quinta-feira, 20 de junho de 2013

SUMMER CHALLENGE, dieta e mudanças

Já vos disse que tenho saudades vossas? Não? É verdade J

Em relação à dieta não tenho muita coisa a dizer. Tenho comido 1 pão integral ou de mistura ao pequeno-almoço (com manteiga magra ou com queijo) + 1 café comprido; a meio da manhã tenho bebido 1 iogurte e comido 2 bolachas maria ou cerejas; ao almoço tenho comido sopa e salda de tomate com atum ou ovo cozido. À tarde tenho comido 1 peça de fruta + 2 bolachas e de vez em quando também bebo 1 iogurte (sobretudo nos dias que vou para o ginásio). À noite, bem, à noite tenho comido sopa. Há dias acompanhei com 1 sandes de tomate e queijo; no outro dia fiz filetes de sardinha e foi só o que comi… Relativamente a exageros não têm sido muito, apenas o suficiente para manter o peso. É verdade, pesei-me, quase ao fim de 1 mês: 62Kg! Vou ficar aqui para sempre… Aos fins-de-semana tenho feito algumas asneiras (bebo minis e caipirinhas; abuso no pão molhado em azeite e queijo). Fui comer UMA fartura às Fontainhas e basicamente foi isto… Não tenho comido mais hidratos de carbono além destes… Asneiras pecaminosas também as fiz: houve 2 ou 3 dias que antes de dormir comi 2 colheres de chocolate em pó Nesquick, porque não tinha mesmo mais nada e estava necessitada! É naquelas horas que nos dá a louca e vai o que aparecer à frente ou procuramos até encontrar algo que satisfaça a nossa gula. Enfim…

Ontem por breves palavras disse que a minha vida ia mudar e vai. A vida, as mobílias, os tarecos, etc. Também é verdade que acabei de mudar de casa a 29 de Março mas espera-me uma nova mudança no fim do próximo mês, se tudo correr bem!

De facto este tem sido um dos assuntos que mais me consumiu este ano: A CASA! Entrei em 2013
com a notícia de que a minha inquilina ia sair; o meu ex-marido ficou na mesma data desempregado e a casa que nos une tinha de continuar a ser paga. A solução foi mudar-me para lá até conseguir alugá-la novamente. Demoramos 6 meses até arranjar novos inquilinos e é quase certo que já os consegui. Mas mudanças implicam também outras decisões mais profundas e
também essas me têm consumido a alma. São essas MUDANÇAS que me deixam ansiosa e preocupada; perdida e receosa; amedrontada e dificultada… Quero e não quero; sei e não sei; faço e não faço; sinto e não sinto… É nestas alturas que tenho saudades dos meus 20 anos, altura em que tinha todas as certezas do mundo em relação à vida e ambições para o futuro. Hoje, tenho muito mais conhecimento e termos de comparação para saber o que quero e o que não quero; para saber as dificuldades do dia-a-dia e as coisas possíveis ou não de partilhar.


O Principesco sabe, já lhos disse, todos os meus receios de uma vida a quatro… Ambos temos filhas, de feitios, personalidades, temperamentos COMPLETAMENTE diferentes; uma mais madura que outra, e cada uma com a sua capacidade de amar à sua maneira; partilhar à sua maneira; recear à sua maneira que obviamente vão influenciar o nosso dia-a-dia.

Moro sozinha com a minha princesa há quase 5 anos e como eu costumo dizer sou uma mãe chata, muito chata, mas mesmo assim tenho uma filha que diz de coração que me ama! Refilo com ela; sou má; educo-a da forma que eu acho correcta e no fundo ela é uma criança como todas as outras: amua; fala alto; é chata quando quer mas também é doce e meiga e carinhosa e bem educada… Obviamente o meu tratamento com a princesa do principesco não poderá ser igual… Não serei mãe, serei uma espécie de madrasta… Não a posso educar porque para isso ela terá lá o pai e tem a mãe… Terei de ser amiga com algumas limitações e obrigações… Mas depois, depois há aquelas coisas que nós sabemos que nos tiram do sério! Quando são nossos filhos damos-lhes dois berros ou aplicamos um castigo e a coisa resolve-se, mas quando são os filhos dos outros, mesmo o ‘outro’ tratando-se do nosso parceiro, não é a mesma coisa! Não lhe posso dar um berro como daria à minha… Apenas posso estabelecer limites e… não sei! Tenho medo que neste sector da educação hajam choques que prejudiquem a relação… Tenho medo de mim e da minha capacidade de tolerância… Tenho medo de não aguentar… Tenho medo de me apetecer desistir… Tenho medo de não ser capaz mas o meu medo maior é o medo de não ser feliz!
Sem experimentar é certo que nunca saberei, mas é uma decisão com uma responsabilidade acrescida porque envolve crianças, as nossas crianças que se dão como todas as outras. Não são as melhores amigas e de vez em quando até andam chateadas mas são as nossas filhas e também fazem tudo para nos ver felizes… Nós também as queremos bem e felizes… Hoje em dia, quem é que não deseja ser feliz?

Muito brevemente saberei o que o meu coração decidiu… Ser ou não ser; fazer ou não fazer, eis a questão… E quer queiramos, quer não, estas preocupações e ansiedades condicionam a nossa vida em tudo, no bem estar; no dormir; no comer… Esta era uma das razões ‘ocultas’ que faziam parte do meu descontrolo emocional, que muitas vezes me levava a comer o que não devia, a horas que não podia… 

Beijos e abreijos em todas vocês e amanhã já é sexta!

Obs: gente do Porto, sábado vai haver uma aula grátis de Zumba no Parque da Lipor, às 15h30, dada pelo meu professor, Filipe Santos!... Vejam aqui

Teresa B. aspirante a 'Roquette'

6 comentários:

  1. Querida Teresa,

    Como a compreendo!
    São muitas vezes as emoções associadas às mudanças da vida que nos tolhem as boas intenções... E talvez haja alturas da vida melhores para fazer dieta, outras menos boas!
    Continuo sem me pesar! Tenho comido regradamente, sei que estou mais magra porque já notei na roupa... Mas não sei números, e como não me peso também ando menos ansiosa, e isso ajuda... Devagarinho vamos lá, nem que seja de gatas, como diz a Paula Duarte :)). E dou-lhe os parabéns pela persistência, realmente pela foto não parece precisar de perder peso, mas é o que nós já sabemos não é :)?
    Admiro o que está a fazer pela sua sobrinha e também já dei o meu contributo, espero que ela leia. E também penso que está a agir corretamente com a sua filha! Elas vão agradecer-lhe um dia :).
    Em relação às suas mudanças, coragem. "Quem muda Deus ajuda", como se costuma dizer! Tenha fé que tudo vai correr bem!

    Não me posso alongar mais que os estudos chamam por mim, mas não consegui deixar de vir cá dar uns incentivos.

    Um grande beijinho para todas :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Daniela!! Espero que os estudos estejam a correr bem!

      Parabéns pela conquista... devagar se vai ao longe e pela roupa de facto nós controlamos minimamente as coisas. Eu ando super híper mega preguiçosa para cozinhar e em nada me ajuda...

      Tenho de recomeçar mas para isso tenho de me sentir preparada...

      Beijinhos linda e sim, Deus vai-me ajudar :)

      Eliminar
  2. Boa noite Teresa....
    Tb ja tive esse receio pois tenho dois filhos de uma relacao que acabou a quase 7 anos, em 2010 voltei a juntar com uma pessoa mas o meu filho mais velho e ele nao se davam mesmo nada bem e eu ali no meio sem poder tomar partido de um lado o meu filho do outro o meu companheiro. Ele arranjou tranalho fora da cidsde e so voltava ao fim de semana pensei eu que as coisas fossem correr melhor enganei me. Em janeiro de 2012 foi em trabalho pra belgica. E so voltou em julho nao sera preciso dizer que relacao como casal estava por um fio e com os miudos igual, afastamo nos ainda mais depois dessas ferias, ate que me cansei e em janeiro deste ano terminamos tudo ..faz agora 2 anos que fui para o desemprego e nao consegui arranjr nada e pra ezse senhor ezse era motivio sufiente pra dizer que eu nao era mulher pra estar ao lado dele... acabou tudo aquele dia.. nao fez falta..
    Pq no meio desta confusao reencomtrei uma pessoa que havia conhecido ha uns anos atras e de quem eu me havia afastado por nao querer mudancas e relacionamento serio na altura, so voltamos a falar com a condicao de sermos apenas amigos mas quamdo dei por mim nao era so amizade. Depois de uma conversa pra por mos tudo no sitio resolvemos comecar a namorar, messmo sabendo que mais tarde ou mais cedo esta relacao ia implicar muitas mudancas na minha vida a maior delas mudar para Franca.....
    Parto daqui a uns dias dia 29 deste mes la vou eu a caminho da felicidade( espero que sim) estou a brincar tenho a certeza.... esperou por mim 4 anos e os meus filhos adoram no o mais velho fala com ele de tudo...quanto a educacao dos miudos ja percebemos cpmo fazer ambos concorda mos nisso. Se nao acontecer nao vou falar na frente deles isso ia desautoriza lo ma frente deles. Ja fazemos planos de casar e ter filhos em comum ....
    Com isto tudo Teresa acho que deve arriscar nao misture a educacao das princesas com a sua relacao com o princepesco enquanto o fizerem manten a saudavel. Como diz a Daniela quem muda deus ajuda...

    Mto boa sorte mtos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera! Grande mulher...

      Costuma-se dizer que Deus escreve certo por linhas tortas... Talvez este casamento já lhe estivesse destinado mas não significa que não tivesse de passar por tudo o que passou para se tornar ainda mais forte!

      Espero que depois tenha tempo para 'nos visitar' de vez em quando! Espero que essa mudança de vida corresponda às vossas expectativas e sobretudo que seja muito, muito feliz!

      A minha decisão também já está tomada (foi tomada em conjunto) e vamos avançar :)

      Ai ai... pode ser que estas mudanças nos tragam tranquilidade à nossa vida, certo?

      Beijo muito grande e toda a sorte do MUNDO!!!!

      Eliminar
  3. Bom dia Teresa,
    A vida é como as marés, as vezes está cheia ou por vezes está bazia, o futuro não podemos advinhar... mas a minha mensagem é daqui alguns anos não fique com pena de não ter tentado, embora temos a consciência que nada é facil (como tudo na vida). Eu também sou assim quero ter tudo bem definido na minha vida, mas não é possivel o desconhecido e terrível e temos que tirar mais partido do presente e deixar o futuro para o futuro... bjs e pense com o coraçao, vai ver que a ansiedade vai melhorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!!

      É verdade Paula, tem toda a razão! Não podemos adivinhar mas também se o fizéssemos a vida não seria igual...

      Já decidimos e vamos arriscar por isso as mudanças serão para breve...

      Também acredito que depois vá ter mais tranquilidade... Há coisas que quando partilhadas custam menos e o Principesco já aprendeu a conhecer-me e a sossegar o meu espírito (só não conseguiu ainda evitar os meus pesadelos... LOLOLOL espero que passem pelo menos com a mudança de casa ihihihihi senão fico muito chata de aturar...LOLOL

      Beijooooooo grande para si e obrigada pelas suas palavras!!!

      Eliminar