quinta-feira, 1 de junho de 2017

I'VE LOST MY MIND (ups… for a good reason)

Ontem tive mais ‘uma espécie de treino’ com o PT, que consistia em avaliar as minhas ‘forças e fraquezas’ para se poder elaborar um plano de treinos adequado a mim. Os testes incidiram sobretudo nos braços e coluna. Em termos de amplitude estou equilibrada (lado esq. e direito), mas em termos de forças estou mais debilitada do lado direito. A coluna está top!

Depois destes testes percebemos onde podíamos usar a força e em que tipo de movimentos para não haver ‘perigo de lesões’. Por exemplo no pilates, fiquei inibida de fazer flexões em prancha, assim como não posso fazer/usar força com os braços num ângulo superior a 45º (todos os movimentos que impliquem os braços para trás das orelhas).

Depois vem ainda aquela parte importante e fundamental que é: a nossa mente é que controla TUDO! Se o músculo deve encolher ou alongar; se o músculo está acordado ou adormecido; quais os recursos a solicitar quando determinado músculo não responde, etc.

Sempre pensei que teria a ver com mais ou menos elasticidade dos músculos mas tem sobretudo a ver com um conjunto de forças movidas por uma série de músculos que precisam de trabalhar em conjunto para um determinado fim (tão simples como conseguirmos ou não, a rotação total de um braço… ou parcial no caso do conjunto de músculos não estar todo a trabalhar).

Ficamos a saber imenso sobre o nosso corpo com estas avaliações e queremos mais…

suporte do peso nos... CALCANHARES! :)
Depois dos testes fizemos um pequeno circuito com a intenção de me fazer ter consciência dos músculos que deveriam estar a trabalhar e como os acordar… Além da respiração ser importante (não fazer apneia como eu, sou perita!!!!) tinha de me concentrar, pensar, focar nos músculos num determinado sítio… É curioso a concentração que exige, muito mais até que a força, e quando nos distraímos (por exemplo eu distraio-me com a respiração) só temos de nos voltar a focar nos músculos e por ai fora!

Portanto, a avaliação de sexta-feira mais a de ontem, foi como se déssemos uma chupeta a uma criança e depois lhe déssemos a escolher: Com chupeta ou sem?! Claro que vai ser com, para já! Por isso vos disse que perdi a cabeça porque há tanto para aprender sobre mim e como tirar vantagem das minhas forças (poucas, mas boas) que QUERO MAIS! Para já vou fazer 5 treinos com PT (1 por semana) e depois logo se vê, sendo que os outros 4 treinos da semana serão orientados por ele!

O meu treino de hoje ficou-se pela aula de pilates; o de amanhã já está decidido e para segunda recebo mensagem. Terça-feira treino com PT e depois terei o plano por escrito para o resto dos dias… ou não J

Confesso que hoje detestei o pilates, era um professor diferente e tratava-sede pilates com bola (abomino)! Não é para repetir, that's for sure!

Já vos macei q.b.


Beijos e abreijos

Sem comentários:

Enviar um comentário