Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

ACTORES


Bom, hoje falo-vos de teatro e da peça que acolhemos no momento:

ACTORES
ACTORES permite-nos lançar um olhar retrospetivo sobre a vida de cada um dos intérpretes.



É uma peça que conta com os actores Bruno Nogueira, Carolina Amaral, Miguel Guilherme, Nuno Lopes e Rita Cabaço. A sinopse diz assim:
“Durante os períodos de ensaio dos espetáculos, Marco Martins observou muitas vezes os atores nos intervalos do almoço ou nos seus camarins: aproveitavam essas pausas para decorar texto para as telenovelas ou séries de televisão que estavam a gravar na mesma altura. Durante muito tempo, isso incomodou-o, como se os atores traíssem aquilo que estavam a criar juntos, dispersando-se e desperdiçando as suas energias com ocupações secundárias. Depois, tais traições tornaram-se interessantes. São elas que estão na origem de Actores, um espetáculo feito de relatos autobiográficos dos próprios intérpretes – falamos de Bruno Nogueira, Luísa Cruz, Miguel Guilherme, Nuno Lopes e Rita Cabaço –, partindo de textos por si representados ao longo dos anos: de fragmentos de grandes clássicos aos guiões de telenovela, passando pelos anúncios de rádio e televisão. Caleidoscópio de mais de quarenta textos de diferentes autores e proveniências, Actores permite-nos lançar um olhar retrospetivo sobre a vida de cada um dos intérpretes.”

Por agora só vos posso dizer que tenho expectativas altas em relação a este espectáculo mas depois de o ver, darei a minha opinião.

E por aqui, alguém já viu?

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

OS ÚLTIMOS DIAS DA HUMANIDADE A guerra de Karl Kraus

A obra-prima do “mestre da indignação”, uma monstruosidade dramatúrgica de 700 páginas, estreia-se no Teatro Nacional S. João

“Este drama, cuja extensão, medida à escala terrena, daria para preencher dez serões, destina-se a ser representado por um teatro do planeta Marte. O público do nosso mundo não teria forças para suportá-lo”, escreveu o dramaturgo Karl Kraus (1874-1936). A trabalhosa adaptação das 700 páginas de Os Últimos Dias da Humanidade, uma gigantesca colagem de cenas, lugares e personagens feita pelo autor austríaco ao longo da Primeira Guerra Mundial, não demoveu o Teatro Nacional São João (TNSJ). A plateia desaparece para dar lugar a uma enorme praça, onde se passeia o elenco de 21 atores, dirigidos por dois encenadores, Nuno Carinhas e Nuno M. Cardoso. É o primeiro quem afirma: “Isto não está localizado na história, infelizmente tem ecos muito presentes. É por isso que nos interessa.” Texto daqui.

É hoje, ao fim de alguns meses de trabalho, que se estreia esta mega produção. Já tinha saudades de ver ‘esta casa’ a trabalhar em uníssono! Todas as equipas deram o seu melhor, trabalharam desmesuradamente, desde as equipas técnicas, administrativas, criativas, elenco e os demais, só assim vai ser possível estrear.

Esta produção encheu-me a alma e fez-me relembrar porque é que escolhi trabalhar no teatro. Orgulho…


Não percam, podem saber mais aqui.



Estes dois actores são qualquer coisa

Fotografias de © TUNA/TNSJ

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ausência; ‘Pasolini is Me’; Olga Roriz - UPDATE

URRA! Voltei!

Às vezes ausento-me por períodos mais alongados por boas causas, desta vez foi mesmo por uma força superior! Como sabem, e já referi aqui algumas vezes, sou daquelas pessoas que aparentam uma calma natural (excepto quando vou na rua de dentes cerrados e testa franzida LOL) e eu própria sempre tive dificuldade em me achar uma pessoa stressada.

A verdade é que andei doente (doente da alma e não só). O problema é que estas doenças que não se vêm, acabam por se refletir mesmo a nível físico. Os enjoos que sentia sinto já não são de agora, mas sempre associei ao meu fígado que pudesse estar mais debilitado; a minha falta de ar pensei que pudesse estar ligada ao tabaco, etc. Sexta-feira fui ao médico e fiquei a saber que estou com refluxo gástrico. Daí os enjoos, dores de cabeça, falta de ar, entre outras coisas pequeninas. Mas por agora já estou medicada e espero não demorar muito a melhorar. Tenho um exame para fazer mas não me agrada a ideia por isso, para já, vou protelar a coisa...

TNSJ, PASOLINI IS ME
De resto, este fim-de-semana foi dedicado à cultura e à casa. Sexta-feira fomos ver um espectáculo de Stand Up Comedy dum amigo nosso; sábado fomos ao TNSJ ver um espectáculo ‘Pasolini is Me’; á noite jantamos em casa da minha melhor amiga e depois fomos ao Rivoli ver ‘Propriedade Privada’, da Olga Roriz, simplesmente brutal!
PROPRIEDADE PRIVADA, OLGA RORIZ

Domingo almoçamos na sogrinha e depois estive por casa a fazer coisas! Descobri que a minha princesa é mestra em esconder a desarrumação dentro da arrumação! Sorte a dela que não estava em casa ihihihihiih.

Esta semana temos um aniversário lá em casa, o Principesco amanhã está de parabéns. Amanhã será um dia tranquilo e vamos celebrar a quatro, só no sábado é que vamos fazer um almoço de amigos. Imaginam que já ando a pensar o que fazer para o dia… Prometo não stressar muito.

Fica a promessa de regressar todos os dias como é habitual.


Beijos e abreijos e espero que estejam todos bem!

sexta-feira, 27 de março de 2015

A VIDA É UM PALCO DE TEATRO QUE NÃO ADMITE ENSAIOS, Charles Chaplin

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Teatro assim como o Dia Nacional do Dador de Sangue. Tanto uma coisa como outra estão presentes na minha vida, o Teatro há 24 anos e sou dadora há 21 anos.

Olhar para estes números é um pouco assustador e faz-me sentir distante da minha juventude. A escola onde me formei celebra amanhã 25 anos e eu fiz parte dela há 24, como costumo dizer, sou da 2ª fornada J. Depois disso já por lá passaram mais pessoas da minha família e agora estudam lá pelo menos 3 dos meus sobrinhos.

My Princess <3
A minha filha é boa nas matemáticas mas está-me sempre a dizer que quer ir para uma escola de dança no 10º ano. Quando ela entrou para o 5º ano foram várias opções que lhe deixei em aberto mas eu gostava mesmo que ela fosse para o conservatório de música do Porto. Candidatou-se ao ensino integrado e entrou nas duas: no Ginasiano (dança) e no Conservatório de Música do Porto (CMP). Por questões logísticas de deslocação e monetárias, acabei por decidir que ela ficaria no CMP e até teria corrido bem se ela ficasse com o instrumento que queria (guitarra ou piano) mas infelizmente eles não podem escolher e a ela calhou-lhe o violoncelo… Foi um trimestre atribulado até eu perceber o quanto ela estava infeliz. Resolvi mudá-la de escola e já tinha perdido a vaga no Ginasiano pelo que tive de optar pelo ensino normal. No CMP quando confrontados com a nossa situação, não queriam de todo perdê-la até porque as vagas são tão escassas que é muito difícil entrar mas a minha filha estava infeliz e eu tinha de agir. Disseram-me com todas as letras que se a tirasse, ela não poderia sequer voltar a candidatar-se e mesmo assim tirei-a de lá.

Em relação à dança ela faz ballet desde os 8 anos e também faz jazz, se bem que ela gosta mesmo é de hip-hop mas naquela escola agora não há. De qualquer das formas, só lhe digo que tem de estar grata pelas oportunidades que tem, que teve porque no meu tempo nada destas coisas estavam ao meu alcance a não ser em sonhos. Eu tenho um fascínio por ballet, por dança apesar do meu muito pouco jeito (ou falta de confiança, what ever), até costumo dizer que na minha próxima vida quero ser bailarina já que não o consegui ser nesta, qui ça!

E podia continuar aqui a falar da minha grande ‘piquena’ mas fica para outro post!

Na quarta acabei por ir ao cinema ver o filme ‘A TEORIA DE TUDO’ e adorei. É forte, faz-nos pensar e perceber no quanto O AMOR PODE ALCANÇAR mas também que SÓ O AMOR NOS PODE LIBERTAR. Levei lenços e bem que precisei deles.


Beijos e abreijos e um excelente dia de sol :))))

terça-feira, 17 de março de 2015

FIM-DE-SEMANA CHEIO

Bons dias!

Este fim-de-semana foi daqueles sempre a abrir! Na sexta-feira eu e o Principesco fomos ao teatro ver ‘O FIM DAS POSSIBILIDADES’, gostei bastante no seu todo (encenação; texto; guarda-roupa luz e som) e já tinha saudades de ver um espectáculo assim. O meu problema costuma ser a duração das peças, pois tudo o que tenha mais que 1h15 torna-se difícil para mim. A primeira parte durou mais ou menos 1h15 e passou-se muito bem; a segunda parte durou outro tanto e aí, o sono começa-se a apoderar de mim e quando dou conta, já estou noutro planeta, ups! De qualquer das formas recomendo vivamente a todos os amantes de teatro!
Sábado andamos às compras e à noite, eu mais o Principesco e as miúdas fomos ver Stand Up Comedy apresentada por um amigo nosso. Não sou pessoa de grande humor ODEIO Balas e Bolinhos e o Bruno Nogueira enerva-me solenemente pelo que é sempre uma incógnita se vou gostar ou não. Gostei bastante! Terminou por volta da 01h00 e a essa hora já estávamos cheios de fome. Tínhamos jantado bastante cedo (uma sopa de peixe deliciosa by me lol) e resolvemos ir ao Capa Negra petiscar; eu optei por comer um prego em pão mas o bife estava seco… Depois de se provar os pregos do ‘Venham + Cinco’ torna-se difícil comer pregos noutro lado!

Domingo tivemos lá os sogrinhos a almoçar mais umas primas do Principesco, éramos onze! Fiz picanha no sal com feijão preto; farofa; ananás grelhado; arroz; batatas; salada de agrião com tomate cherry e salada de alface. De entrada servi queijos com presunto; pão de alho e azeitonas. Para sobremesa a prima levou uma mousse de chocolate (servi com morangos) diferente da convencional, provei, gostei mas achei extremamente doce (é feita com natas; leite condensado; chocolate de culinária e bolachas oreo). Depois acabaram por ficar todos para o lanche pelo que tivemos casa cheia até à noitinha. É cansativo mas eu ADORO ter gente em casa. A picanha fica muito saborosa feita no sal, o problema foi que tirei o tabuleiro do forno e enquanto comemos as entradas a picanha cozeu mais um pouco do que o pretendido… Nervos! Não estava seca mas perdeu-se o efeito rosado…

Ontem para o jantar tinha que reciclar a picanha que tinha sobrado e resolvi fazer um empadão. Já não me lembro há quantos anos não fazia empadão… Perguntam-se se comi de tudo? LOLOL O facto de eu não comer algumas coisas, não quer dizer que os outros não possam comer, certo? Provei algumas coisas e outras não, obviamente! Tentei acima de tudo comer pouco e não fazer grandes misturas e foi completamente tranquilo sem ter causado nenhuns estragos na balança LOL.

Hoje é terça-feira, dia de Power Bollywood e só tenho pena que seja apenas uma vez por semana, mas é assim, nada a fazer.

E vocês, tudo bem desse lado?

Beijos e abreijos desta Teresa 'Roquette'