terça-feira, 30 de abril de 2013

GENTE DO PORTO, vamos ajudar o RODRIGO?

Olá gente do Porto, é impossível não partilhar esta informação:

«O Rodrigo é um menino de 3 anos que tem leucemia mieloide aguda. Depois de muitos tratamentos, encontra-se em casa à espera de uma solução em qualquer parte do mundo...»
Foi assim que terminou a possibilidade do IPO dar resposta ao caso do Rodrigo. O seu corpo resistiu à quimioterapia e não existe nada que os protocolos possam fazer mais. Nem existe um dador compatível. Quando a notícia foi tornada pública, um grupo de bloggers em Lisboa acionou um movimento de solidariedade: Todos por Um. Ocorreu no passado dia 20 de Abril e, em tempo record, foi conseguida ajuda monetária para o Rodrigo poder partir em busca da sua cura, bem como a inscrição de mais 301 possíveis dadores de medula. Mas esta onda não se ficou pela capital e também o Porto se quis juntar ao que se tornou uma festa de generosidade e altruísmo. 

Rapidamente se uniram esforços – o tempo é o maior inimigo do Rodrigo – e teremos, portanto, o Todos por Um – Porto. Decorrerá dia 5 de Maio, aproveitando o simbolismo do Dia da Mãe, essa que para o Rodrigo é um pilar, uma guerreira. Na Casa do Vizinho (na Rua Costa Cabral, 929, 4200-225 Porto) irá acontecer algo ímpar, contando com a participação de imensas pessoas com os seus talentos e disponibilidade. Haverá workshops de artesanato e decoração de bolos, de culinária, uma tertúlia, venda de artigos diversos e muita animação para que o Rodrigo tenha a possibilidade de encontrar a sua vida onde ela estiver.

Estará igualmente presente o CEDACE, para que todos os que tenham essa possibilidade, doem sangue e se tornem potenciais dadores de medula ósseaO evento vai decorrer durante todo o dia, no entanto, o CEDACE so estará presente entre as 9 e as 13h.


Todo o apoio é importante, inclusive a divulgação.

Obrigada por toda a ajuda que puderem dar! 

Haverá melhor dia que o Dia da Mãe para salvarmos um filho?

Todos por Um - Porto Todos por UM - PORTO

Obrigada!

ÚLTIMA INVESTIDA, DIA 9

Bommmm dia!!!!

Ora bem, para hoje temos o seguinte cardápio:

P.A. – 1 pão de centeio com fiambre de peru + 1 caneca de leita magro;
M.M. – Gelatina de maçã condi light com 1 iogurte magro;

Cogumelos recheados com salsicha

Alm. – Cogumelos recheados com salsichas e courgette no forno;
M.T. – rolinhos de queijo e fiambre + 1 chá verde;
2º M.T. – 1 triângulo de queijo (antes da aula de Zumba);
J. – a decidir;

Logo é dia de Zumba! Yeahhhhh… LOL
Amanhã é dia de… FERIADO! Yeahhhhh… LOL

Courgette no forno, acompanhamento!
Aproveitem bem para passear; namorar; relaxar; se mimar; mimar alguém, etc. Cozinhem; sejam criativas/os; inventem receitas novas que vos deixem com água na boca mas… só com alimentos permitidos!

Beijinhos e força para as meninas da luta!




Teresa B. aspirante a ‘Roquette’








segunda-feira, 29 de abril de 2013

Partilha de RESULTADOS

Hoje foi dia de partilhar resultados aqui no blog, vejamos:

resultados de uma semana (1ª pesagem a 22/04 e 2ª pesagem a 29/04)

PAULA D. - 0,8Kg;
ALEXANDRA – 1kg;
PAULA, a de sempre! – 1Kg;

DANIELA – 1,9Kg;
EU – 2Kg;
VERA – 2,6kg;
MARTA – 3,1Kg;
 

Estão a ver como temos resultados? QUANDO QUEREMOS, CONSEGUIMOS! Como eu costumo dizer, todas as gramas perdidas são uma vitória! Temos que aprender a controlar os desejos devastadores que de vez em quando nos assistem e munirmo-nos de armas poderosas contra eles.

Os meus trunfos são:
. TER SEMPRE gelatina pronta a consumir;
. TER SEMPRE pelo menos uma refeição adiantada.

Hoje tive um dia particularmente difícil… Passei o dia esganada de fome, devorei os lanches fora de horas e não via a hora de chegar a casa e comer um bocado de gelatina. Senti-me por um fio na tentativa de pecar! Andei perto da fruta e até babei! Ao contrário da semana passada hoje não me senti desinchar, senti-me naquele de ritmo de ‘engordar com o pensamento’ a sério… Talvez por estar sempre cheia de fome, não sei! Fiz tudo igual aos dias anteriores mas nada parecia suficiente! Quando cheguei a casa tinha a minha salvação no frigorífico e depois estive a cozinhar tranquilamente. Safei-me…

Para o jantar fiz courgette recheada no forno com salsicha de aves e aproveitei para grelhar
também umas fatias de courgette como acompanhamento. Estavam em promoção no Lidl LOLOLOL Recheei 2 cogumelos também que vão ser o meu almoço de amanhã. Achei piada porque quando a princesa chegou do ballet vinha esganada de fome. Entrou e cheirava-lhe bem pela casa toda o que serviu para lhe abrir ainda mais o apetite. Para o jantar dela tinha sopa e massa com feijão vermelho que ela recusou (como eu gosto daquela massa… hummmm). Adivinhem o que quis ela para jantar: courgette recheada! Ehehehheh (lá se foi o meu almoço de amanhã, mas o que vale é que tinha comida suplente! LOLOL).

Depois estive a fazer uma experiência, se ficar bem amanhã partilho! Temos de dar largas à
imaginação e aprender formas de cozinhar (doces e salgados) com os alimentos permitidos que possamos consumir, sem peso na consciência. Experimentei fazer 1 espécie de mini bavaroise só com iogurte (magro) e gelatina condi light. Para já o aspeto é bom, o cheirinho melhor ainda e amanhã provo. Vou levar para um dos lanches (talvez o da manhã por se tratar de uma coisa fresca…).
Beijinhos a todas e todos! Durmam bem e tenham uma noite descansada (a minha hoje foi um tanto atribulada com sonhos asfixiantes!!!!!!!!!!!!!)

Teresa B. aspirante a 'Roquete'

ÚLTIMA INVESTIDA, DIA 8

Bom dia! O prometido é devido e hoje de manhã foi dia de medidas e peso:
Peso: 61,400kg (MENOS 2KG)
Peito: 88 (menos 2 cm)
Estômago: 71 (menos 4 cm)
Barriga: 83 (menos 6 cm)
Anca: 104,5 (menos 1,5 cm)

Bem, confesso que não foi surpresa porque era o que pesava precisamente na sexta-feira, o que significa que apesar de quase não ter feito asneiras, no fds não perdi peso. A juntar a isto estou um bocado obstipada mas nada de grave! É normal em mim inchar ao fim-de-semana por isso amanhã volto a pesar-me! ;-)
Principesco, empresta-me a tua balança que é mais minha amiga do que a minha! LOLOLOL Verdade, ontem de manhã na balança dele pesava 61kg! Buá…

Menu do dia:
P.A. – 1 pão de centeio com queijo e 1 caneca de leite magro;
M.M. – 1 iogurte + 1 triângulo de queijo;
Alm. – Almondegas no forno com pimentos padron e salada de pepino;
M.T. – 1 gelatina condi light + 1 ovo cozido;
J. – a decidir… Vou ter de fazer, esgotei o stock de comida adiantada…

Sabem o que vi à venda no Continente? As gelatinas Condi Light que só costumava encontrar no Celeiro e custam a mesma coisa! Também encontrei queijo mozarela light e triângulos de queijo light de marca branca (cx com 16 unidades).

We’re all in this together!

Beijinhos e boa semana J)))))))

domingo, 28 de abril de 2013

ÚLTIMA INVESTIDA, DIAS 6 E 7

Olá parceiras de dieta, espero que tenham tido um excelente fim-de-semana! O meu foi bom, muito bom! Sexta-feira à noite acabei por ir ao teatro e foi um bom espetáculo, pena ser de tão longa duração… O meu ideal é não mais que 1,3h… Tudo o que ultrapasse este tempo torna-se quase um suplício!

Passei o fim-de-semana fora com o Principesco, e foi bom para por a conversa em dia e o namoro também! Este tempo a dois serve para muita coisa…

Quanto à dieta foi fácil seguir à risca, só tive dificuldade em escolher o dia livre mas depois acabou por ser imperativo que escolhesse o sábado!

Menu do dia 6:
P.A. – 1 pão de mistura com queijo babybell + 1 caneca de leite magro;
Salada de frango
M.M. – 1 triângulo de queijo e 1 iogurte magro;

Alm. – 1 Salada de frango;
M.T. - 1 triângulo de queijo e 1 iogurte magro (tive que repetir por questões prácticas);
Before dinner – 1 cola light com gelo (fui ao Peter’s e resisti ao Gin tónico J
J – Sushi (foi a 1ª asneira); salada de tomate e 1 gelatina. Chá durante o jantar (resisti a beber vinho). A 2ª asneira foram 2 quadradinhos de chocolate negro.

Menu do dia 7:
P.A. – 1 pão de cereais com 1 triângulo de queijo light + 1 caneca de leite magro;
Jantar dia 7
Alm. – Salada de alface, tomate e pepino com 2 ovos cozidos e requeijão + 1 gelatina sobremesa;
M.T. - 1 triângulo de queijo e 1 iogurte magro;
J – 1 pimento vermelho recheado com carne picada e pimentos Padron.

Confesso que tinha previsto comer um doce no dia da asneira, tipo uma nata ou algo do género mas não se proporcionou… O que interessa é que já passou e para a semana há mais! Quando cheguei a casa tinha o jantar adiantado e foi só fazer os pimentos salteados. Nada como não ter fome para deixarmos de estar ‘desconsoladas’. Continuo a dizer que um dos trunfos desta dieta é termos refeições quase prontas, acreditem! Para amanhã também já tenho almoço (vou levar as almondegas que já tinha preparadas com os pimentos que fiz hoje e levo também pepino porque adoro!).

Ontem fartamo-nos de passear: de manhã passeamos pela praia e de tarde estacionamos o carro
Chips de courgette
em Gaia, junto à Taylor’s e fomos a pé até ao Via Catarina (um total de 15000 passos). No regresso paramos no Peter’s, na Ribeira, e o Principesco bebeu um gin! Como eu adoro aqueles Gin’s mas fiquei-me pela cola light! Depois passamos num take-away e levamos sushi para comer em casa! Como eu TAMBÉM adoro sushi, meu Deus!

Hoje de manhã o Principesco foi jogar futebol e eu fui caminhar (numa passada rápida). Não me apetecia correr, estava demasiado vento e caminhar já foi bom… matei as saudades do mar; do cheiro do mar e de tudo ali à volta! Fiquei orgulhosa de ver tanta gente a praticar desporto! Gente de todas as idades e classes sociais, quase um fenómeno arrisco-me a dizer! Há uns anos atrás não se via 1/3 da população que podemos ver nos dias de hoje! Muito bom, mesmo! Depois do almoço e de um café na praia, estive a apanhar sol no terraço! Sem ponta de vento, parecia que estava de férias a apanhar banhos de sol… Fiz uma água com gás e depeniquei meia courgette que tinha feito no forno (versão chips) só com sal e pimenta! Um verdadeiro mangar, deixem-me que vos diga!

E pronto, está passado mais um fim-de-semana e a poucas horas de mais um dia de trabalho! Sorte a nossa que a semana que se avizinha será igualmente mais curta!

Amanhã é dia de pesagem e medidas, admito que estou curiosa… Sei que não fiz quase asneiras no dia livre e durante a semana portei-me de forma exemplar! Hoje de manhã pesei-me em casa do Principesco mas a balança deve ser sempre a mesma. A dele acusava 61kg e se for verdade, terei perdido 2,4kg mas não vou já deitar foguetes antes da festa!

Espero que também tenham aproveitado em grande o vosso dia livre e que estejam preparadas para amanhã.

Beijinhos de boa noite e bom descanso para todos os que por aqui passam.

 

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ÚLTIMA INVESTIDA, DIA 5

Bons dias gente gira e linda que passa por aqui! Já pensaram que estamos quase, quase a chegar ao dia livre? Já pensaram o que vão fazer nesse dia?
Ontem lá tive o tal lanche ajantarado e… PASSEI NO TESTE! Antes de sair comi 1 gelatina e bebi 1 iogurte magro. Resolvi comer ainda 1 almondega porque não queria correr o risco de ter fome no meio de coisas boas como é hábito haver nestes lanches! Sorte a minha quando lá cheguei e vi coca-cola zero! De copo na mão é perfeitamente possível disfarçar que não estamos a comer ou a depenicar! Mais tarde lá comi 2 ou 3 quadradinhos de queijo e 1 bocadinho de frango grelhado, sem molho! E estava passado o teste de resistência! Viemos embora perto das 21h00 e o meu cérebro dizia-me que eu não tinha jantado… LOLOLOL pensei que não devia correr riscos a evitar o jantar do dia porque depois era pior se ficasse com fome! Conclusão, quando cheguei a casa resolvi comer um tomate recheado com carne picada e ½ pepino… Fiquei consoladinha! LOLOLOL

Menu do dia:


Courgettes rechedas
P.A. – 1 e ½ de pão de trigo com queijo flamengo light + 1 copo de leite magro;
M.M. – 1 iogurte líquido + 1 triângulo de queijo;
Alm. – 2 1 Courgete (redonda, bolinha) recheada com carne e trouxe 1 tomate… eventualmente como metade, depois decido! (as 2 courgettes eram muito... fiquei-me por uma e comi o tomate inteiro! Estou consolada :)
M.T. – 1 gelatina + 1 ovo cozido;
J. – almondegas com legumes;

Logo à noite estou indecisa entre ir ao teatro ou ao cinema… O Principesco foi trabalhar para Lisboa pelo que chega tarde! O espetáculo tem 2h40 de duração e não sei se não será demasiado cansativo (para ambos LOLOLOLOL). Em cartaz temos um ou dois filmes que parecem interessantes… Mais tarde decido!


Este fim-de-semana vai ser para passear! Tenho saudades do Principesco e ele saudades minhas!Quando passamos os fins-de-semana a quatro nunca é a mesma coisa… Depois têm sido dias de muitos convívios a nível social, muitas correrias para aqui e acolá; comprar prenda; fazer multas para levar, etc! Na mala vou levar as sapatilhas… pode ser que vá fazer uma boa caminhada com ele, ou que vá correr sozinha, domingo de manhã quando ele for jogar futebol! Sem stress, tudo coisas que se decidem no momento!

Para o dia livre vou escolher Domingo! Já experimentei em vezes anteriores começar às 16h00 de um dia e terminar impreterivelmente às 16h00 do dia seguinte mas dá-me a sensação de serem quase dois dias… A tendência é pecar em exagero e desta vez não quero isso! Por isso vou escolher qualquer coisa para pecar em vez de horas de pecado! Posso fazer os chips de maçã e comer uma nata, qui ça!

Beijinhos para vocês todas/todos! Segunda-feira é dia de pesagem mas a Drª aconselha a que nos pesemos no dia da asneira de manhã e novamente no dia seguinte para ter noção dos estragos! Desta forma, devemo-nos pesar Domingo de manhã (no meu caso que vou asneirar domingo) e novamente segunda de manhã! E não se esqueçam… Depois de uma semana com grandes resultados, avizinha-se uma semana com resultados mais baixos e vice-versa! Para quem tiver perdido bastante esta semana, não pense que será sempre assim… Para quem não viu a balança sorrir tenha calma, pode ser que para a semana sorria a dobrar! Certo? O que importa é mantermo-nos no bom caminho!

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ÚLTIMA INVESTIDA, DIA 4

Olá! Antes de mais, bom feriado para todos!

Hoje é um dia de lazer para muitos de nós por isso toca a aproveitá-lo ao máximo!
 

Courgette redonda (LIDL)
Mais logo tenho um lanche ajantarado e fiquei incumbida de levar uma sobremesa! Fiz a minha mousse de lima e ainda um pão de queijo (quando lá chegar é só meter no forno!). Não me tentei a lamber o salazar nem a lata do leite condensado! Urra, urra! Depois meti mãos à obra e resolvi adiantar refeições para mim (das melhores coisas que faço por mim nesta dieta!). Ontem comprei 1Kg de carne picada e hoje dividi-a em 2 partes! Com uma preparei umas almondegas no forno que depois posso acompanhar com legumes ou salda e com a outra parte fiz um recheio de carne picada. Recheei 2 courgettes redondas (à venda no LIDL); um tomate e um pimento vermelho! Com o que sobrou acompanhei com tomate e pepino para o meu almoço e para a princesa juntei-lhe massa! Agora não tenho de pensar no tema até ao fim-de-semana!

 
Menu do dia:
 
P.A. – 1 fatia e ½ de pão de trigo com queijo flamengo magro + 1 copo de leite magro;
Alm. – Carne picada (cozinhada com courgette e tomate) com salada de pepino e tomate;
M.T. – 1 gelatina e 1 triângulo de queijo;
No entretanto… vou resistir a uma série de tentações num lanche ajantarado!!!
J. – a decidir com o que já tenho cozinhado!!

E agora vou… resistir às tentações!!!!!!! Ehehhe
 
Beijinhos e continuação de um bom feriado!!

Teresa B. aspirante a 'Roquette'


 
 
 
 
 


quarta-feira, 24 de abril de 2013

ÚLTIMA INVESTIDA, DIA 3

Bommmmm dia! Dizem que o 3º dia é o pior, mas não vão acreditar o quão fácil foram estes dois dias por isso acredito que hoje não vá ser mais difícil que ontem! Esta espécie de compromisso com vocês faz as coisas parecerem tão mais simples! Acho que estou relaxada desta vez, sem stress e confiante! Senti o meu corpo desinchar estes dois dias e até fui à balança (apesar de não dever) e ganhei um SORRISO! Segunda-feira vou à balança outra vez e depois publico o resultado! (Como eu oscilo imenso não é nada que me admire… Tanto oscilo para cima, como para baixo! Umas vezes fico surpreendida pela negativa, outras pela positiva! What ever…)

Uma das regras de ouro é a nº 10 (O Stress também engorda!). Acreditem quando vos digo que por vezes tenho a plena sensação que engordo/incho a olhos vistos sem motivo aparente, chegando-me a parecer que engordo SÓ com o pensamento! LOLOL Pena não conseguir controlar o stress conforme controlo as coisas que consumo! Um dia chego lá!

Ontem fui ZUMBAR! Como eu gosto de me mexer, mesmo não tendo jeito nenhum para aquilo; mesmo sentindo-me velha no meio daquelas miúdas (disfarço bem, é certo LOLOL); mesmo virando para a direita quando elas viram para a esquerda! É muito bom… Quando ia para casa estava com preguiça, típico em mim! Entretanto a minha princesa perguntou-me se eu não ia ao zumba e confessei-lhe que estava com pouca vontade! Ela tratou logo de me convencer a ir: ‘Vai mamã, faz-te bem!’ Hummmm… ‘Assim eu posso ir uma hora para o computador!’ LOLOLOLOLOLOL Estava explicada a razão pela qual ela me queria ‘fora de casa’!

Cheguei a casa por volta das 21h15; tomei um belo de um banho; deitei a princesa e de seguida fui jantar. Já eram 22h00… Apetecia-me uma coisa fresca pelo que optei por uma salada de rebentos de soja com tomate cherry, mais as proteínas!

Menu do dia:
P.A. – 1 fatia e ½ de pão de trigo com fiambre de frango + 1 copo de leite magro;
M.M. – 1 triângulo de queijo + 1 gelatina;
Alm – Rolinho de peru com fiambre e mozzarella (igual ao de ontem);
M.T. – 1 ovo cozido + 1 iogurte magro;
J. – a decidir!

Às 14h30 como referi num post de ontem vou dar sangue/plaquetas! Já sei que um café com açúcar vou ter de beber, é inegociável no IPST pedir sem açúcar! De qualquer das formas como nos obrigam a comer depois da dádiva, levo o meu lanchinho para não ter de comer as bolachas que eles nos dão e os sumos! Levo ainda um livro que comecei a ler (assumo o desleixo) no ano passado! Já retomei a leitura hoje de manhã na camioneta e parece que foi ontem. O livro chama-se ‘A Fórmula de Deus’, do José Rodrigues dos Santos, e enerva-me o facto de estar a demorar tanto esta leitura porque eu até gosto da trama, mas foram tantos os imprevistos, que me impediram de pegar no livro outra vez, é enervante!

Normalmente quando gosto de um livro sou capaz de o ler numa tarde! O meu record foi “O Código Da Vinci” que li dum dia para o outro! Quando começo a ler e pouso o livro muitas vezes, é sinal que a história não me está a cativar e certamente não o vou ler até ao fim. Com este não se passa isso… Não sei se é pelo tamanho, sendo que é um livro que tem mais de 600 páginas e eu ainda só li pouco mais de 1/3; só sei que não me apetece desistir de acabar de ler esta história porque GOSTO! Por outro lado ficava-me bem devolver o livro… já tenho vergonha de ainda não o ter feito!

A noite também promete: vou ao coliseu com o Principesco ver o concerto da MARISA MONTE! Yeahhhhh… Adoro ver concertos, pena não ter dinheiro para o fazer mais vezes…

São estes os planos para o dia de hoje!

Beijinhos para vocês; boa dieta; não se esqueçam de passar aqui para partilhar connosco as vossas experiências, vitórias e/ou até mesmo fraquezas! Todas sabemos que a vida não é linear. Hoje estamos bem, amanhã podemos estar menos bem… O importante é que podemos sempre recomeçar!

Teresa B. aspirante a 'Roquette'
_______________________________________________________

Obs:
Mais umas regras de ouro
REGRAS QUE SÃO PARA CUMPRIR À RISCA. SEM POSSIBILIDADE DE NEGOCIAR

REGRA Nº 11 – Reduza a ingestão de hidratos de carbono.
(…) Para além de ser importante dosear os hidratos de carbono na sua alimentação e escolher a hora certa para os consumir, é igualmente importante escolher, dentro dos hidratos de carbono, aqueles que são mais saciantes; aqueles que têm um Índice Glicémico mais baixo. (…)

REGRA Nº 12 – Coma proteínas em todas as refeições.
Enquanto esta dieta é bastante restrita no consumo de hidratos de carbono, o consumo de proteínas é quase com total liberdade, uma vez que são mais saciantes; são isentas de HC logo, não contêm sequer Índice Glicémico!

REGRA Nº 13 – Nunca salte o pequeno-almoço.
São inúmeros os estudos que comprovam: quem não toma o pequeno-almoço tem mais hipóteses de sofrer de excesso de peso.

terça-feira, 23 de abril de 2013

DÁDIVA POR AFERÉSE, já AMANHÃ

“Boa tarde! Venho lembrar dadiva plaquetas próxima 4ª feira dia 24 Abril. Obg. IPST”, sms de hoje

É assim, de dois em dois meses lá vou eu dar plaquetas! Amanhã é dia!
Quando o meu pai faleceu (era eu ainda uma adolescente) decidi que quando fizesse 18 anos ia ser dadora de sangue. Não que ele tivesse precisado de transfusões, mas sempre foi uma pessoa doente e esteve muitos anos acamado!

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.

Até engravidar (tinha eu ainda 24 anos, perto de fazer 25) fui uma dadora assídua! Depois estive dois anos sem dar porque é necessário um período de carência após uma cirurgia. Entretanto, o meu peso baixou imenso a passei a estar abaixo dos 50kg, logo não podia dar sangue! E fez-me falta, acreditem!

Eu, entretida a tirar fotos durante uma dádiva! LOL

Quando recomecei a dar, apareceu este método novo: DÁDIVA POR AFERESE (mais concretamente plaquetas) o que me permite dar sangue de 2 em 2 meses! Contudo este processo de recolha demora substancialmente mais tempo que o processo normal. Depende do nosso volume de sangue e dos componentes que vão recolher. Em média demoro sempre 53 a 56 minutos (só na máquina!) Segue explicação em rodapé!

E vocês, já são dadores de sangue? Estão inscritos no banco nacional de dadores de medula?
Ainda não?
Força, não custa nada!
 ___________________________________________________________________________


O QUE É A AFÉRESE?

Consiste em colher selectivamente uma pequena percentagem de um componente sanguíneo (plaquetas, glóbulos vermelhos ou plasma), com a ajuda de um aparelho automático – separador celular – sendo os restantes componentes sanguíneos restituídos ao dador, através da mesma punção.

Tipos de aférese:

•Plaquetaférese - doação de plaquetas – as plaquetas são células sanguíneas que controlam a hemorragia. Destinam-se a doentes com leucemia, linfoma, cancro, doentes sujeitos a cirurgia cardíaca ou transplante de medula óssea. São substituídas 48 horas após a dádiva.
•Eritraférese - doação de glóbulos vermelhos – os glóbulos vermelhos são células sanguíneas que têm como função transportar o oxigénio. Destinam-se a doentes politraumatizados, submetidos a cirurgias, doentes transplantados, com doenças crónicas como leucemia ou outra forma de cancro.
•Plasmaférese - doação de plasma – o plasma é o componente líquido que contém as proteínas plasmáticas. É administrado a doentes traumatizados queimados, receptores de transplante de órgãos e doentes com alterações de coagulação.
A aférese é segura?

Sim. É supervisionada durante todo o procedimento por uma equipa atenta e treinada. Todo o material utilizado é esterilizado e eliminado após cada doação, sendo impossível contrair alguma doença.

Quanto tempo demora?

Demora entre 30 a 50 minutos, conforme o tipo de dádiva seleccionada. É mais demorada que a colheita de sangue total, embora com grandes vantagens para os doentes que necessitam de transfusão sanguínea.

Quem pode ser dador por aférese?

•Todo o indivíduo saudável, dos 18 anos aos 60 anos, que pese mais de 50 Kg;
•Ter doado, pelo menos, duas vezes sangue total sem qualquer tipo de reacção adversa;
•Não possuir história pessoal ou familiar de hemorragia e/ou trombose;
•Não ter ingerido Aspirina ou Anti-Inflamatório Não Esteróide nos últimos cinco dias (impedimento só no caso de plaquetaférese);
•Não ser multípara (três ou mais filhos).
Onde pode dar sangue por aférese?

Nos Centros Regionais de Sangue (CRS) de Lisboa, Coimbra e Porto do Instituto Português do Sangue.


ÚLTIMA INVESTIDA, DIA 2

Ontem foi um dia particularmente bom em relação à dieta! Não tive ataques de fome nem me senti ‘desconsolada’! Ufa, que alívio! Todas juntas vai ser mais fácil, acreditem porque eu ACREDITO!

Costuma-se dizer que o sonho comanda a vida e no nosso caso, o sonho comanda a dieta! Isto parece uma luta de forças entre o nosso consciente e o subconsciente, onde há uma força maior no nosso cérebro que nos leva a querer prevaricar e é essa que temos de combater, dia após dia!

Já pensaram o quão ridículas são por vezes, as nossas vontades? Ninguém nos disse que não podemos comer um doce ou um arroz de cabidela! Só não podemos agora, nesta fase específica! As coisas não acabam… Há sempre um amanhã para satisfazer os nossos desejos, quando o pudermos fazer com consciência tal como por exemplo, no dia da asneira, e que bem nos vai saber depois de nos termos privado daquele alimento por algum tempo!

Acreditem que para mim, foi substancialmente mais fácil deixar de fumar do que controlar os apetites vorazes que de vez em quando me sinto/sentia alvo. Não podemos deixar que a insulina controle o que comemos e por estas razões vamos olhar para ela como uma droga que nos consome, em alguns casos de diabetes pode-se mesmo dizer que mata…

Ontem ao jantar estava cansada e acabei por comer um
cogumelo recheado com legumes e um hambúrguer de peru que já tinha cozinhado! Não me importo de repetir refeições porque para mim é mais fácil não ter de pensar no tema. Contudo tinha uns bifes de peru que, ou congelava, ou os cozinhava para não se estragarem e assim decidi fazer a receita da página 60 do 1º livro ‘Rolinho de peru com fiambre e mozzarella’. Ficou apetitoso e será o meu almoço de hoje. A receita deu-me para duas refeições, pelo que tenho mais uma preparada! Temos de estar prevenidas, é o segredo!

Menu do dia:
P.A. – 1 fatia de pão de trigo com fiambre de frango + 1 copo de leite magro;
M.M. – 1 iogurte magro + 1 triângulo de queijo;
Alm. – 1 Rolinho de peru com queijo mozarela;
M.T. – 1 gelatina + 1 ovo cozido;
J. – A decidir... vou para o zumba das 20h00 às 21h00, pelo que eventualmente terei de fazer um segundo lanche e comer uma coisa leve quando chegar a casa! Logo vejo!

Ontem à noite falava (OUTRA VEZ) com o Principesco sobre a dieta e ele não percebe como posso eu oscilar assim tanto de peso! A verdade é que oscilo, imenso! Ontem durante o dia senti o meu corpo desinchar do fim-de-semana… Honestamente, acho que estou a pagar a factura por ter tomado coisas para emagrecer durante uma série de anos! Antigamente tudo o que ingeria acabava por ser eliminado com a ajuda de químicos (já referi que fui paciente do Póvoas durante alguns bons anos) e agora não… Por isso penso que o meu organismo deve ficar baralhado e não sabe o que fazer com as coisas que consumo! Se cometo excessos, pior… Fica tudo cá dentro e o resultado é desastroso! Por isso esta batalha é tão importante. Preciso de ensinar o meu corpo a consumir corretamente e a eliminar!

Vamos conseguir, eu sei que sim!

Obs: amanhã publico mais regras de ouro. Tenho trazido apenas o 1º livro comigo e quando me lembro do 2º, já estou longe de casa!

Beijinhos e um bommmmmmmmm dia de dieta!

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Uma receita e ‘coisas’ do fim-de-semana!

WASABI – Conhecem? Há uma receita no 1º livro, o jantar do dia 6 (Fase 1), que diz assim:
 
Jantar
SASHIMI
1 Bife de atum fresco
1 Bife de salmão fresco
Molho de soja
Wasabi (para quem gosta de picante)
Gengibre
Preparação
Retire as peles e espinhas ao peixe. Corte em fatias muito fininhas. Sirva com molho de soja, Wasabi e gengibre.

CONSELHO DA SUA NUTRICIONISTA
O molho de soja é um dos que se pode usar, porque não tem hidratos de carbono. No entanto, sem exageros, porque é um pouco salgado. Quem tem tendência para fazer retenção de líquidos deve evitá-lo, assim como tudo o que contém sal.

Comprei o Wasabi numa das lojas Celeiro. Optei pelo pó (depois mistura-se com água para fazer a pasta). Também há em bisnaga já preparado, mas li num livro de sushi que o Wasabi em bisnaga deve ser logo consumido porque depois de aberto, perde o sabor. Quem não conhece, tem de experimentar… Eu não sou muito dada a picantes do género da comida indiana, mas este picante é diferente! É uma sensação estranha que nos ataca o nariz e os olhos até querem chorar, mas passa de imediato! Não sentimos a boca a arder tal qual uma bola de fogo que depois nos obriga a afogar em água sem grandes resultados ou pão com manteiga (das poucas coisas que resulta contra o picante!). Experimentem, a sério!!!!

Os cabelos da minha Princesa!
Além das compras levei a princesa ao cabeleireiro… Andava há imenso tempo a pedir-me para esticar o cabelo e desta vez, fiz-lhe a vontade! Aproveitei para lhe cortar as pontas mas 2cm pareceram-lhe 10cm!! Crianças… LOLOLOL No fim dizia ela: ‘Ó Mãe, agora já pareço mais tua filha, não achas?! Mas não quero voltar a cortar…’ LOLOL Lá passou o fds a desfilar o cabelo, vaidosa q.b. e contente da vida!



Estes cogumelos vão certamente ser parte integrante do meu jantar de hoje. São cogumelos Portobelo no forno, recheados com courgette; tomate e cogumelos ‘bebés’ (não sei como se chamam). Para acompanhar ainda vou pensar… Apetece-me peixe!



Cogumelos Portobelo no forno













Beijinhos!!!!!!

ÚLTIMA INVESTIDA, DIA 1

Sexta-feira passada fiz a mim mesma um ultimato: ou consigo perder peso rapidamente a começar hoje, ou daqui a 4 semanas mudo o nome do blog se não conseguir resultados!
Tudo começou em janeiro quando comecei o ano com a dieta dos 31 dias, mas depois acabei por esmorecer e estou de volta ao ponto de partida… uma vez mais boicotei-me dias e dias e arranjei desculpas para não cumprir com a minha palavra. Quinta-feira à noite assisti ao programa da SIC, e vi a Dr.ª Ágata a falar. Houve uma frase que ela disse quando se referia ao período em que se debateu com o excesso de peso ‘(…) é uma sensação horrível, que horror (…)! Nós sabemos tão bem o que isso é e eu pensei para mim mesma, que horror MESMO! Só nós é que sabemos o que sentimos quando nos queremos vestir e nada serve; quando nos sentimos apertadas nas únicas calças que ainda entram; quando as nossas curvas são para fora e não para dentro; quando a silhueta transborda roupa fora e nada nos deixa sentir bem…
Sábado tive um lanche em casa de uns amigos e foi um forrobodó de veste e despe antes de sair… Não há peça de roupa (mesmo as que tenho por estrear) que me fique bem… Os sapatos não combinam porque as únicas calças que servem de tão justas que estão até ficam mais curtas; os blazers não apertam à frente e deixam ver o rabo que está gigante! Uma frustração, tenho-vos a dizer! Ontem, domingo foi a mesma coisa: tinha outro lanche em casa de uns amigos que estava prestes a conhecer e não havia nada ‘casual’ que me assentasse! Era domingo e nem umas calças de ganga com umas sapatilhas consegui vestir… Lá tive eu de ir de preto, com as quase únicas calças que ainda entram! Enough!!! Cheguei a casa já passava das 20h30 mas estava determinada a preparar as refeições de hoje! Tinha deixado legumes preparados e foi só começar a confeccionar! Fiz uma panóplia de acompanhamentos e preparei alguns hambúrgueres de frango. Uns de uma forma, outros de outra! Preparei gelatinas para os lanches e cozi ovos! Como não consegui comprar pão escuro para o pequeno-almoço de hoje, preparei uma omelete com canela para o pequeno-almoço! Está tudo encaminhado para cumprir a 200%.
O Principesco não consegue conceber esta dieta que permite ovos e carne abundantemente, por mais que lhe explique que um dos segredos reside no alto consumo de proteínas com o intuito de reduzir a sensação de fome que depois nos leva a pecar em todos os outros regimes! Já lhe disse que lhe empresto o livro mas ele já não quer saber… Ontem falávamos deste tema (que abordamos vezes a mais, tenho noção…) e ele dizia-me que um dos meus males são os excessos… Vamos a um convívio e eu não me fico por um copo de vinho, eu bebo uma caipirinha; depois acompanho o jantar com vinho, se no fim houver espumante nunca recuso e um digestivo vem sempre a calhar! Pois é… Depois os doces e os petiscos são a minha perdição! Ou melhor, ERAM, porque a partir de hoje vou conseguir fazer-lhes frente, longe de mim MUDAR O NOME AO BLOG! LOL
Assim sendo, hoje é o dia até porque não tenho dinheiro para comprar roupa; recuso-me investir em calças tamanho 40 e camisolas M e L; quero usar os meus biquínis no verão e sentir-me bem na minha pele! Vou em busca dos meus 52kg que me abandonaram há quase 4 anos…
Ao meu lado já tenho um grupo de gente que me vai acompanhar, o que me deixa muito feliz! Saber que não estamos sozinhas faz-nos bem à alma; saber que do outro lado há tantas pessoas que nos compreendem e se identificam também! Se pudermos ajudar alguém, nem que seja apenas uma única pessoa faz-nos sentir afortunadas! Se tantas outras pessoas conseguiram, porque não havemos nós de conseguir?
Menu do dia:
O almoço e a nossa bíblia!!!
P.A.- 1 omelete (2 claras; 1 gema) de canela e 1 copo de leite magro;
M.M. – 1 iogurte magro com 2 fatias de queijo flamengo light;
Alm. – 1 Hambúrguer de frango (assado no forno) com legumes salteados e uma gelatina condi light, se estiver desconsolada;
M.T. – 1 gelatina e 1 ovo cozido;
J. A decidir, mas já tenho coisas adiantadas!
Ceia: se tiver fome como 1 gelatina condi light, sendo que a quantidade é practicamente ilimitada; posso beber um chá para me sentir reconfortada e em caso de fome extrema, posso recorrer a uma porção de requeijão com canela;

O bom nesta dieta é que temos um sem número de alimentos que nos são permitidos sem limite de quantidade! Temos diferentes opções para lanches; segundos lanches e ceias… Não podemos sentir fome, é fundamental! Abusemos nas proteínas para tentar evitar que o nosso cérebro se lembre que existem chocolates; bolachas; fruta (nesta fase); e outras coisas que gostamos de depenicar!
Estamos juntas nesta luta e vamos conseguir!
Amanhã conto como correu o dia de hoje, se foi de muito, pouco ou nenhum sofrimento! Estamos por nossa conta, peso e medida e vamos mudar estes números TODOS!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

ANTES DE COMEÇAR a dieta das 4 semanas

Bom… Ontem à noite estive a ver a Dr.ª Ágata na SIC e fiquei com aquela sensação de… decepção para comigo! Afinal de contas eu só quero emagrecer 10kg… para depois poder engordar 2 e estabilizar no peso ideal que serão os 54/55kg e tenho andado às voltas e não consigo!

Já deu para perceber que a alimentação que faço dá para manter! Faço uma asneira aqui e outra acolá que depois compenso mas se para muita gente seria o suficiente para perder peso, no meu caso não é porque há anos que eu fujo aos hidratos de carbono, fritos e outras coisas que tais!

A grande verdade é mesmo: tenho de Comer para EMAGRECER! Venha de lá quem vier… depois de analisar bem o meu cardápio percebo que consumo poucas proteínas; falta-me a gelatina e muito provavelmente sou daquelas que faz retenção de líquidos com a sopa!

Bom, eu já tinha dito que hoje era o dia de encher a despensa e assim o farei!

LISTA DE COMPRAS (para ter em casa durante a dieta)
BALANÇA – Já tenho;
LANCHEIRA E BLOCO DE GELO – já tenho;
FORMAS DE SILICONE – já tenho;
FLOCOS DE AVEIA – já tenho;
CONSERVAS – atum; sardinha; lulinhas; choquinhos; salsichas de aves;
LACTICÍNIOS – queijos magros (bolinhas; triângulos; queijo ralado; queijo para barrar; queijo flamengo light) leite magro; iogurtes magros;
CHARCUTARIA – fiambre magro (perna; peru ou frango); mortadela de aves;
OVOS
CONSERVAS DE LEGUMES – espargos; cogumelos; rebentos de soja;
LEGUMES FRESCOS – Pimento vermelho; pimento verde; tomate; courgette; alho; aipo; alface; manjericão
LEGUMES CONGELADOS – bróculos; couve-flor; feijão-verde; alho-francês; cebola;
HAMBÚRGUERES – Carne de vaca; frango; peru (peça no talho para tirar a gordura da carne antes de picar e congele)
GELATINAS – Vários sabores (Royal 10 kcal; Condi Light à venda no Celeiro) e gelatina Dia sem açúcar (Minipreço)
GARRAFA/LATA – Coca-cola light; água com gás e sabor tipo frize de limão e chás engarrafados tipo Pleno (sem açúcar)
CHÁS VARIADOS

Datas:
1ª Pesagem: 22 de Abril - 63,4Kg!!!!!!!!!! Agora é que eu digo: Ommmmmmmmmmmmmm :P 
2ª Pesagem: 29 de Abril- 61,4Kg! Menos 2kg! :) Vamos lá trabalhar para os que faltam!
3ª Pesagem: 6 de Maio - ??????
4ª Pesagem: 13 de Maio - ?????? *
·         Se no dia 13 de Maio não tiver perdido pelo menos 4kg, MUDO O NOME DO BLOG e dou-me por derrotada… é um compromisso público!

As sextas-feiras são sempre dias para mim com uma visão pessimista da ‘coisa’… Hoje acordei assim… com uma sensação de derrota…

Ontem pesei-me e estou igualzinha... nem mais grama, nem menos grama! Ommmmmm...

Ontem fui ZUMBAR e fiquei com uma vontade imensa de ir parar àquele ginásio todos os dias... se eu pudesse... enfim!

Mais umas regras de ouro (a de ontem; a de hoje e mais uma para sábado e outra para domingo):

Regra nº 7Torne a sua despensa numa boa companheira de dieta.
O que DEVE MESMO EVITAR ter na sua despensa: bolachas, bolos e biscoitos, chocolates, gomas e rebuçados, pacotes de fritos, gelados, pizzas, etc.
O que DEVE TER SEMPRE na sua despensa e frigorífico: gelatinas; iogurtes magros sem açúcar; queijos magros variados; produtos de charcutaria magros de aves; verduras e legumes; fruta variada, peixe e carne para confeção, conservas (naturais ou em azeite).

Regra nº 8 – Durma bem para emagrecer.
Diversos estudos científicos referem a importância da leptina no controlo do peso. Fabricada durante o sono, é uma hormona proteica que actua no cérebro, inibindo o apetite e estimulando o gasto de energia.

Regra nº 9 – Leve comida para o trabalho. Poupa e evita asneiras.
A melhor forma de controlar aquilo que come, em termos de qualidade e quantidade, é ser você a planear as suas refeições e a confecioná-las de forma mais adequada. Hoje em dia está na moda levar marmita para o trabalho, sobretudo por razões económicas. A verdade é que levar comida para o trabalho ajuda-o a poupar na carteira como evita um sem número de erros alimentares que facilmente se cometem, quando se come fora. A verdade é que NÃO HÁ DIETA SEM ORGANIZAÇÃO.

Regra nº10 – O stress também engorda!
O stress é prejudicial a vários níveis, para a saúde e também para o peso. A maioria da população engorda, devido a uma hormona que é produzida pelo nosso corpo chamada cortisol. Sob stress, o nosso corpo liberta esta hormona de forma a aumentar a nossa resistência à situação adversa.

Desafio: QUEM QUER COMEÇAR/RECOMEÇAR COMIGO SEGUNDA-FEIRA? Alguém que esteja como eu... com peso normal (no limiar de cair para excesso de peso!!!!!!!!!) mas que se sinta infeliz...

 
Beijinhos e bom fim-de-semana!!!