terça-feira, 18 de junho de 2013

Para a minha Sobrinha, com a VOSSA ajuda

Temos falado de peso; excesso de peso; sentimentos; frustrações mas também de coragem; determinação; ajuda; inspiração e luta constante!

A minha sobrinha é uma menina linda com 15 aninhos, mas que sofre de problemas de peso desde que me lembro. Sempre foi bonita e ela e os irmãos sempre foram uns bons garfos! Os irmãos, rapazes, cresceram para cima e um por um motivo; outro por outro, conseguir ficar com um peso saudável e hoje são magros. A minha Lau, desde que ficou menstruada, ainda ficou mais pesada… A Lau enquadra-se nas tabelas de obesidade (mede aproximadamente 1m55m e pesa 80 kg e qualquer coisa, se não estou enganada). A mãe da Lau, a minha irmã mais velha, é uma EXCELENTE cozinheira e torna qualquer dieta mais difícil.

Depois ainda há outros pontos que não abonam a favor dela: retenção de líquidos; prisão de ventre e preguiça! A Lau é uma adepta do sofá, enquanto o irmão adora jogar à bola na rua. Os meus sobrinhos gozam-me porque nos últimos anos a frase que mais ouviram da minha boca foi: 2ª feira vou começar a fazer dieta! Passou a ser tema de galhofa porque é mesmo impossível resistir às coisas que a minha irmã faz…

Hoje conversava com a minha irmã sobre a minha princesa que engordou 5kg desde que se tornou mulher! Disse-lhe que tinha marcado uma consulta no médico para fazer análises e para ele me dizer o que acha do peso versus estatura dela. Não quero que a minha filha sofra lo mesmo que eu por isso tenho de tomar conta deste assunto rapidamente! Ela também sempre teve tendência para engordar e eu sempre consegui ajustar as coisas mas eles crescem, tornam-se mais independentes e cada vez é mais difícil ter mão neles. A nossa despensa só pode ter coisas saudáveis e os lanches que lhes mandamos idem! O meu problema é o pão que é colocado à descrição no ATL e eles comem 1, 2, 3 ou até mais pães numa tarde! Acaba por ser uma luta inglória porque é quase um boicote ao nosso esforço. Levá-la ao médico e ela ouvir da boca dele que tem de controlar a boquinha foi o meu primeiro passo para evitar que ela venha a sofrer de peso a mais…

Na sequência desta conversa fiquei a saber que a minha Lau também está mais gorda… A juntar a isto somem-lhe as férias que se avizinham o que corresponde a muitas horas no sofá e muitas horas em casa a ver o que pode comer!

Lembrei-me de lhe emprestar o 1º livro da Ágata Roquete e vou convidá-la a vir aqui ao blog… Pensei que juntas a pudéssemos ajudar e incentivar a começar um regime alimentar… Por outro lado ela tem a vantagem de ser a mãe a cozinhar e a minha irmã está convencida e determinada a ajudá-la, mas ela precisa de querer, certo? Acho que isto pode ser um arranque… Procurar inspiração, motivação! Perceber que não está sozinha e que há muitas mais pessoas a sentir o mesmo que ela deve sentir…

Nestas alturas sinto-me mal com uma série de coisas que penso… penso que sou mal-agradecida pela saúde que tenho; pela aparência que ainda leva muita gente a dizer-me que sou bonita… Há tanta gente que certamente trocava um dia da vida delas para se sentirem na nossa pele… mas depois, depois não tenho culpa de me sentir assim, vocês sabem e compreendem-me melhor que ninguém!

Vamos ajudar a Lau? Dar-lhe conselhos e dicas de como evitar os assaltos ao frigorífico durante a noite? De como combater a prostração que a leva a horas continuadas no sofá?

Lau, linda, sobrinha do meu coração, nós todas (depois vais perceber quem são) vamos estar cá para te ajudar e aconselhar nesta luta que é nossa, mas também pode ser tua… pela tua saúde, pela tua beleza, pela tua vida imensa que ainda tens pela frente! Já és uma mulherzinha e neste grupo vais encontrar mães, raparigas, que todos os dias passam as mesmas angústias que tu e nesta partilha de palavras, vamo-nos ajudando diariamente neste espaço que é meu, teu e nosso!

A tua tia,

Teresa B. aspirante a ‘Roquete’

6 comentários:

  1. Bom dia Teresa....
    Todas sabemos que pra levar esta ou qualquer outra dieta pra frente tem que se ter força e motivaçao, e espero que a Lau e mtas outras pessoas que aqui entram a encontrem a mim tem me ajudado pq quando sinto mais embaixo venho aqui e leio os testemunhos de todas e ajuda. E quando estou prestss a fazer asneira lembro do desafio e la me controlo......

    Agora pra ti Lau....
    Eu sou a Vera e tenho 30 anos tenho dois filhotes um com 11 e outro com 7. Desde pequena sempre tive alguns problemas com o peso mas foi depois da gravidez do meu primeiro filho que passei acima dos 80 e por la fiquei durante mtos anos..... ha mais o menos tres anos fiz uma dieta no medico de familia na altura tinha 85 kg e cheguei aos 78kg mas nao andei por la mto tempo a minha vida mudou naquela altura e voltei a ganhar tudo e mais uns quantos..... ate Abril deste ano apos ver uma entrevista da doutora Agata e depois disso encontrei o blogue da tua tia e um grupo de pessoas que passavam o mesmo que eu, sentiam o mesmo e me entendiam. Comecei se nao me engano dia 21 de Abril com 95.2 kg la me fui aguentando sem grandes asneiras e fui perdendo peso se fores ver os posts vais perceber que nem sempre e facil ( ja era pra ter perdido mais mas melhor que nada) ja perdi 6 kg. Tem dias que custa mais e la se faz uma asneira mas o mais importante e ficar por ali e depois continuar. Eu sempre disse que nao me importava com o peso e o corpo que tenho mas e mentira claro que importo pq custa ir as compras e nao encontrar nada que nos fique bem ou sentirmo nos apertadas nas roupas e perceber que as unicas que servem vao deixar pq engordamos mais um pouco. Entao Lau como podes ver voltei novamente a fase 1 da dieta da doutora Agata se quiseres aceitar o meu desafio e juntares te a mim, garanto que compensa o esforço ver as roupas ficar largas e acentar melhor...... ca esperamos por ti

    Beijinhos e mta força

    ResponderEliminar
  2. Paula (a de sempre) :D19 de junho de 2013 às 14:58

    Olá Teresa! e Olá Lau!

    Bem-vinda ao nosso grupo de "entre-ajuda virtual" :)

    Eu tenho 45anos e dois filhos, uma com 7 e outro com 10 anos e tb tive problemas de excesso de peso em criança e principalmente no inicio da adolescencia (11/12 anos) mas depois cresci rapidamente e o peso normalizou.

    Entretanto fui lutando sempre com o peso e oscilando mas dentro de um peso considerado normal para a minha altura. Perto dos 28 anos comecei a trabalhar por turnos e desregulei as minhas refeições totalmente, o que me fez engordar 12 kilos num ano, a partir daí fui sempre aumentando 1 ou 2 kilos por ano até chegar aos 79 kilos. Isto a viver sempre em dieta...ou seja sempre a sentir-me mal porque comia alguma coisa que não devia, mas a não conseguir evitar fazê-lo.

    A cerca de 2 anos e pouco, decidi que não podia continuar a engordar, pois senão chego aos 80 com 160 kilos, e começei a fazer caminhadas diárias (durante a semana, descansando ao fds) e a ter cuidado com a alimentação e perdi 10 kilos num ano. Dp tive conhecimento da dieta da Dra Agata e comecei a fazê-la perdendo mais 7 kilos (3,5k no 1ªmês e o restante no decorrer do ano).

    Portanto de 79 kilos cheguei aos 61 kilos sensivelmente, mas desde Dezembro que não consigo baixar mais, e ainda precisava de mais uns 5 kilos pelo menos. Tenho andado numa luta diária, tal como a tua tia :) , e a oscilar entre os 63 e os 61 kilos.

    O que te posso dizer é que é mt dificil mas tb é mt compensador quando vemos o peso a baixar...temos que ter mt força de vontade e querer emagrecer para nos sentirmos melhor, com o nosso corpo, com a roupas que vestimos e com o nosso bem estar fisico (é mais facil fazer tudo qd estamos mais leves).

    Relativamente a fazeres dieta com a tua idade, deves fazê-lo com supervisão de adultos que te orientem. Não faças dietas loucas que prometem emagrecer mt em pouco tempo, pois ele dp volta todo novamente.Tenta comer bem às refeições principais mas poucos hidratos de carbono e mts legumes.

    Não te aconselho a dieta dos 31 dias, pois na tua idade os hc são necessários para o teu desenvolvimento, se quiseres podes fazer apenas a fase 3, e ao fds escolhe o teu dia da asneira e aproveita para matares saudades do que mais gostas...pede ajuda à tua tia que ela sabe bem ;)

    Qd tiveres duvidas ou quizeres partilhar alguma coisa sobre o que sentes em relação à dieta, ao peso, ou outro assunto qq estamos todas aqui para te "ler" e "conversar" contigo.

    Vou aproveitar para te dizer que é mt mais facil emagreceres com 15 anos (embora agora te possa parecer impossivel) do que com a minha idade...mas eu não vou disitir e gostava mt de saber que tu tb estás a conseguir.

    Vamos Lau, junta-te a nós e força, já sabes são 6 dias a comer saudavelmente e 1 de asneiras :)

    Um beijinho para ti e outro para a Teresa.

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde paula...
      Tem toda a razao sobre os hc esqueci que a lau so tem 15 anos..
      Mesmo assim pode ser seguida por um nutricionosta a no caso dela sera melhor pode demorar mais um pouco pq mantem se os hidratos de carbono mas em menos quantidade ... mas vale na mesma a pena beijonhos

      Eliminar
  3. Boa tarde,
    eu sei o que é ser adolescente e ter excesso de peso, eu sou um pouquinho mais alta qua a Lau 1.63 e pesava 80kg aos 17 anos mesmo praticando Karaté 2 vezes por semana corria 1 dia por semana, despois fui para a faculdade deixei o desporto, fui viver sozinha e comia o que queria, á hora que queria e engordei 30kg aos 25 pesava 112kg, toda a roupa ficava mal e era deprimente ver fotografias antigas.. comecei a dieta da Drª Ágata roquette e já perdi mais de 5kg em pouco mais de um mês. A minha mãe sempre me chatiou para fazer dieta mas eu nunca a ouvi, realmente tem de partir de nós, as pessoas á nossa volta podem -nos dizer tudo e nós até sabemos que é para o nosso bem, mas se nós não quisermos nem vale a pena tentar. Espero que tu queiras! Se quiseres falar do que for podes passar no meu blog http://okidoukis.blogs.sapo.pt/ , que eu sei que é mais fácil falarmos com quem não nos conhece, porque não damos a cara e nínguém nos julga. Muito boa sorte Lau

    ResponderEliminar
  4. Olá meninas, obrigada a todas pelas vossas palavras!

    Uma coisa já sei: a Lau já nos leu!

    Agora resta-nos esperar e ver se conseguimos que ela dê o 1º passo. Acredito nela e acredito em nós!

    Esqueci-me de mencionar no texto que ela já foi seguida anos a fio por uma nutricionista no Hospital de S. João, o problema é que de consulta para consulta ela pesava mais... Não sei se da 'pressão' para emagrecer ou se do metabolismo dela...

    É certo que falamos duma criança grande, mas que sem dúvida ainda precisa de todos os nutrientes porque ainda está em crescimento, por isso não pode cortar os HC como nós! mas, para a ajudar, tem a mãe que também sabe imenso sobre dietas e quais as necessidades dela. Só falta ela querer, enquanto isso não acontecer, nada surtirá efeito...

    Mas um dia, e espero que em breve, ela vai fazer o clik e vai conseguir arrancar por vontade própria, certo?

    Beijinhos a todas e MUITO, MUITO OBRIGADA

    ResponderEliminar
  5. Querida Lau,

    Sou talvez a pessoa com idade mais próxima à tua que frequenta este blog!
    Tenho 22 anos, sou estudante (ando na faculdade) e vivo sozinha, longe dos meus pais desde os 18 anos, porque na cidade onde nasci (no interior de Portugal)não existe o curso que estou a tirar, que é na área da saúde.
    Sempre tive problemas de peso. Não me lembro de alguma vez na vida me ter sentido bem com o meu corpo, sempre fui uma criança gordinha e que gostava muito de comer, e fui-me apercebendo do corpo com que estava a ficar por receber comentários das pessoas na rua... A minha mãe é uma excelente cozinheira, tal como a tua, e nunca me incentivou a fazer dieta (bem pelo contrário) e sempre achou que eu ficava muito bem assim gordinha! E pronto, fui crescendo sem fazer nada para mudar a minha imagem, sempre condicionada pela baixa autoestima. As minhas amigas tinham namorados, eu não. Elas vestiam roupa gira e eram elogiadas, eu não. Elas conseguiam fazer o pino na aula de educação física, eu nem a roda.
    E foi quando saí de casa dos meus pais para vir estudar para o Porto que tudo se complicou... Comecei a comer ainda mais pelo vazio emocional que sentia, com saudades de casa e tudo novo a acontecer, e a adicionar à minha constituição naturalmente larga e grande (tenho 1,69m) engordei cerca de 8 kg em menos de 9 meses... Foi só aí que me deu o click!! Procurei uma nutricionista, perdi algum peso, e não continuei a engordar (que era o que teria acontecido se não tivesse ido...) :). A somar a tudo isto tenho uma propensão a engordar natural, porque tenho Síndrome de Ovário Poliquístico. Foi-me diagnosticado aos 16 anos e afeta cada pessoa de forma diferente, mas para além da vontade enorme de comer doces ainda favorece a deposição de gordura, já viste bem ?!
    Arrependi-me de não ter feito esse click bem antes, bem mais cedo, talvez não tivesse que passar por tanto até agora... Por isso pensa bem neste incentivo que estás a receber, pensa com carinho, e pensa em ti! Só há duas razões válidas para perder peso: para a nossa saúde, e para a nossa auto-imagem ser positiva. Pelo que a tua tia escreveu o teu Índice de Massa Corporal é superior a 30, o que significa que pode afetar a tua saúde (e sim, mesmo com apenas 15 anos). Em relação à auto-imagem, não sei o que sentes, podes até sentir-te muito bem porque acredito que sejas uma rapariga linda!!
    Sabes Lau, cada vez que visto um biquíni as lágrimas caem-me e sofro muito, porque não gosto de me ver ao espelho. Já passei muitos verões "escondida" e com muito menos diversão do que deveria por causa disto! E somos muito novas, com muita vida pela frente para aproveitar, para deixar que isto nos aconteça. Por isso continuo a lutar, ainda que seja difícil, ainda que já tenha feito dieta e desistido muitas vezes.
    Agora estou a aprender a comer, com conta peso e medida, com uma asneirita de vez em quando porque também é preciso. E não posso seguir a dieta da Dra. Ágata, como hidratos de carbono a todas as refeições, porque somos estudantes precisamos, para o nosso cérebro funcionar corretamente! Mas fazer exercício físico e alimentarmo-nos bem, com o que o nosso corpo precisa realmente, faz-nos logo sentir melhor, por dentro e por fora! Não é querer ser magras porque SIM... É querer sentirmo-nos bem, mais saudáveis e felizes.

    Por isso pensa, toma o teu tempo, e introduz as mudanças devagarinho... Não penses "amanhã começo a dieta", pensa "HOJE, nesta refeição, nesta caminhada, vou dar o primeiro passo para uma vida melhor". Comigo está a resultar, força para ti, vais ver que és capaz! Está nas tuas mãos e nós estamos aqui para o que precisares :).

    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar