segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Fim de semana DOCE

Vocês sabem que eu até gosto de cozinhar, mas fazê-lo todos os dias é algo que me cansa. Preparar comida saudável que agrade a todos dificulta mais a minha tarefa com a agravante que não costumamos consumir hidratos. Agora, tenho o meu irmão que precisa de comer bem, mesmo muito bem e tem de comer tudo: carne; peixe; arroz, massa, batatas, legumes e tudo o que o possa fazer engordar. Até aqui, tudo bem, o pior é que também ele é ‘esquisito’! Nunca gostou de comer e doente, pior! Nestes 15 dias deu para apurar que não gosta de:
. Bacalhau cozido;
. Bifes de frango e de peru;
. Carnes de porco (não pode comer);
. Alheira;
. Massa (só come esparguete);
. Legumes come muito pouco, tipo quase só alface;
. Bife só se for mal passado e feito na hora;
. Não gosta de cerelac, Nestum nem nada que seja papas;
. Doce, só gosta de marmelada;
. Bolachas, só se forem salgadas;
. Iogurtes, nem vê-los;
. Fruta, só se for fresca (do frigorífico);
. E tenho a certeza que já sei de mais coisas que de momento não me lembro! LOL

Feitas as contas, acho que vou ter de passar a fazer: carne estufada; bacalhau assado no forno também; frango assado idem… Ou seja, tudo comidas demoradas que não dão jeito a dias de semana! Isto já para não falar da sopa, sendo que a dele tem de ser uma sopa potente e a nossa, uma sopa leve. Eu esforço-me e tenho dado o litro, mas às vezes estou irritada e ninguém percebe porquê… Não me estou a queixar (é somente um desabafo), apenas sinto que não sei o que hei-de cozinhar e conciliar com a minha rotina. Hoje vou ao ginásio e só quando chegar a casa é que vou fazer o jantar, o que significa que vamos comer tarde… Amanhã é dia de fazer sopa, não uma, mas duas; mais uma refeição que dê para ele engordar e ao mesmo tempo que seja saudável para as miúdas e que seja leve para compensar os excessos das férias… Fácil não? Bem me queria parecer…

Continuando na cozinha, este fim-de-semana foi doce, doce, doce! Arranjaram-me uma abóbora, coisa pouca… Esta bebé tinha apenas 26Kg! Exacto, leram bem! Andei a mentalizar-me que tinha de fazer o doce mas a ideia de dar cabo desta ‘coisa’ fazia-me logo perder a vontade! Este fim-de-semana teve de ser, senão corria sérios riscos da abóbora apodrecer. Tirei abóbora para congelar; fiz sopa e depois de não poder congelar mais, era obrigada a gastar toda em doce: 15,5Kg de abóbora descascada e pronta a usar!  Ontem arrumei com 10,5Kg e hoje tenho lá mais 5Kg prontos a ir ao lume. Fiz:
. Doce de abóbora simples;
. Compota de abóbora com nozes;
. Compota de abóbora com amêndoa torrada;
. Compota de abóbora com canela*.

*Podem-se estar a perguntar se não coloco canela no doce de abóbora e sim, utilizo sempre canela em pau para as minhas compotas, mas o ‘doce de abóbora com canela’ leva 1 colher de sobremesa de canela em pó, que lhe muda a cor e acentua mais ainda o sabor (o Principesco adora).

Eis as fotos.
Uns escasso 26Kg

Pronta a cozinhar em lume brando

Compota em evolução

Frascos a esterelizar

Resultado final




De resto, sobre o meu irmão… na sexta fomos ao hospital falar com a médica e trouxemos novidades. Em primeiro lugar ele está demasiado fraco para começar já com os tratamentos de quimio. Se por um lado a quimio é urgente, se não começarmos o tumor avança mais do que aquilo que já está e continua inoperável. Se não se operar, não há escapatória possível… O desfecho é só um. Por isso é urgente engorda-lo para se avançar. O que a equipa decidiu é fazer-lhe para já um PEG (um buraco no estomago com uma entrada (tipo cateter), por onde se vai administrar a alimentação a seringa). Enquanto ele conseguir comer normalmente, pode fazê-lo mas depois disseram-nos que vai deixar de conseguir e é preciso continuar a alimentá-lo… A ideia deixou-o assarapantado, mas não tem alternativa. Não sabemos muito bem como será o plano alimentar depois desta intervenção mas quando for fazer isto, a equipa conta também com uma nutricionista que o/nos vai ensinar. Para já temos de aguardar que o chamem da gastroenterologia e só depois saberemos o resto. Esta intervenção implica um internamento de 3 a 5 dias, dependendo de como ele reage.

Hoje ele teve a 1.ª consulta da dor. Correu bem, a equipa é muito simpática e parecem-nos disponíveis; têm uma linha directa de uma enfermeira que se pode ligar em caso de dúvidas. Voltamos dia 29. Ainda esta semana vamos à 1.ª consulta de oncologia onde esperamos saber quais os próximos procedimentos. 

Com tudo isto, tenho tido dificuldades em gerir o meu apetite... continuo nos 52,6Kg com medo de engordar... Enfim. Melhores dias virão.

Beijos e abreijos

5 comentários:

  1. Ola Teresa, como sempre acompanho e venho sempre a procura das suas publicações , embora mts vezes não comente gosto mt de a ler e cada vez mais se confirma q a Teresa é uma mulher de fibra, so de ler a sua descrição a azafama dos seus dias q stress,q nunca lhe falte condição física e psicológica para continuar o seu percurso e muita força para esta situação com o seu irmão, Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É bom de vez em quando ter o vosso feedback!
      Beijinho grande para si também

      Eliminar
  2. Um beijinho, Teresa.
    Desejo-lhe toda a força para conseguir superar este momento difícil e conseguir continuar a cuidar de si.
    Bem sei como é difícil. Não atravesso um momento tão delicado como a Teresa, mas outras "conjunturas" já me fizeram voltar a engordar. Até tenho medo de me pesar, mas uns cinco quilos a mais já cá estão alojados com toda a certeza. Há roupa que já nem me serve... e estou sem força para voltar aos eixos.
    Beijinho

    ResponderEliminar