terça-feira, 23 de junho de 2015

SÃO JOÃO do Porto, 2015

Por cá organiza-se a festa, termina-se a lista de compras, adianta-se tudo para sair mais cedo e ir para casa tratar do jantar. Este ano, mais uma vez, vou passar o S. João em casa com a minha mãe, os pais do Principesco, a Tia e a Princesa mais nova. A minha Princesa foi para o pai e vai passar a noite com os primos. Depois do jantar vamos à baixa ver o fogo-de-artifício; lançar um balão e passear pelas ruas da cidade até não podermos mais; costumamos andar a pé entre 6 a 8 horas, porque o giro é ir parando nos sítios onde há bailes a decorrer, juntarmo-nos à festa e darmos um pezinho de dança. Os sítios habituais por onde costumamos passar são a Ribeira do Porto; Miragaia e terminamos nas Fontainhas, Praça da Alegria, por ali (o que não falta são bailaricos; bifanas; sardinhas assadas; farturas e muita cerveja!).
Imagem daqui

Amanhã é dia de almoçar nos sogrinhos (para comer o habitual cabrito) e de tarde vamos ver a Regata dos Barcos Rabelos:
Uma vez por ano estes barcos históricos com as suas deslumbrantes velas desfraldadas ao vento, navegam desde a Foz do Rio Douro, do Cabedelo até à ponte D. Luíz I, num espectáculo de rara e invulgar beleza e significado.
No final da Regata, proceder-se-á à entrega do prémio ao Campeão, no largo das Caves Sandeman, num ambiente de Festa e Partilha com a população, onde não falta a participação de colectividades locais, o folclore e os cantares aos desafio. Tudo termina com um Jantar Convívio com todos os tripulantes das embarcações a realizar, igualmente, nas Caves Sandeman.


Por hoje é tudo, e resta-me desejar-vos um bom S. João para quem o vem celebrar connosco! A todos os outros desejo-vos um dia igualmente bom!



Sem comentários:

Enviar um comentário