutos (de vez em quando é necessário mexer porque as cascas das pontas tendem a cozinhar mais depressa que os do centro. Resultado, obtém-se uns legumes crocantes e muito ricos em paladar. Só precisam de ter atenção porque minga muito e um tabuleiro cheio desta mistura em cru, fica em nada depois de pronto… Experimentem, vão ver que vão gostar. Podem por exemplo fazer apenas 1 legume para experimentarem, a primeira vez que fiz laminei só 1 courgette (estava delicioso, pena ter rendido tão pouco LOL).

Depois a nossa forma de confeccionar os alimentos também é importante, há uma panóplia de pratos deliciosos que faço em alternativa aos fritos e estufados que resultam super bem e são muito mais saudáveis, que nos permitem fazer refeições deliciosas:
. Pescada com coentros (ou a mesma receita com salsa)
. Caril de legumes com lombinhos de tamboril (se optar por fazer apenas caril, acrescente grão-de-bico em substituição do peixe, por exemplo)
. Quiche de legumes com fiambre e atum (ou a mesma receita com sobras de frango no churrasco; pato ou o que tiverem em casa)
. Pizza com base de frango (podem fazer com atum em vez do frango)
. Filetes de peixe-gato no forno (acho que não vos dei a receita):
Receita:
Tempere os filetes com um pouco do sal, pimenta e alho moídos na altura. Regue com sumo do limão e deixe marinar um pouco, se tiver tempo.
Entretanto escorra os filetes, passe-os por farinha, sacudindo bem o excesso. Misture o pão ralado com o tomilho picado (ou salsa) e o queijo mozzarella (se possível, passe esta mistura na picadora apenas para o queijo ficar em bocadinhos pequeninos).
Unte um tabuleiro de forno com um fio de azeite mas limpe o excesso com papel de cozinha (eu prefiro usar também papel vegetal) e salpique-o com um pouco da mistura de pão ralado. Por cima disponha os filetes cubra com a restante mistura de pão ralado. Regue com um fio de azeite e leve ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos.

Enfim, uma diversidade de receitas práticas e saudáveis. Obviamente que não deixei de fazer um bom frango no sal; umas costelinhas grelhadas com batata a murro; bife na pedra; arroz de pato; empadão de carne; folhado de pescada e mexilhão; picanha no sal; arroz de feijão com carapau fritos, etc! O importante é saber intercalar estes pratos mais pecaminosos com os outros, mais aconselhados para a perda/manutenção do peso!


Sabem o que vos digo? Se gostarmos de cozinhar e não tivermos medo de arriscar na cozinha, é meio caminho andado para o sucesso!

E mais... hoje tive uma encomenda: um bolo de comunhão para 45 pessoas! OMG... Medo :)

Beijos e abreijos e até já!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

FIM-DE-SEMANA

Este é o primeiro fim-de-semana em que não temos nada agendado!!!!!!!!! Ufa… quer dizer, o Principesco hoje tem um jantar mas de resto, temos sábado e Domingo livres! YES

Pensei ir ao cinema e desta vez sou eu a escolher o filme, pelo que me vou decidir entre BOYHOOD e BLACKHAT: AMEAÇA NA REDE. A 1.ª opção é mais a meu gosto, a 2.ª é mais a gosto dele! Logo decido.

E pronto, nada mais a acrescentar! É tão não ter planos de vez em quando :))))))))))

COMIDAS
Bem, ontem fiz duas coisas que vocês devem gostar:

A 1.ª, foi que aproveitei o facto de estar a fazer sopa e coloquei lá dentro 2 cenouras inteiras. Quando estavam cozidas, retirei-as, deixei arrefecer e depois cortei-as às rodelas. Coloquei numa taça e polvilhei com orégãos e um fio de azeite. Tanto vos serve como entrada, como acompanhamento. Experimentem! A primeira vez que comi cenoura assim, foi num restaurante muito bom no Alentejo J Fica a dica.

Depois, precisava de outro acompanhamento. Cozi bróculos e couve-flor em água e sal (sem deixar ficar mole). Depois piquei ambas as coisas e salteei em azeite e alho. Rectifiquei o tempero de sal; uma pitada de pimenta preta moída na altura e depois polvilhei com queijo ralado. Posso-vos dizer que o Principesco e a Princesa mais nova que não gostam destes legumes, comeram e repetiram! Nós ainda fizemos mais… eles acrescentaram cominhos e eu, acrescentei cominhos e uma pitada de vinagre! Fica divino!!!!! Como nem toda a gente gosta de cominhos, fizemos individualmente, cada um no seu prato, mas da próxima posso fazer assim para todos. E não, não tenho fotos… Da próxima vez tiro, prometo J

GINÁSIO/DENTISTA
Desde que tive o meu trapézio empenado, deixei de ir. Depois regressar custa e aproveitei a altura para suspender por uns meses para tratar os dentes. Não tenho nada de especial, a não ser duas cáries que segundo a dentista, são perfeitamente normais e depois o habitual, limpeza, etc! A minha pseudo dor de dentes não era afinal de nenhum dente, mas sim da minha ATM. Exacto, de noite sou daquelas que trinca os maxilares até mais não, pelo que fico com uma dor no osso, que até me sobe ao cérebro LOLOLOLOL pelo que estou novamente a tomar um relaxante muscular para ver se deixo os dentes sossegados de noite!

Por hoje é tudo, resta-me desejar-vos um excelente fim-de-semana cheio de coisas boas, mimos e um bom descanso!


Beijos e abreijossssssssss

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Os efeitos do álcool…

Olá, tiveram bom fim-de-semana? Nós por cá também tivemos, com alguns estragos à mistura LOLOLOL
 
Como sabem nestes 3 meses andei mais do que atenta aos efeitos que cada alimento tem em mim. Percebi que os salgados têm sido quase inofensivos; os doces (algumas frutas sobretudo) assim-assim, mas o álcool ainda não o tinha testado vivamente. Já tinha bebido uma cerveja ou outra sem causar danos mas este fim-de-semana experimentei beber uma sangria. A isto juntei-lhe o sushi e o resultado foram 900grs ganhos da noite para o dia. Assim sendo, sábado acordei com 51,8Kg e domingo com 52,7Kg! Ontem não fiz propriamente asneiras mas também não pude fazer um daqueles dias mais softs, uma vez que almocei na sogrinha, logo, hoje acordei com os mesmo 52,7kg de ontem!

Isto mostra-me o quanto o álcool nos faz mal e o que sinto é mesmo um inchaço que vai demorar 2 ou 3 dias a desaparecer… Por isso meninas lembrem-se do quão mau o álcool pode ser e num serão, podemos estragar o esforço de uma semana inteira! No meu caso não fiquei muito stressada (só ligeiramente) porque tenho actualmente paciência para esperar que os estragos se atenuem e que no final da semana estarei de volta aos 52Kg (o peso que quero manter).

De resto, passeei muito estes 3 dias, jantei fora; almocei fora; comi sem stress e pude desfrutar de um fim-de-semana tranquilo e de namoro que tão bem faz à alma; ao coração; à cabeça e ao amor!  


Beijos e abreijos para vocês (nós por cá, estamos em contagem decrescente para as tão aguardadas férias)


terça-feira, 17 de junho de 2014

Dicas #1

CONSUMO DE SEMENTES, as minhas grandes aliadas nesta última dieta!

Toda a gente sabe que muitos nutricionistas aconselham o consumo de oleaginosas para quem treina ou simplesmente apenas está de dieta. Para o funcionamento básico do metabolismo, o corpo humano precisa ingerir lipídios, carboidratos, vitaminas, fibras, minerais e proteínas. Esses são nutrientes essenciais para que tudo ocorra bem e inclusive se evite o tão temido catabolismo muscular. Logo, por carregarem gorduras mono e polinsaturadas, ou seja, as gorduras boas, fibras e os sais minerais, as oleaginosas aparecem como alimentos importantes para o emagrecimento e ganho de massa muscular, entre vários outros benefícios.
Mas também sabemos o valor nutricional das mesmas, veja-se por exemplo o caso das nozes, em que uma unidade tem aproximadamente 34,5 calorias. É muito fácil consumirmos 3, 4 ou até mesmo 10, até estarmos saciadas!


Imagem daqui
Na minha última dieta recorri ao consumo de sementes (girassol e abóbora) porque apesar de terem um valor nutricional semelhante, o consumo é muito diferente e permite-nos trincar qualquer coisa, em qualquer lado, e por um certo período de tempo, sem prejudicarmos a nossa dieta! Experimentem, por exemplo à noite quando estiverem desconsoladas, pegar num montinho de sementes e sentarem-se no sofá a conversar ou a fazer outra coisa qualquer. Vão reparar que demoram mais tempo do que se comessem uma sandes, e o resultado é o mesmo, ficam saciadas sem o peso na consciência de terem pecado!

Fica a dica!