quinta-feira, 10 de julho de 2014

Coisas boas acontecem quando menos esperamos

O ANTES e o DEPOIS no combate ao excesso de peso

Nunca na vida tinha pesado tanto como este ano em que a balança chegou a marcar precisamente 64Kg! ‘Está parva’, dizia eu… Fugia dela como o Diabo foge da cruz. Fazia dieta atrás de dieta, inibia-me de comer determinadas coisas por alguns períodos de tempo mas depois, depois fazia um dia de asneira que boicotava tudo o que tinha conseguido até então.
Todas as segundas-feiras eram sinónimo de recomeçar a dieta porque aos fins-de-semana estragava tudo. Vivia infeliz, descontente, sem roupa para vestir e recusava-me entrar numa loja que fosse para experimentar o que quer que seja. Ver-me ao espelho já era difícil e de corpo inteiro então nem se fala. Era mau, muito mau, mas o pior de tudo era quando tentava esconder de mim mesma o mau que era, era quase como se escondesse o lixo debaixo do tapete. Sentia-me observada quando comia e quando não comia; sentia uma fome negra quase a toda a hora só por saber que não podia comer! Esperei e esperei pelo dia em que a minha cabeça fizesse click mas ela teimava em não fazer… Começava uma dieta e na hora do almoço ficava desesperada e só me apetecia comer porcarias, fosse um croquete, uma trouxa de carne ou um chocolate de leite do Minipreço (todo de uma vez). Tentava aplicar aqueles truques que funcionam com algumas pessoas como por exemplo, ter chocolate negro na secretária e comer um quadradinho quando precisasse. Mentira, apesar de nem sequer gostar, não conseguia ficar por um quadrado… Depois havia alturas em que até conseguia fazer as coisas direitinhas por 2, 3 ou até mesmo 4 semanas mas os resultados eram lentos, demasiados lentos para a minha ansiedade o que me levava a desistir.
Depois, comprava livros na esperança de me inspirar com alguma coisa e chegava a ser criticada e ouvir ‘Outro livro de dieta? Mais um?’  lia-os de seguida e encostava-os a um canto. Nada daquilo era novo para mim, com a diferença que quem os escrevia tinha conseguido resultados positivos e eu não! Mais uma frustração. Lembro-me de ler o livro da Catarina Beato e sentir a tal inveja ‘corrosiva’, ler o blog dela e não conseguir deixar de ficar pior ainda porque ela tinha conseguido e eu não! Ela comia imenso e eu não (sim, porque apesar de tudo, as minhas refeições principais e pequeno-almoço sempre foram equilibrados).
Lembro-me de não ver a luz ao fundo do túnel, lembro-me de me apetecer fechar a porta, não olhar para trás, seguir em frente e resignar-me a um corpo que não o sentia como o meu!

Um dia, com toda a calma do mundo consegui mudar… Tinha passado o domingo à tarde a dar a ferro, tinha as pernas inchadas e uma barriga que mais parecia de grávida e estava infeliz. Fui buscar uma paz no dia seguinte não sei onde, não disse nada a ninguém e acho que nem a mim mesma o disse e naquele dia travei o aumento de peso. Não tive de ouvir frases que levassem a palavra dieta, nem pela positiva nem pela negativa. Era eu, comigo apenas, numa jornada serena sem saber aonde iria parar. Não enchi o frigorífico de coisas e mais coisas de dieta; não esvaziei a despensa de coisas que me pudessem fazer mal, não fiz rigorosamente nada!

No dia em que a minha vida mudou (05/05/2014) escrevi isto:
“Já não sei que faça à minha vida, confesso-vos! Cada dia me sinto pior no meu corpo, me sinto mais gorda e feia, com banhas a sair por todos os lados. Detesto ver-me ao espelho e já mesmo sem ser ao espelho, sinto a gordura em mim. Ontem passava a ferro e olhei para baixo… via o alto a minha barriga e mais pareço uma grávida de 4 meses ffffffffffff Acreditem.
Hoje decidi pesar-me não fosse ver um 6 e um 5 na balança. Não estavam lá mas pouco falta: 63,7Kg. O mesmo que pesava em Janeiro quando escrevi que a minha balança estava parva ao ver 64kg. Quem está parva sou eu que não me controlo. Agora o pior é que nem sequer tenho andado a comer chocolates nem coisa parecida…
O principesco perguntou-me o que ia tomar de pequeno-almoço e disse-lhe que depois comia fruta. Tenho a cabeça a andar à roda à procura de uma inspiração divina qualquer que me alivie o espírito e a vontade de comer. Resultado, ainda não comi nada porque não sei para onde me virar. Bebi água e vou voltar a beber pelo menos 1,5L por dia a ver se desintoxico o meu organismo… Precisava mesmo, mesmo era de desintoxicar o cérebro, o espírito, a alma

Hoje, com menos um pouco mais de 11Kg, os receios são outros mas a disciplina é imensa. Não ter sido extremamente rígida comigo no que comia mas sim, na quantidade do que comia, não me deixou à beira de um ataque de nervos com vontade de comer este mundo e outro. Hoje, continuo a pesar-me religiosamente para perceber como o meu corpo reage aos alimentos, mas sobretudo e o mais IMPORTANTE, para não perder o meu rumo!


Coisas boas acontecem quando menos esperamos!

6 comentários:

  1. Hoje ao pesquisar aqui neste mundo da internet por uma dieta encontrei o seu testemunho e revi-me inteiramente nele, acho que encontrei nas suas palavras a força para começar a perder peso. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, obrigada pelo seu comentário! É bom saber quando inspiramos alguém :)
      Força e estou por cá todos os dias, sempre que precisar!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Ontem e hoje controlei me bastante durante o dia, mas à noite na ida do sofá para a cama depois de já ter "cochilado" um pouco deu me as ganas de alguma coisa comestível, o que comi foram duas bolachas de aveia e so duas, acha que foi muito mau?o peso n subiu hj.

    bjnhs

    obrigada pelo testemunho, pela ajuda, pela partilha e pela força

    a As (de quase sempre =D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Em primeiro lugar já foi muito bom controlar-se durante o dia, sendo que o fim de tarde é sempre o período mais crítico por isso, parabéns! Continue!
      Em segundo lugar, o período da noite é quando estamos mais relaxadas com menos que fazer e trincar alguma coisa é sempre apetecível. Como comemos pouco à noite, é natural que sinta fome antes de dormir. Eu não aconselho bolachas antes de ir para a cama, ao contrário do que muitos nutricionistas nos dizem... As bolachas têm açúcar e quando vamos para a cama não precisamos de energia! O que acontece é que o seu corpo vai armazenar este açúcar para quando precisar daí não ter aumentado o peso mas também não ter visto a balança descer. Por outro lado, o seu cérebro vai registar que quando tiver fome lhe vai dar açúcar e vai-lhe acontecer muitas mais vezes sentir essa necessidade de algo doce, ou seja, ao ingerir bolachas vai interromper o processo de cetose (a cetose é um fenômeno que acontece quando o nosso organismo usa os depósitos de gordura do corpo como fonte de energia). O que eu sugiro é que beba um chá tranquilamente e experimente comer as sementes que falei inúmeras vezes aqui no blog. Pode comprar as sementes de girassol e as de abóbora (à venda no Minipreço, Pingo Doce e ervanárias). As sementes são isentas de açúcar, permitem-lhe trincar alguma coisa e acredite que são inócuas no regime de emagrecimento. Experimente e depois diga-me alguma coisa.
      Quando lhe acontecer sentir fome fora dos períodos da refeição, também são extremamente úteis (trago sempre um saquinho na carteira com sementes). Também pode experimentar ao fim da tarde antes do jantar, comer um tomate cortado em gomos com umas pedrinhas de sal. Vai ver que aguenta muito melhor até à hora do jantar sem estar esganada de fome e sem lhe apetecer petiscar tudo o que lhe passa à frente.

      Beijinhos grandes!

      Eliminar
  4. Olá minha querida já sigo o blog a algum tempo e hoje decidi comentar...dou-lhe os parabéns pelo resultado, muito bom que tem conseguido, eu também ando na luta com a minha balança, aos pouco sei que vou conseguir.
    Está a ser seguida por algum nutricionista, ou a seguir algum livro, qual o tipo de dieta?
    Mil beijinhos, obrigada pela partilha, tudo de bom e até breve :)

    ResponderEliminar