quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quando o telefone toca!

Filha (a minha, claro): ‘Ó Mãeeeee, o meu professor de português diz que não se deve estudar na véspera do teste e eu ontem já estudei muito!’ (isto dito com voz melosa e arrastada!!!!!!!)
Mãe (eu… óbvio): Pronto amor, tu é que sabes! Já sabes que eu deixo ‘a quantidade’ à tua consideração! Se achas que estudaste o suficiente, eu confio!
Filha: ‘Mãe, adooooooooro-te!’

Moral da história… Um voto de confiança nunca fez mal a ninguém!

eheheh :P

DIA 30

Bom dia! Estamos na reta final desta primeira fase da dieta! Confesso que já aprendi imenso; fiz alguns progressos; já cedi; já pequei; já fiz coisas erradas mas uma coisa mantém-se: não vou desistir deste objetivo de vida que é perder peso!
Aprendi imenso com alguns testemunhos deixados aqui; aprendi imenso com a minha querida Raquelita; aprendi imenso com o livro e mais uma vez, aprendi comigo mesma.
Dois ensinamentos fundamentais:
. 1º - Para emagrecer, temos de nos capacitar que TEMOS de comer;
. 2º - Com paciência e tranquilidade, chegamos lá!
Todas nós temos consciência do nosso corpo e eu sei, que amanhã a balança não vai acusar números milagrosos. Esta semana não foi fácil, como vocês perceberam, mas foi mais uma aprendizagem que fica comigo na minha bagagem. Espero amanhã poder dizer que cheguei ao meu 1º objetivo, que fica muito aquém do peso que poderia ter perdido se não tivesse feito asneiras nestes dias. Contudo, não somos de ferro e ‘devagar se vai ao longe’.
Ontem a Raquelita perguntava-me se já sei o que fazer depois dos 31 dias. Vou passar à fase 3 e eventualmente alternar dias da fase 3 com a fase 2. Agora somos detentoras de todas as ferramentas para nos controlarmos, por isso resta-nos fazer como muitas pessoas que passam por aqui… Permanecer neste plano com o rigor que conseguirmos, sem nos torturarmos. Já vimos que é possível, por isso eu também vou conseguir!

Mudando de tema…
Faz hoje dois anos que escrevi um poema e apeteceu-me partilhar com vocês (a ilustração é da minha autoria e…foi das primeiras coisas que escrevi a pensar no Principesco…):

"Amor é...

Amor é sentir saudade, vontade de querer estar,
Ter o coração na boca no impulso de beijar
Amor é correr, saltar e abraçar
Passear de mão dada, ver os pássaros voar
Amor é sorrir, chorar, escutar e falar
Ter alguém do nosso lado sempre em quem nos apoiar
Amor é poder estar longe sem deixar de estar perto
Amor é falar com alma e de coração aberto
Amor é um bichinho que nos ataca o coração
Que nos deixa perplexos, mais parece um vulcão
Um vulcão que deita lava de paixão e de Amor
Um vulcão coração jamais imune à dor do Amor
Uma dor tão forte e igualmente tão boa
Uma dor que nos enche a alma mesmo quando o Amor nos magoa
A alma agradece todo este alvoroço
Quando do Amor padece é puro desgosto
Desgostos também os há em qualquer Amor
O Amor é assim mesmo, um misto de dor
Uma dor que dói forte quando dá a valer
Uma dor sem a qual não saberíamos viver
Viver o Amor é viver a vida
Tão curta e tão bela para ser vivida

Vivamos a vida e exaltemos o Amor
O caminho é só um...
O da felicidade auferida por Amor!"

A Cinderela,
Love in a tree...




















Gostaram? Espero que sim! Afinal de contas, o que seria das nossas vidas sem este sentimento tão belo?

E agora, menu para hoje:
P.A. – 1 pão alemão com queijo Philadelphia light e um copo de leite magro com café;
M.M. – 2 salsichas de peru;
Alm. – Empadão mexicano com tomate;
M.T. – 1 pera com canela e 1 iogurte natural magro;
J. – a decidir…

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DIA 29

Bom dia! Hoje fiquei baralhada sem saber se seria dia para me pesar ou não! Depois lembrei-me que a ‘3ª consulta’ é agora no dia 31… assim sendo só me vou pesar na sexta-feira! Até fiquei aliviada por ‘fugir’ à balança!
Obrigada a todas as meninas que me deixaram comentários no dia de ontem… É bom saber-vos aqui e esta partilha de experiências pessoais todos os dias nos ensina mais um bocadinho sobre… tudo! Sobre a dieta, sobre a vida…
Ontem falava das questões financeiras e este ano não começou da melhor forma. Tenho uma casa alugada e um dos 1ºs telefonemas que recebi este ano, foi a minha inquilina a dizer que ia sair (ao fim de 4 anos)! Ando com este peso na alma, a pensar como irei pagar o empréstimo no mês de Março se não a conseguir alugar até lá… Como se não bastasse, ontem fiquei também a saber que o pai da minha filha foi despedido, ao fim de 15 anos de trabalho na mesma empresa! Fffffffffff… Enfim! Tudo a ajudar…
Ando a ganhar coragem para visitar a MINHA casa que vai ficar vazia em breve… Nunca mais lá entrei e confesso que tenho adiado ir lá por uma série de motivos… Receio de que esteja a precisar de alguma intervenção séria (à qual eu não consiga dar resposta financeiramente); receio de como possam estar as coisas que lá deixei (aluguei a casa mobilada… na altura do divórcio foi a melhor solução); são as minhas coisas… a casa que comprei em construção; as paredes pintadas na cor que escolhi; a cozinha decorada conforme imaginei… a minha casa! Um dos dias mais difíceis da minha vida, foi o dia que deixei a minha casa! Nem sei bem explicar o que senti e até pode parecer ridícula esta ligação tão forte… Mas a casa era o sonho que tinha desde criança e que consegui concretizar quando casei! Posso dizer-vos que foi bastante mais difícil para o mim o dia que deixei a minha casa, do que o dia que em fui assinar o divórcio… Tenho de ganhar coragem e enfrentar este assunto duma vez! Principesco… (This is the name I’ll cal, whenever I need you)!
Back to my life…
Ontem à noite acabei por seguir o conselho da minha amiga Raquelita! Obrigada, foi um excelente conselho… Substituí a sopa por um hambúrguer de peru… Montei-o em torre por sugestão da Dr.ª (½ hambúrguer, 1 ovo estrelado em azeite, cebola, 1 folha de alface, 1 rodela de tomate e a outra metade do hambúrguer)! Soube tão bem… Passou a ser uma das minhas ‘comfort food’ como diz a Raquel!

Para hoje o menu é este:
P.A. – 1 pão de mistura com queijo Philadelphia light e 1 copo de leite magro com café;
M.M. – 1 chá com 1 triângulo de queijo;
Alm. – 1 hambúrguer de peru grelhado com legumes salteados (espinafres; brócolos e courgette) e ainda uns pimentos padron que tinha por lá a estragar-se!
M.T. – 1 maça assada com 1 iogurte magro;
J. – Sopa e gelatina (ainda tenho de a fazer...);

E agora… back to work!

Gosto-vos meninas, mesmo!

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DIA 28

A diferença entre aquilo que vejo; sinto; desejo e sou… na realidade!
Hoje caminhava na rua e passei os olhos numa montra de vidro que reflectia a minha imagem. Pensei: no fundo, no fundo, eu até sei que ‘graciosa’ e ninguém diz que estou gorda, pelo contrário… acham que não estou bem quando digo tal coisa! Afinal de contas, o que é que está errado aqui? Também gostava de saber…
Será que culpo a minha imagem pelas coisas difíceis que passo na vida, em vez de me culpar a mim? Se o fizesse um dos maiores culpados seria o governo que nos rouba a nossa dignidade como seres humanos, dia após dia.
Sou mãe solteira como já devem ter percebido e tenho um namorado. Vivo pior agora (em termos financeiros) do que quando me separei há 4 anos. Toda a gente fala em poupar dinheiro mas eu esforço-me por conseguir esticá-lo até ao fim do mês! O assunto ‘dinheiro’ foi muitas vezes interdito ao Principesco porque é uma coisa que me corrói a alma e com a qual tenho dificuldade em lidar; falar; encarar, etc. Há famílias que têm um suporte financeiro diferente do meu… Os pais têm capacidade de ajudar os filhos quando eles precisam mas no meu caso não… Não posso contar com ninguém (a não ser com o Principesco…).
Este mês tenho a módica quantia de 160,00€ de luz para pagar… Motivo: rescisão de contracto; acerto de contas; passagem para a EDP comercial e foi o que me custou… Escusado será dizer que já me destrambelhou o meu orçamento mensal… Poupar… LOL é só rir! Não sei se com vocês acontece a mesma coisa, mas eu passo dias sem ir ao correio com receio que esteja lá alguma conta EXTRA para pagar de não-sei-o-quê… O Principesco fica fulo comigo porque diz que virar as costas aos problemas não os resolve e atrasar estas coisas só piora a situação. Eu sei, mas é mais forte que eu… Outra coisa que me angustia é ver o saldo no cartão multibanco. E com vocês? Também vos acontece a mesma coisa? Ir levantar dinheiro e selecionar a opção de não querer talão, para não sermos obrigadas a ver o saldo? Depois ando dias a pensar que tenho de ir ver; faço contas de cabeça a ‘imaginar’ quanto lá deve estar; organizo os pagamentos que tenho e mentalizo-me antes de ver que terei de sobreviver com x até receber outra vez… Por vezes não está lá X mas sim Y…
Acho que é tão inglório… Trabalho desde muito cedo (comecei a trabalhar ainda estava a estudar, tinha 15 anos) e por agora seria altura de ter alguma estabilidade financeira mas não, TODOS os meses há sempre alguma coisa extra para me estragar as contas. É por isso que eu gosto dos fins-de-semana com o Principesco! É como se vivesse uma vida paralela, sem preocupações, sem problemas de dinheiro, sem contas para pagar, sem correio para abrir… Quando estamos juntos esforço-me por esquecer as preocupações do dia-a-dia até domingo à noite, dia em que regresso a casa para a minha realidade. Digo-lhe sempre que só ‘caso’ com ele, se me prometer que não terei de ir ao correio; abrir cartas ou pagar contas! LOL
Às vezes sinto que culpo a minha imagem por tudo de errado que acontece comigo e é nessas alturas que me apetece fazer pior… Ontem à noite fiz sopa para o jantar e de sobremesa comi gelatina. Estive o serão inteiro com uma vontade de leão de comer um chocolate que tinha lá… Estava ansiosa; irrequieta; agitada… Não conseguia sossegar! Fiz chá duas vezes e bebi-o… Comi duas fatias de queijo que nem sequer me souberam bem! Dormitei no sofá enquanto via televisão! Triste, mesmo uma imagem deprimente (digo-o hoje com a devida distância)! Dava por mim a pensar que não tinha justificação porque afinal de contas até tinha tido o dia da asneira, por isso não havia razão para estar tão obcecada! O que eu sentia era quase como uma dependência, pior do que quando deixamos de fumar e nos apetece um cigarro! ‘Preciso de um ansiolítico para controlar este desejo de açúcar, só pode’ pensava para comigo. Resultado, passei pelas brasas e acordei sobressaltada com as horas, meia a dormir, fui direitinha buscar o famoso chocolate e comi-o… Depois dormi a noite inteira, de seguida, como um bebé! Acham normal? Passamos um dia inteiro a fazer tudo certinho e na hora h, quando devemos estar a ir para a cama, uma força superior a nós desvia-nos para o lado e em segundos, deitamos por terra o que tentamos almejar tão arduamente. Estas são as alturas em que me boicoto… Depois penso (tal como hoje), de que me serve ter tanto trabalho se depois em dois tempos consigo ser fraca e ceder à tentação?
Já todas percebemos que não é na comida que me espalho; o meu corpo não me pede massa, nem batatas, nem arroz, nem fritos nem salgados… O meu corpo parece viciado numa droga que se chama AÇÚCAR, dez vezes superior à droga chamada nicotina. Questiono-me até que ponto a palavra DIETA me pesa na alma… isto é o que estou prestes a descobrir…

Apesar de tudo, e deste testamento, continuamos a precisar de comer e se possível, de forma saudável.

Menu do dia:
P.A. – 1 pão de mistura com 1 fatia de fiambre de frango + 1 caneca leite magro com café;
M.M. – 1 Chá com 2 triângulos de queijo;
Alm. – 1 Posta de bacalhau cozido com brócolos e courgette cozidos a vapor;
M.T. – 1 maçã assada com 1 iogurte magro e gelatina condi;
J. – Sopa eNão sei o quê!*

O meu discurso de hoje não é de quem está cabisbaixa, é apenas de quem precisa desabafar o que lhe vai na alma. Se, ao escrever aqui acabamos por ser uma fonte de inspiração para alguém, não podemos ser uma fraude, temos de ser honestas a 100% e assumir as coisas boas, e menos boas, os momentos altos e os baixos… O intuito deste blog é de eu ser verdadeira, custe ou não, DIZER A VERDADE.

* Segui o conselho de uma amiga e alterei a ementa para o jantar! Fiz uma receita do livro, hamburguer de peru com ovo estrelado; cebola, alface e tomate! Maravilhoso!!!!
Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DIA 25, 26 e 27

Ontem à noite deu-me saudades de escrever à moda antiga (caneta na mão e o meu querido diário).Desliguei a televisão e fui para a cama. Comecei assim:
“Estou sentada na minha cama; a P.I. dorme profundamente e eu estou… comigo. Foi um fim-de-semana bom mas fiquei com saudades do Principesco. Estivemos a quatro por isso a nossa atenção divide-se... Pelo meio houve actividades diversas: estudos; tarefas domésticas; compras, catequese; escuteiros e eu ainda fui a um jantar de mulheres.
Sábado cheguei a casa de madrugada. As princesas dormiam profundamente e o Principesco também. Quando entrei em casa tinha uma surpresa… minhocas de plástico no chão da entrada; uma aranha pendurada na porta do hall dos quartos, enfim, uma panóplia de insectos com o intuito de me assustar, mas como a luz estava acesa, consegui de imediato identificar estes estranhos objectos SEM STRESS! Divertiram-se, pensei! Agarrei nos bichos e coloquei-os à porta do quarto delas… LOLOL Cá se fazem, cá se pagam! (Mas elas também não se assustaram… eheheheh)
Ficaram sozinhos os 3 no sábado à noite! Eu saí com amigas e foi divertido! Dançamos zumba (eu tentei, sem grande sucesso) mas pelo menos deu para abanar as ancas! Foi bom…”e a escrita no diário continuou!

Quanto à dieta, fiz UM DIA E MEIO DE ASNEIRA! Pois, eu sei, portei-me mal mas hoje é outro dia e estou de volta! Nem sequer foi em relação às refeições principais porque nessas estive QUASE LOL a 100%:
. Dia 25 almoço – sopa de legumes e uma porção de requeijão de sobremesa;

Empadão (puré couve-flor)
 . Dia 25 jantar – porco preto grelhado com 2 mini batatas a murro e legumes salteados (pequei porque bebi sangria e de sobremesa comi ananás);
. Dia 26 almoço – empadão de carne (recheio do empadão mexicano) feito com puré de couve-flor (pequei porque comi gelado de sobremesa);
. Dia 26 jantar – 1 caneca de leite magro com café e uma banana.
Os meus excessos incidiram sobretudo no lanche de sábado e lanche de domingo.

Domingo de manhã fiz um bolo de chocolate com as princesas; queques; bolachas de manteiga e bolachas de canela. Sim, provei de tudo! :P

O que tem de bom nesta dieta e como já referi em dias anteriores, é que podemos voltar sem grande peso na consciência e o melhor de tudo, o nosso corpo pede-nos comida saudável depois dos excessos e isso é maravilhoso.

Assim sendo, para hoje temos o seguinte menu:
P.A. – Meio pão de mistura com 1 fatia de fiambre de frango e uma caneca de leite magro com café;
M. M. – 2 fatias de mortadela de peru e chá;
Alm. – Caril de legumes com peito de frango grelhado;
M.T. – 1 maçã com canela assada no micro-ondas + 1 iogurte natural magro e gelatina condi;
J. – a decidir (deixei bacalhau a descongelar… vamos ver o que apetece);

E pronto, estamos de volta para mais uma semana de pouco trabalho! Vou fazer de tudo para que corra bem e depressa, para que sexta-feira chegue rápido, rápido. Agora vou mesmo, mesmo, mesmo… trabalhar!

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

sábado, 26 de janeiro de 2013

In and OUT

:)

Ehehhehe Torna-se um vício este blog! Dou por mim a pensar textos corridos para aqui escrever!
Bom, hoje é fim-de-semana e iniciei a meio da tarde o dia da asneira: comi 4 bolachas com chocolate e souberam-me pela vida! Acompanhei com um chá e duas fatias de queijo. Tinha dito que fazer 24 horas em vez de sábado ou domingo era pior, mas não tenho alternativa. Assim comecei o dia da asneira a meio da tarde de hoje pelo que tenho de terminar amanhã à tarde! Daqui a nada tenho um jantar de ‘gaijas’ e o principesco vai ficar sózinho com as nossas princesas! Pizza vai ser o jantar deles (espero que o meu seja melhor! Lolol) e a minha cusca está aqui a espreitar o que escrevo e já reclamou do meu escrito: “Mãe, isso é um injusto… O teu ser melhor que o nosso?” ahaahhahhah Muito bom!
Como sabiamos que o jantar delas hoje seria pouco saudável ontem fiz medalhões de pescada à braz! Usei cebola; courgette; medalhões P.G., ovos e salsa! Todos gostamos excepto a princesa do Principesco… “Só vou comer estas ‘batatas’ e este bocadinho de peixe!” LOLOLOLOL Batatas? Onde? LOLOLOLOL Adoro trocar-lhes as voltas nestas coisas. Para amanhã ao almoço tenho programado fazer um empadão (aquela carne do empadão mexicano) com puré de couve flor. Se lhes disser o que é vão logo torcer o nariz mas se não souberem, tenho a certeza que vão gostar! A pouco e pouco conseguimos que elas vão comendo de tudo… Ontem uma delas pedia-me para fazer arroz de penca! Invulgar ouvir uma criança pedir isto… A minha adora arroz de bróculos desde pequena. Era das poucas no infantário a comer de tudo. Hábitos…
Para amanhã temos programado uma série de coisas, sendo que uma delas (para a parte da manhã) é fazer cupcakes e bolachas de manteiga. Depois temos desenhos e uma lista enorme que elas as duas fizeram! Nem a li toda… ups!
Hoje enquanto me arranjava pensava que muitas vezes digo a mim própria que a partir do dia X vou-me começar a arranjar melhor… Mas depois acabo sempre por relaxar porque adoro andar confortável… Mas um blush e uma sombra nos olhos fazem toda a diferença. Gosto de me arranjar mas sem pressas… E de manhã ‘sem pressas’ é difícil!
Entretanto pensava também que tenho uma vantagem: raramente preciso de ir ao cabeleireiro porque consigo secá-lo tão bem que é dificil perceber a diferença de quando vou ou não! LOL Mas demora… tenho o cabelo liso e comprido mas mesmo assim leva o seu tempo. A minha filha tem o cabelo longo mas aos caracóis… Adora o meu cabelo lisinho e quando faz anos uma das prendas é ir ao cabeleireiro esticar o cabelo!
Bom, está quase na minha hora de ir…  Vou tentar não exagerar hoje ao jantar e evitar o alcool se possível. Não prometo. Não goste de fazer promessas e não cumprir.
Espero que fiquem todos bem por aqui e que façam ‘asneiras’ com conta, peso e medida!

Fui… ser FELIZ

Teresa B. aspirante a 'Roquette'

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

DIA 24

Bommmm dia! Sim, este bommmmmmmmmm dia equivale a um enorme sorriso (tenho de contrariar esta tendência de não gostar das sextas-feiras).
Hoje pesei-me e o excesso de peso que tinha na terça-feira de manhã já se foi… Resultado, perdi 300grs além do que já tinha perdido! LOLOL Bom, noutra altura seria de cortar os pulsos mas a verdade é que me sinto bem e até animada! Com sorte até quarta consigo perder mais 400grs cumprindo assim o 1º objectivo que seria perder 3kg… Depois penso porque é que em algumas coisas sou pela medida grande e noutras, pela pequena? Eu explico: a nossa querida Dr.ª diz que se formos mulheres, com esta dieta, podemos perder 3 a 5kg num mês. Eu tinha de escolher logo o número mais baixo! No fórum do FB vejo imensa gente que em 3 semanas perdem 4 e mais kg… Mas também sei que a própria Dr.ª nos diz para não desesperarmos porque numa semana se não perdermos nada, podemos ser compensadas na semana seguinte. A ver vamos… Esperar sem desesperar. Agora é até entrar na casa dos 50!!! Kg!!!!!!!! LOL


Já vos disse que adoro cozinhar? Pois… À noite desfolhei o livro à procura de alguma receita para o jantar. Houve uma que chamou a minha atenção: pizza omelete! Substituí os cogumelos por espinafres e eis o resultado:





Para hoje temos o seguinte menu:

P.A. – Urra, urra… variei hoje: flocos de aveia! Voilá… ficaram ou não com um aspecto delicioso? Pois… os olhos comeram e a boca também, fiquei enfartada, mas confesso que o pãozinho me sabe melhor… L
M.M. –  2 fatias de fiambre e 1 queijinho;
Alm. – Omelete de tomate e queijo com espinafres salteados;
M.T. – Uma porção de morangos com iogurte magro e gelatina;
J. – Sopa + gelatina

São estas as previsões para hoje...

Entretanto, temos o fim-de-semana à porta! Este vai ser a 4, com uma ladies night à mistura (o jantar da semana passada foi cancelado por causa do mau tempo). Vou ainda aproveitar a casa do Principesco para fazer alguma coisa de forno. Não é que eu adore o forno dele, mas eu hei de aprender a trabalhar com ele, ou eu não me chame Teresa B. Cansada de Guerra! Tenho de pensar em alguma coisa que as princesas gostem, e que não tenha demasiados verdes! Eheheheh
Um dia destes postei uma fotografia minha no FB a fazer bolachas. Não faltavam candidatos e candidatas para as comerem! Fiquei cheia de vontade de fazer alguma coisa gira com a ajuda das meninas! Vamos ‘mandar’ o Principesco para o futebol domingo de manhã e ficamos com a cozinha por nossa conta!
Vou tentar controlar o dia da asneira para ver se a balança é mais generosa comigo esta semana!
Beijinhos e abraços e portem-se bem… Mal! Também temos direito a fugir às regras!

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’
 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DIA 23

Bom dia! Hoje acordei com boa cara (disseram-me LOL)! Vocês vão achar que eu sou tão inconstante… A verdade é que o período de facto me deve ter deixado mais desanimada e com uma visão mais negativa ‘da coisa’.
Esta semana confesso que não sinto quaisquer melhorias no meu aspecto. Não acredito que esteja a perder peso mas também só me vou pesar no fim-de-semana. A ida à balança na terça-feira foi catastrófica pelo que preciso de tempo para me reconciliar e voltar a enfrentá-la. Não… não tenho feito asneiras (não é que me falte a vontade!!!!!!!!!!) mas é assim… já não sei mais que pensar…
Ontem foi dia da minha filha jantar com o pai, por isso à quarta-feira é a minha ‘noite de solteira’ LOLOL. Saí cedo e fui ao Celeiro comprar mais gelatina (devoro-as à velocidade da luz) e entretanto deparei-me com a Mango! A minha amiga tinha-me falado nuns casacos ¾ para a minha filha e fui lá ver. Eram super giros e o preço mais giro ainda (20,99€)!!! Valem mesmo a pena. Quando chegou a altura de escolher o tamanho tive dificuldades… Acerto em tudo para toda a gente menos para a minha filha. Acho sempre que ela continua bastante mais pequena do que na realidade ela está. Peguei num XS e fui ter com uma funcionária e perguntei se não servisse se poderia trocar. A menina (MUITO SIMPÁTICA) PERGUNTOU-ME COMO ERA POSSÍVEL EU TER UMA FILHA MAIS ALTA QUE EU (eu meço 1,62m e ela 1,63 ou mesmo 1,64m… cresce a olhos vistos)… lolol disse que de certeza pareceríamos irmãs! O meu sorriso rasgou-me a cara ao meio e disse-lhe que estava a ser muito simpática e só por isso eu passaria a ir lá mais vezes! Ihihihi Sabe-nos tão bem ouvir estes mimos de fora, de pessoas que não nos conhecem e não nos são nada, porque sabemos que são comentários genuínos… Se não achassem ficavam caladas, certo?
E pronto, lá errei mais uma vez no tamanho (demasiado pequeno nas mangas) e amanhã vou lá com a minha princesa efectuar a troca. Com sorte recebo mais piropos! LOLOL
Sobre a dieta… Ontem foi dia de sopa. Fiz um creme de legumes muito bom ao qual acrescentei um pingo de natas (10% gordura) no centro do prato e ficou… Muito bom! As natas amaciam a sopa e dão-lhe aquele toque final…. (comprei aquelas embalagens pequeninas de 10grs (18kcal apenas) de natas para o chá… assim não precisamos de abrir um pacote enorme que depois acaba por se estragar… estas natas são para quando bebo chá de manhã… A Dr.ª Ágata recomenda as natas magras e estas são mais magras que as light, fui verificar!). De sobremesa comi gelatina de pêssego e depois bebi chá… Um desconsolo!!! LOL

Menu para hoje:
P.A. – 1 pão de mistura com 2 fatias de fiambre de peru + 1 copo de leite magro com café (eu sei, é sempre a mesma coisa mas sabe-me bem por isso vou manter para já…);
M.M. – 2 triângulos de queijo e chá;
Alm. – Bacalhau com grelos e couve-flor cozida;
M.T. – 1 iogurte magro com gelatina de maçã e 2 morangos (lavei os morangos e coloquei-os num copo de vidro da iogurteira e de seguida acrescentei a gelatina) Depois de ter solidificado ficou com um aspecto delicioso!
J. – A decidir! (tenho salmão fumado… não sei se opte pela omelete! Depois decido)

E são estas as previsões para hoje!
Beijinhos e votos de um dia excelente para todos/todas vocês!

Teresa B. aspirante a 'Roquette'

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DIA 22

7 E 7 são catorze e mais 7 vinte e um…
Foi este o pensamento que me invadiu hoje de manhã! Acordei mais serena, tranquila e menos pessimista. O Principesco ontem dizia-me que não podia esperar resultados tão rápidos como na LEV, e fui obrigada a concordar… Só espero que isto me leve a algum lado e me tire deste patamar de desconforto a que o meu corpo se habituou.

Ontem à noite fui ver o menu do dia e percebi que no 1º dia da fase 2 o jantar não é sopa. Era bacalhau! Andava há dias para fazer bacalhau e nem hesitei! Fiz bacalhau com grelos e puré de couve-flor! Confesso que o puré me conquistou… (tirei foto e quando possível publico) Ficou cremoso e amaciou o amargo dos grelos… Gostei! Fiquei com ideias para outros pratos, quando cozinhar em casa do Principesco e puder usar o forno (na minha casa não tenho).

Para hoje temos o seguinte menu:
P.A. – Pão de cereais com 2 fatias fiambre peru e um copo de leite magro com café;
M.M. – Maçã assada no micro-ondas e 1 iogurte magro;
Alm. – Bacalhau com grelos e puré de couve-flor;
M.T. – Gelatina condi de pêssego e 2 triângulos de queijo magro;
J. – Sopa e gelatina (hoje vai ter de ser :P)

Ontem passei os olhos pelo mural do grupo da dieta no Facebook… Ali vemos de tudo… bons resultados; excelentes resultados; pessoas motivadas e algumas desmotivadas também. Eu sei que uma pessoa que perca 4,5kg em 15 dias é porque tem muito a perder e basicamente mudou radicalmente os seus hábitos alimentares. Eu, apesar de querer perder quase 15% do meu peso, sei que sou lírica! Nunca, sem medicação, vou chegar a tal objectivo. Por outro lado, se perdesse 10% já ficava contente. Mais contente ainda seria conseguir manter o meu peso num patamar inferior. Bom, vamos indo e vamos vendo…
Duas coisas tenho a certeza: tenho uma alimentação super equilibrada e não podia ter melhores valores em termos de análises (triglicerídeos, colesterol, etc.). E isto eu não consegui manter quando fiz a LEV… Por isso a queda brutal de cabelo (a maior que alguma vez tive na vida).
Vamos indo, um dia de cada vez!

7 E 7 são catorze e mais 7 vinte e um… Tenho sete namorados e não gosto de nenhum! MENTIRA! Tenho Um só Namorado e Amo-o Muito! J))))))))

OBS: obrigada a todas as pessoas que por aqui vão passando e me vão dando força para continuar! Sei que esta luta ‘silenciosa’ afecta muita gente, muito mais do que alguém possa imaginar…

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

DIA 21

De volta à comida normal… Continuo como o tempo, de cara desconsolada e sem-sabor…
Estou com o período e fui à balança…  Nem comento… Mas o resultado é mau… basicamente retrocedi uma semana… ou melhor… duas! Não voltei à estaca zero mas quase…

Mas como para vivermos, mais gordas ou menos gordas, é preciso comer na mesma, eis o menu para hoje:

P.A. – 1 pão de mistura com 2 fatias de fiambre e um copo de leite magro com café;
M.M. – 1 maçã assada no micro-ondas + 1 iogurte magro *;
Alm. – Bife de frango grelhado com legumes salteados;
M.T. – 1 gelatina e 2 triângulos de queijo;
J. – Sopa e gelatina;

Agora vamos indo e vamos vendo… Pode ser que seja do período, ou não! :(

Hoje não sei muito mais que dizer a não ser que me apetece pensar em tudo menos em dieta e comida e cozinhados e sopas, etc…

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
Fernando Pessoa

* Começo hoje a fase 2...

Teresa B. aspirante a 'Roquette'

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Há dias... e dias...

Há dias e dias e hoje… sinto-me invadida por uma estranha sensação de não sei o quê…
Passei o dia a analisar-me em relação à comida! Parece uma obcessão esta que tenho. Nunca estou bem… Passo as horas e os minutos a pensar no que vou comer; no que não posso comer e nunca relaxo! Era tudo tão mais fácil quando tinha ‘ajuda’!
Os primeiros anos que frequentei a clinica do Dr. Fernando Póvoas não era absolutamente nada penoso fazer dieta! Os medicamentos faziam o trabalho todo… abstrair-me da comida! Com o passar dos anos o meu corpo habituou-se a eles até ao dia que deixaram de fazer efeito!
Um dia resolvi ir ao meu médico, o meu querido Dr. Álvaro. Disse-lhe que queria emagrecer, que sentia que comia compulsivamente… Ele disse-me que a única solução era fechar a boca! Que se queria consultas de obesidade tinha de engordar porque nem sequer excesso de peso eu tinha… Sentia-me incompreendida e revoltada! Este meu médico acompanha-me desde os meus 14 anos de idade… Viu-me crescer; casar; ficar grávida… viu-me ainda com disturbios alimentares ao ponto de ficar de baixa 3 meses… ‘Vou mandá-la para casa para a Teresa aprender a viver’, disse-me ele! Nesta altura preocupava-o o meu escasso peso… sofria de anorexia nervosa.
Recuperei e tentei afastar-me dos medicamentos do Póvoas mas o medo de engordar era atroz! Nesta altura socorria-me de cigarros para enganar a fome…
Sempre recorri a muletas nesta luta contra o peso mas todas estas muletas foram ficando pelo caminho, por uma razão ou por outra e hoje, sem suportes, é dificil aguentar…
Ás vezes penso que gostava de ser uma pessoa normal, daquelas que não passam a vida a pensar na comida e no que me vai fazer mal… Quanto mais penso, mais me apetece pecar e atacar o que estiver mais à mão como compensação de não sei o quê!
Dizem que quando estamos carentes nos refugiamos na comida… Mas e quando não estamos? Que desculpa vamos usar?
Eu só queria ser como as outras pessoas… Sem este fantasma que me assombra a toda a hora; que me tenta derrubar quando me levanto; que me faz sentir desejo quando luto contra; que me faz perder a cabeça e num impulso estragar tudo…
Estou cansada de me controlar… De ser policia de mim mesma… De me boicotar e me torturar… Estou cansada…
Será que um dia vou conseguir ser normal? Sem muletas nem guias nem livros nem nada… Será que um dia vou conseguir ser eu, apenas eu, duma forma consciente e cuidadosa, relaxada e meticulosa, mas Eu?
Será que vou ter de me render e aceitar o meu corpo assim como estou? Será que estes 10 kg que me pesam a mais na balança, algum dia vão deixar de me pesar na alma? Será que vou ter forças para continuar esta luta até atingir os meus objectivos?
Será?
Será?
Há dias que sinto uma força enorme, capaz de empurrar o mundo…
Há dias que me sinto pequenina e fraca para arrastar seja o que for…
Há dias que só queremos que acabem depressa…!
Há dias que só nos apetece dedicar… ao amor…

Teresa B. aspirante a 'Roquette'

DIA 18, 19 e 20

Bons dias! Ora cá estamos nós de volta para mais um dia de luta! Devo confessar que a parte maravilhosa desta dieta é sentirmo-nos acompanhados mesmo nos pontos mais fracos! A Dr.ª Ágata pensou em tudo e dou por mim a pensar nela em cada dúvida que me aparece e vou seguindo os seus conselhos, um após o outro!

A minha consciência agora tem um nome: Dr.ª Ágata Roquete! LOL

Sexta-feira, dia 17 da dieta fiz um jantar para mim e para o Principesco: cogumelos cremosos com espinafres e um bife do vazio. Ele adorou... Ficou com vontade de aprender mais coisas de culinária! Como íamos ao cinema levei uma pequena ceia (fomos ver a ultima sessão, pelo que levei um iogurte e uma gelatina). Ainda fui tentada com pipocas mas resisti! Ó vida… eheheheh Não vos conto nada do filme porque acho que nos devemos dar uma oportunidade de ver, antes de criticar… Adoro a Anne Hathaway mas este filme foi para já a minha desilusão do ano…

Sábado de manhã fui à manicure, ou melhor, a minha querida Dora ligou-me e foi-me buscar! O Principesco é que me goza: ‘Eu também queria uma manicure que me viesse buscar a casa’ dizia ele! Desta vez pintei as unhas à francesa, adoro! Olhei para as mãos e recordei a nossa estadia em Paris; o dia em que fomos comprar o meu anel! Suspiro… LOL

De tarde fomos ao IKEA comprar um édredon de aquecimento grau 5! Sim, sou muito friorenta e a pouco e pouco vou convencendo o Principesco das modernices que são imprescindíveis numa casa e para mim, um bom édredon é uma delas! Escolhe e volta a escolher, a questão prendia-se apenas e somente com o preço… Escusado será dizer que um TOC a escolher edredons só vê números. Eu, só sinto o toque e o peso e a gramagem, e a lavagem e tudo e tudo e tudo. Mas concordei e ficamos pela opção mais económica. Nos dias de hoje temos que mudar um bocadinho a nossa forma de pensar e ele estava certo. A diferença de preço era MAIS QUE O DOBRO… Entretanto estava a morrer por um café… Abri o ciclo da asneira ali mesmo: bebi um café e comi um bolinho de canela quentinho que me soube pela vida. Estava no limite de energia e precisava de arrebitar. Na sexta quando fui dar sangue tinha a tenção muito baixa e os açúcares também. A Dr.ª até repetiu a análise porque achou que a máquina devia estar mal… LOLOL Lá tive que ir beber café antes da dádiva para arrebitar!

No livro a Dr.ª diz que o dia da asneira é o equivalente a 24 horas. Se começarmos às 18h00 horas de um dia, devemos terminar impreterivelmente às 18h00 do dia seguinte. Assim fiz! Mas é muito mais difícil pelo que não vou repetir… Ou faço ao sábado, ou faço ao Domingo… a tentação que temos em ceder mais um bocadinho depois pesa-nos na consciência e parece que passamos o fim-de-semana a fazer asneiras…

À noite, fomos jantar fora. Tinha dito a mim mesma que não ia beber álcool e assim fiz. Fomos ao restaurante japonês e bebemos chá verde, quentinho! Era maravilhoso, mesmo!!!! Na comida abusamos… pedimos sushi variado; crepes; sashimi; massa, etc. Ficamos os dois híper mega satisfeitos e dispensamos a sobremesa. Em casa cedi e acompanhei o Principesco num licor beirão… Mas não fiquei por aqui!
Domingo fui almoçar á sogrinha e levei uma entrada e uma sobremesa:
. Entrada – 1 pão (redondo, ao qual retiramos o miolo) recheado com queijo brie, alho e salsa que vai ao forno… na mesa é servido com tostas e também podemos servir o miolo que retiramos, partido em bocados pequenos. Delicioso…
. Sobremesa – mousse de chocolate de forno!
Pequei… comi entrada; bacalhau à Zé do Pipo; mousse… Não exagerei nas quantidades mas apetecia-me estar sempre ali a depenicar mais um bocadinho de chocolate… Porque é que as coisas boas são tão apetecíveis?  Contudo o Principesco estava de árbitro a impedir-me de abusar… muito! LOL
Encerrei o dia da asneira à tarde, com 1 chá e uma fatia de bolo da sogrinha e estava tão bom… Fiquei com a consciência pesada, confesso! Não pude sequer cumprir os planos de correr porque o tempo estava medonho… À noite quando cheguei a casa apetecia-me tudo menos cozinhar… Aliei o peso da consciência à preguiça e para hoje resolvi dar-me folga e estou a fazer um dia de desintoxicação. Pronto…

Assim sendo, o menu para hoje é:
P.A. – 1 banana e um copo de leite;
M.M. – 1 banana e um copo de leite;
Alm. – 1 banana e um copo de leite;
M.T. – 1 banana e um copo de leite;
J. – 1 banana e um copo de leite;
Ceia (se necessário) - 1 banana e um copo de leite;
Podemos fazer até 8 bananas e copos de leite no máximo!

Mas, como referi no início deste pequeno/médio/grande testamento a vantagem desta dieta é termos solução para tudo… Até para a consciência pesada, mais a vantagem de podermos sempre ‘recomeçar’. Por isso hoje estou de volta com toda a minha energia e força de vontade para ligar os motores e prosseguir nesta viagem a todo o gás! A vida é isto, feita de pequenos grandes prazeres… desde a dádiva de sangue; a namorar no cinema; a deliciarmo-nos com uma fatia de bolo e até mesmo, reorganizarmo-nos e concentramo-nos de novo no nosso plano de dieta!

Beijos grandes para todas as ‘pecadoras’ e ‘seguidoras’ desta Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

E não pensem em desistir, só porque um dia correu menos bem que outro, certo?




sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DIA 17

Fase 1

Bommmmmmmmmm dia! Prontos para o fim-de-semana, apesar da chuva e do mau que se vai fazer sentir esta tarde? Eu estou!
São imensos os planos para estes dois dias, tantos que vou ter de abdicar de alguns! Entre voltar ao cinema; ir à manicure; namorar; correr e tratar da casa, tenho ainda um jantar de mulherio! Assim sendo, vou iniciar o dia da asneira às 18h00 de Sábado até às 18h00 de Domingo (conselho da nossa querida Dr.ª Ágata).
Já me mentalizei que não vou beber (adoro beber um bom vinho ou uma caipirinha nestas saídas, mas o álcool para as dietas é mau…). Hoje sinto-me menos inchada e gostei de me olhar no espelho. Por isso vou continuar com este trabalho árduo de recuperar o peso perdido há 4 anos.

Menu para hoje:
P.A. – 1 pão cereais com 2 fatias fiambre frango + 1 copo de leite magro com café;
M.M. – 1 gelatina + 1 ovo cozido;
Alm. Almondegas de aves com queijo e gengibre + salada;
M.T. – 2 fatias de fiambre + 1 iogurte líquido
J. – a decidir;
Ceia – vou precisar!!!! LOLOLOL A pensar…

Ontem comprei pela primeira vez na minha vida, carne picada de aves. A textura desta carne em cru é de bradar aos céus… Fui buscar a receita das almondegas com queijo e assim fiz. Carne picada; 1 mão de queijo ralado; sal e pimenta. A isto acrescentei sementes de chia e orégãos. Entretanto dividi a carne para duas refeições: jantar de ontem e almoço de hoje. Para ontem fiz uma espécie de hambúrguer grande e comi com salada. Para hoje fiz algo diferente.
Peguei num prato e coloquei gengibre em pó. Com a mistura da carne que tinha fiz bolinhas pequenas com uma colher e passei uma a uma pelo gengibre (como se estivesse a panar). Moldei cada bolinha num círculo achatado para grelhar melhor. Untei uma frigideira com azeite e depois limpei o excesso com papel de cozinha. De seguida grelhei as bolinhas. E o resultado foi… impecável! O gengibre dá-lhe aquele sabor meio picante, meio indiano! Muito bom, para quebrar a rotina! Tirei foto, e assim que possível publico!

Hoje é O dia de ir dar sangue. Ontem referi que me tinha enganado nas datas! Cabeça a minha! Levo o lanche para quando terminar! E voilá! Estas são as minhas previsões para hoje; amanhã e depois!

Força para todas as meninas que continuam arduamente nesta batalha!

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DIA 16

DIA 16
Back to FASE UM

Bom dia!!!
Ontem à noite comi uma sopa maravilhosa! Deliciei-me, a sério! Aproveitei uma ida ao centro comercial para passar no Celeiro e comprei a gelatina deles, 0% açúcar! Não são más, de todo!

Hoje finalmente recebi a mensagem da Drª Ágata que me aconselhou a ficar mais uma semana na fase um… Não sei se por estar a fazer retenção de líquidos…
Assim sendo, volto atrás e recomeço a fase um até terça-feira. Vou ter de improvisar o lanche de hoje…

Menu:
P.A. – 1 pão de mistura com 2 fatias de fiambre e 1 copo de leite magro;
M.M. – 1 triângulo de queijo;
Alm. Atum com maionese caseira e grelos salteados;
M.T. – 1 iogurte magro e 1 gelatina (a comprar na hora do almoço)
J. – a decidir!

Ontem acabei por não dar sangue porque afinal de contas está marcado para dia 18! Fiz confusão com as datas. Mas, apesar de tudo, consegui escapar-me para uma ida ao cinema! Bom!!! É bom namorar a meio da semana; quebrar a rotina; fugir às regras! O filme escolhido foi ‘Acção de Risco’, com o Denzel Washington. Eu gostei, o Principesco estava à espera de mais! O próximo filme vai ser ‘Les Misérables’ com a actriz Anne Hathaway! I can’t wait! LOL

E hoje já é quinta-feira e tenho tantos planos para o fim-de-semana que precisava de me conseguir teletransportar para conseguir fazer tudo o que tenho ‘planeado’! :P

À tout à l’heure!

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DIA 15

DIA 15
Fase 2

Conquistei o direito de voltar a comer sopa! Saudades da sopa e da fruta! Segundo a Drª nesta fase é normal que se perca peso mais devagar. Vamos ver! Estou com a mesma determinação que estava há duas semanas atrás! Venham mais duas!

Menu para hoje:
P.A. – 1 pão de cereais com 2 fatias de fiambre de peru e um copo de leite magro com café;
M.M. – 1 gelatina; 1 triângulo de queijo + 1 fatia de presunto;
Alm. – Amêijoas à Bolhão Pato com grelos salteados em azeite e alho;
M.T. – 1 iogurte magro + framboesas (gelatina se apetecer…)
J. – SOPA!!!!

Hoje só estou com receio duma coisa: sou dadora de sangue, mais propriamente de plaquetas, chama-se dádiva por aferese. A Aferese é a recolha selectiva de um ou mais componentes sanguíneos, (concentrados de eritrócitos, concentrados de plaquetas ou plasma) sendo os restantes componentes devolvidos ao dador. Esta colheita demora cerca de 45 a 60 minutos, depende dos componentes que eles vão recolher. No fim, obrigam-nos a comer pão; beber sumo; café, etc! Basicamente, obrigam-nos a ingerir açúcar!!!! Vou levar o meu lanche e tentar comer o meu iogurte e o resto! A ver vamos…

E depois, depois vou-me dar folga e vou namorar! Quem sabe um cinema? Hum… bom! Acho que hoje mereço e o Principesco também, depois de me aturar nestes últimos dias tão chata e até um bocadinho insuportável…

Teresa B. aspirante a ‘Roquette’