terça-feira, 30 de setembro de 2014

O exercício aliviou-me a 'FLU' e a Alma

Antes de mais obrigada a todas pelos mimos! Gosto-vos!

Ontem saí do trabalha feita num farrapo. À noite íamos ser apenas 4 para o jantar (como a minha vida muda... APENAS 4 LOLOLOL), sendo que a minha mãe já foi embora e só volta em Dezembro, e a princesa mais velha foi ao dentista e depois acabou por ficar com o pai. Restava eu; Principesco; Princesa mais nova e o meu irmão. Para o jantar tinha sopa de espinafres e resolvi fazer um jantar simples: bifes grelhados com esparguete e salada de alface. Sim, continuo a ter de fazer hidratos por causa do meu mano.

Saí e fui buscar a princesa. Tinha imensas dúvidas se conseguiria ir ao ginásio e o Principesco insistiu para que eu fosse. Fomos a casa adiantar as coisas e levei a princesa comigo, depois o pai apanhou-a. Comecei o meu treino habitual na elíptica e a verdade é que acabei por me render ao exercício. Fui buscar energia à banana que tinha comido antes, comprada na mercearia a caminho do ginásio uma vez que como nem tinha fome, me tinha esquecido de lanchar (eu sou daquelas que odiaria fazer figuras tristes no ginásio por falta de açúcar por isso sou incapaz de fazer algum treino sem comer!).

O que é certo, é que o exercício me aliviou a alma da gripe e também de alguma tristeza que sentia. Fiquei mais bem-disposta; mais leve, airosa e sorridente. No fim do treino senti uns nós/dores na garganta, um misto de dor e arrepios mas a coisa compôs-se até me deitar. Hoje já não sinto aquele zumbido na cabeça nem me sinto febril. Apenas me sinto derreter e sem força para me arrastar por causa do calor que se sente aqui no escritório… Siga…

Amanhã o meu irmão vai ser internado novamente para colocação da PEG. Vamos ver como corre, mas cada dia tenho menos fé; cada dia que passa percebo que a preocupação dele é beber e fumar; fumar e beber! Quando me zango com ele apenas me diz: ‘um dia paro com tudo, não te preocupes!’. Respondo-lhe ‘também eu, ninguém é eterno!’ Palerma, só com um trapo molhado na cara (e acredito que nem assim). Não acredito que ele vá sequer ponderar a hipótese de ficar numa unidade de cuidados continuados como devia, e temo pelo que possa estar para vir…

O facto de a colocação da PEG ter sido adiada, implicou também o adiamento do começo da quimio. No dia 17 de Agosto quando ele foi pela 1.ª vez à urgência tinha apenas um papo no lado direito, agora já tem um papo do lado direito; um do lado esquerdo e ferida nos dois… Ao que parece já são 2 feridas de cada lado que sangram e precisam ser drenadas. Horrível, enfim :(

Sobre comidas: fiz uma sopa de peixe simplesmente deliciosa este fim-de-semana. Inspirei-me nesta receita do blog ‘Cinco Quartos de Laranja’ mas não coloquei os coentros (substitui por salsa, que tem um aroma mais suave) nem os ovos. Usei 3 postas de pescada e 1 rabo; 2 sardinhas e 1 posta de bacalhau. Quando juntei o peixe ao caldo adicionei ainda miolo de camarão congelado. Não tirei fotos, fica para uma próxima!

Deixo-vos com a receita da laranjinha:

Ingredientes:
500 g de rabos de pescada congelados
1 cebola
2 dentes de alho
1 dl de azeite
225 g de batata
400 g de curgete
150 g de cenoura
200 g de tomate maduro
1,7 L de caldo de cozer o peixe
200 g de massa cotovelos
2 ovos
10 g de coentros
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cozer os rabos de pescada, depois de descongelados, em água temperada com sal. Depois de cozida, reservar o caldo de cozedura.
2. Limpar o peixe de peles e espinhas.
3. Numa panela, refogar em azeite a cebola e os dentes de alho picados.
4. Descascar e cortar em pedaços a batata, a curgete, a cenoura e o tomate.
5. Assim que a cebola quebrar, adicionar os legumes cortados e regá-los com o caldo de cozedura do peixe.
6. Temperar com sal e pimenta preta a gosto.
7. Quando os legumes estiveram cozidos, com uma varinha mágica, reduzi-los a puré.
8. Juntar o peixe e a massa cotovelos.
9. Quando a massa estiver cozida, adicionar os ovos batidos. Mexer.
10. Retirar do lume e juntar os coentros picados.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

FLU

A flu is coming...

Hoje era assim que me apetecia estar, com uma caneca de chá e uma cama...

Ah, e o peso de hoje era de 52,3Kg.

Abreijossssssss





sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CINEMA; MANO; AVENTURAS NA COZINHA

Bem hoje tenho imensas coisas para vos contar.

1.º - Cinema
Na quarta fui ver o filme ‘Num Outro Tom’. Estava ansiosa e já tinha lido algumas críticas sobre o mesmo que me deixaram ainda mais ansiosa. Resultado, o filme ficou aquém das minhas expectativas pelo que vim embora um pouco desgostosa. Não vos vou dizer que não gostei, gostei imenso mas faltou-me algo; faltou-me a sensação de ‘coração cheio’. Com tudo isto não quer dizer que não vejam o filme porque estou certa que vão gostar, só vos digo para não criarem tantas expectativas como eu.

2.º - Mano
Na quarta-feira foi internado para colocação da PEG agendada para ontem. Ainda na quarta teve consulta de estomatologia onde após um raio-x, o médico chegou á conclusão que tinha de tirar 8 dentes. Sim, leram bem, 8! E tirou, todos naquela tarde… Ontem de manhã fui ao hospital falar com a assistente social e já lá estava quando ele me ligou a dizer que tinha tido alta. Era greve dos enfermeiros e a colocação da PEG foi adiada. Obviamente que com isto o início dos tratamentos também ficou sujeito a alteração. No entanto, o hospital tem sido incansável e com uma capacidade de resposta que todos os dias me surpreende pela positiva. Dia 1 vai ser novamente internado para colocação da PEG; dia 8 vai colocar o cateter; dia 9 começa a quimio. Vamos ver como é que as coisas correm até lá.
Entretanto ontem, ele jantou lá em casa. Vinha sonolento e tão baralhado que pensei que estava alcoolizado, estava a tentar explicar-lhe os novos agendamentos até que lhe disse: quando estiveres sóbrio falamos! Contudo a minha mãe disse-me que ele estava baralhado, mas achava que não era do álcool… Até senti alguns remorsos. Será que foi da medicação para não entrar em abstinência? Será que bebeu apenas 1 cerveja e ficou assim? Não sei… Não sei mesmo.

3.º - Aventuras na cozinha
Já sabem que sou viciada nas sementes e já tenho imensos seguidores no consumo das mesmas. Ora vejam o aspecto das sementes de abóbora e girassol, torradas com azeite e sal:


Ficam deliciosas e são óptimas para polvilhar saladas ou para juntar a um creme de legumes.

Entretanto já há algum tempo que ando a ver receitas de granola. procurei as mais variadas receitas e acabei por fazer a minha própria receita com o que tinha em casa. O cheirinho disto no forno é quase tão bom como o cheirinho do Natal, e confesso que ficou deliciosa para primeira vez. Partilho receita na minha página de receitas, aqui.



De resto, ando meia febril (com febre entre os 37 e os 38ºC). Para mim tudo o que seja acima dos 36, 36,5ºC já é febre. Sou daquelas pessoas dos 8 e dos 80, tanto faço febre muito baixa, como febre demasiado alta. Só me chateia o mau estar geral que sinto durante o dia, o peso nos olhos e na cabeça e uma vontade avassaladora para dormir. Espero melhoras que isto de andar doente não é para mim.

Beijos e abreijos com votos de um excelente fim-de-semana para todas/todos

Peso do dia

É de ficar assim a modos que, sem saber o que dizer. Esta semana a balança pregou-me partidas, ora vejam:
Quarta-feira – 53,9Kg;
Quinta-feira – 53,1Kg
Sexta-feira – 51,6Kg


Acham normal? Hormonas, o quanto mexem com o nosso sistema… Vá-se lá perceber!!!!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Peso do dia

Bem, hoje não estou tão inchada e a balança reflectiu isso mesmo. Acusava 53,1Kg, ainda que esteja um bocado acima do pretendido, não foi tão mau quanto ontem! Isto das hormonas dá cabo do sistema de qualquer um.

Quanto ao resto, já vos conto!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CINEMA HOJE

Mais logo, num cinema perto de mim, para desanuviar a cabeça:

PAULO GONZO

Afinal, havia outro! Pois é, dia 15 de Novembro vou ao Pavilhão Multiusos de Guimarães assistir ao concerto do Paulo Gonzo! Vou ficar cara no próximo mês, vou vou!

DIA MAU

Hoje não estou nos meus melhores dias por várias razões. Em primeiro lugar porque fui levar o meu irmão ao hospital e ele ficou obviamente em stress, só de pensar nos dias que lá vai ficar! Falei com a assistente social mas agendei uma ida lá amanhã com a minha irmã mais velha, no sentido de procurarmos uma solução para ele em termos de cuidados continuados. Ele não vai querer ficar internado em nenhuma instituição pela simples razão de ser ver privado do consumo do álcool e do tabaco, mas temos de esperar acima de tudo, lhe seja colocada a PEG e ver como é que ele reage e aprende, ou não, os cuidados essências em relação a este tema. Um dia de cada vez…

Depois estou em dias pré menstruação, logo estou mais inchada e consequentemente mais pesada. A balança não está nos seus melhores dias comigo o que me anda a deixar louca. Por outro lado tenho a certeza que o simples de facto de ter regressado ao ginásio me está a fazer ganhar massa muscular. Ainda ontem tive um dia exemplar sem fazer qualquer tipo de asneira e mesmo assim a balança aumentou, de ontem para hoje, mais 400grs. Resumindo, estou com 53,9Kg à beira de um ataque de nervos! Já nem consegui tomar pequeno-almoço de tão irritada que fiquei pela manhã. Sinto as calças mais apertadas nas pernas por isso a sensação de volume persegue-me, enerva-me e não me deixa sossegar.

Pronto, vou ali tentar fazer as pazes comigo e acalmar-me que isto hoje não dá para mais.

Beijos e abreijos e fiquem bem.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

PRÓXIMO CONCERTO


É daqui a 2 meses mas a vontade de ir é imensa!

Obrigada Principesco por te lembrares 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

NOITES RITUAL 2014

Por aqui, tudo na mesma L

A minha vida continua um reboliço, com as imensas idas ao hospital, com as preocupações diárias com o meu mano mas sobretudo, com uma preocupação crescente, uma vez que ele continua a ser cliente assíduo do tasco! Não sei onde é que vamos parar, não sei mesmo. Às vezes sinto que remo um barco sozinha com o Principesco, que tem sido uma ajuda enorme e incansável neste processo. Ele tem algumas coisas que me chateiam e que por vezes me deixam à beira dum ataque de nervos, mas neste tema do meu irmão tenho de lhe tirar o chapéu porque ele tem sido mesmo TOP.

De resto, sábado de manhã fui ao ginásio e já sou capaz de fazer o treino completo sozinha, sem precisar da ajuda de outros instructores. Ontem fui ao Yoga mas como cheguei cedo ao ginásio ainda corri 15 minutos no tapete. Achei que ia ser mais doloroso do que foi. A meio da corrida deu-me a dor de burro mas acabou por passar e completei os 15 minutos tranquilamente. Fiz a aula de yoga em seguida e senti-me super bem. De tarde estive a dar a ferro até ao momento em que o meu ferro começou literalmente a fumegar e a desintegrar-se. Um susto, isso sim, um cheiro horrível a electricidade queimada que me trouxe à memória lembranças de infância do dia em que tivemos um incêndio enorme em nossa casa. Mas tudo bem, não passou de um susto e antes do jantar fomos comprar um ferro novo. Hoje vou continuar com a minha árdua tarefa de engomadeira e amanhã vou ao ginásio.

Na quarta-feira o meu irmão vai ser internado para fazer a PEG e vão tentar colocar-lhe o cateter durante este internamento para começar a quimio dia 2 de Outubro. Ainda na quarta logo de manhã cedo vai fazer um exame aos dentes e tem uma consulta em estomatologia às 14h50. A médica de oncologia diz que não pode começar a quimio com a boca naquele estado por causa das infecções. Vão tentar compor tudo nos dias que ele estiver internado, vamos ver o que conseguem… Ele só tem de fazer a parte dele mas como já referi, não está a cumprir nem dá mostras de vir a cumprir, nomeadamente deixar de fumar e deixar o álcool. A médica foi tão inflexível neste tema mas pelos vistos não foi o suficiente. No dia da consulta (6ª feira passada) ela conversava com ele e explicou-lhe TUDOOOOO mas pelo olhar dele, percebi naquele momento que tudo o que ela estava a dizer caía em saco roto… Fiquei chateada e falei com ele, apenas consegui irritá-lo, nada mais.

Enfim… ainda no fim-de-semana acabei por conseguir ir ao Pavilhão Rosa Mota às Noites Ritual: na sexta vimos o concerto dos Blind Zero e no sábado vimos o David Fonseca! Foi fixe.


Beijos e abreijos para vocês e obrigada pelas mensagens que me têm enviado! 

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

NAMORO À ESPANHOLA

Ontem à tarde fui dar plaquetas. Mais uma vez confirma-se que tenho um sangue excelente (quem diria LOLOL); a hemoglobina num valor muito bom e plaquetas nem se fala. Diz-me a médica: a menina é uma máquina de produzir plaquetas! Ihihiihhi Temos de ser bons nalguma coisa! Das últimas vezes o anticoagulante deixa-me com uma sensação estranha que piora no fim da dádiva, quando a máquina está a fazer a devolução total do sangue. Como já estou sugestionada, a sensação tem sido pior. Ontem senti a mão dormente, depois as coxas dormentes e depois uma das minhas pernas parecia que estava a ser estrangulada… Medo! Levanta poltrona; cheira álcool; bebe sumo para atenuar a sensação… Como fiquei stressada as tensões subiram pelo que acabei por ficar lá mais tempo do que devia. Nervos, estou a ficar uma esquisitinha, isso sim! De qualquer das formas não me inibe o desejo de continuar a dar, pelo que não saí do IPS sem marcar a próxima dádiva. Pode ser que corra melhor!

Entretanto o Principesco ligou-me a dizer que tinha ganho 2 bilhetes para a antestreia do filme ‘Namoro à Espanhola’. Tivemos de fazer tudo a correr, sendo que ainda íamos comprar o material escolar das miúdas. Depois do jantar lá fomos para o Norteshopping ver o filme. Nunca imaginei que ia gostar tanto, ri-me como já não me lembrava de rir e saí de lá a rir-me como uma perdida. Vínhamos no carro e eu ria-me cada vez que me lembrava de cenas do filme.


Antes de chegarmos a casa passei no meu irmão para lhe deixar um pão-de-ló. Ele adoraaaaaaaaaaaaaaa o que a minha irmã mais velha faz e como tem dificuldades em comer, sobretudo ao pequeno-almoço e lanche, lembrei-me que poderia ajudar. Ele estava com um ar esgotado, cansado e cheio de dores de cabeça (passou o dia todo naquilo). Mal o vi terminou ali o meu momento de boa disposição e voltei à realidade nua e crua. Quando me deitei não consegui conter as lágrimas a pensar nele, em como ele se deve sentir sozinho; o medo que ele pode estar a sentir; o não ter uma casa com uma família, mulher e filhos de volta dele, parte-se-me o coração. Ele tem a vida que escolheu, e infelizmente optou pelo álcool há demasiados anos atrás que o privaram do contacto connosco. Era impossível tê-lo num jantar que não ficasse bêbado e arranjasse problemas. Já vos contei que tentei de tudo para que ele fizesse uma desintoxicação mas nunca assumiu o alcoolismo, e nem hoje assume o seu passado como alcoólico. Eu penso que ele acha que o facto de só beber cerveja não faz dele alcoólico, isto porque sempre que alguém lhe pergunta se ele consumia muito, ele refere sempre que nunca bebeu bebidas brancas… Estranha a mente dele, deve ser um mecanismo de defesa. Enfim…

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Bom dia

O roxo persegue-me...
Hoje não tenho muito para vos contar, a não ser que ontem à noite fomos ao hospital por prevenção. O tumor está infelizmente a avançar a olhos vistos e já se apoderou da amígdala esquerda. Como aquilo estava na eminência de rebentar, fomos à urgência. Fizeram-lhe o penso e durante a noite acabou mesmo por abrir, sendo que agora tem ferida externa em ambos os lados. Não sei mesmo o que pensar nem há nada que eu possa fazer… Espero ansiosamente pela consulta de oncologia na sexta para perceber se continuamos à espera que lhe façam o PEG ou o que fazer.

Eu estou com dificuldades em gerir as emoções, como já vos disse. A comida neste momento não está numa boa relação comigo mas tenho de moderar. Vamos indo e vamos vendo…

Hoje é dia de dar plaquetas, da última vez que fui (há 2 meses) estava longe de imaginar que alguém tão próximo de mim estaria, nesta altura, na eminência de precisar. 


Beijos e abreijos e haja saúde para todos nós <3

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mais do meu dia e CHORO FÁCIL

É esta a minha vida agora: estou deveras sensível e por qualquer coisa me apetece chorar. Ontem chorei, mas sei que não chorei aquilo que estava a precisar, basta falarem-me num tom mais ríspido para eu ficar mais irritada, com vontade de desaparecer e ficar sozinha, mas não posso. Vou engolindo até não poder mais. Claro que depois tenho chatices com o Principesco e voltamos à velha história de muitas vezes termos alguma dificuldade em comunicar! Mas ontem, foi ontem e hoje já é um novo dia!

Consegui ir ao ginásio e quase não precisei de ajuda para decifrar alguns exercícios do meu plano de treinos. Ainda me ri porque há um específico para os glúteos que por si só já é difícil e eu, sem saber, baralhei-me e fiz com caneleiras (2Kg em cada perna porque não havia mais leves). Depois fiz o exercício certinho que era suposto ser mesmo com as ditas. Comecei com o aquecimento na elíptica e o plano diz nível 3, mas como já domino aquela máquina fiz algumas variações de nível em tempos de 30 segundos. Terminei o aquecimento quentinha e pronta para continuar. A dada altura fazia uns agachamentos com bola e olhei para o espelho… ihihihhihiih achei-me sexy assim moreninha e suada! LOLOLOLOLOL Bendito ginásio que de vez em quando me faz bem ao ego! LOL Pena não ter telefone de jeito para tirar uma foto em pleno treino, mas um dia hei de ter!

Par o jantar fiz pescada no tacho com coentros e como acompanhamento servi batata cozida; batata-doce cozida e salteei couve coração e cenoura em azeite e alho. Meninas, esta pescada é tão fácil de fazer, saudável e fica tão boaaaaaaaaaaaaaaaaa! Dou-vos a receita mas não tenho foto… tiro numa próxima, ok? Comi e soube-me tão bem, mesmo bem! Estava esfomeada com vontade de comer este mundo e o outro mas valeu-me a couve LOLOL A balança hoje acusava 52,3Kg, foi linda e portou-se muito bem. Sabe que agora travar mais uma luta com ela era pedir-me o impossível!

E foi assim o meu dia, longo, longo mas ainda fui caminhar com o Principesco depois do jantar. Estava irritada e fomos os dois meio amuados mas depois de eu chorar e ter ficado ligeiramente mais aliviada, regressamos a casa mais tranquilos.


Beijos e abreijos e espero que vocês estejam bem. Vou publicar a receita aqui.
Se entrarem por aqui já lá está!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Fim de semana DOCE

Vocês sabem que eu até gosto de cozinhar, mas fazê-lo todos os dias é algo que me cansa. Preparar comida saudável que agrade a todos dificulta mais a minha tarefa com a agravante que não costumamos consumir hidratos. Agora, tenho o meu irmão que precisa de comer bem, mesmo muito bem e tem de comer tudo: carne; peixe; arroz, massa, batatas, legumes e tudo o que o possa fazer engordar. Até aqui, tudo bem, o pior é que também ele é ‘esquisito’! Nunca gostou de comer e doente, pior! Nestes 15 dias deu para apurar que não gosta de:
. Bacalhau cozido;
. Bifes de frango e de peru;
. Carnes de porco (não pode comer);
. Alheira;
. Massa (só come esparguete);
. Legumes come muito pouco, tipo quase só alface;
. Bife só se for mal passado e feito na hora;
. Não gosta de cerelac, Nestum nem nada que seja papas;
. Doce, só gosta de marmelada;
. Bolachas, só se forem salgadas;
. Iogurtes, nem vê-los;
. Fruta, só se for fresca (do frigorífico);
. E tenho a certeza que já sei de mais coisas que de momento não me lembro! LOL

Feitas as contas, acho que vou ter de passar a fazer: carne estufada; bacalhau assado no forno também; frango assado idem… Ou seja, tudo comidas demoradas que não dão jeito a dias de semana! Isto já para não falar da sopa, sendo que a dele tem de ser uma sopa potente e a nossa, uma sopa leve. Eu esforço-me e tenho dado o litro, mas às vezes estou irritada e ninguém percebe porquê… Não me estou a queixar (é somente um desabafo), apenas sinto que não sei o que hei-de cozinhar e conciliar com a minha rotina. Hoje vou ao ginásio e só quando chegar a casa é que vou fazer o jantar, o que significa que vamos comer tarde… Amanhã é dia de fazer sopa, não uma, mas duas; mais uma refeição que dê para ele engordar e ao mesmo tempo que seja saudável para as miúdas e que seja leve para compensar os excessos das férias… Fácil não? Bem me queria parecer…

Continuando na cozinha, este fim-de-semana foi doce, doce, doce! Arranjaram-me uma abóbora, coisa pouca… Esta bebé tinha apenas 26Kg! Exacto, leram bem! Andei a mentalizar-me que tinha de fazer o doce mas a ideia de dar cabo desta ‘coisa’ fazia-me logo perder a vontade! Este fim-de-semana teve de ser, senão corria sérios riscos da abóbora apodrecer. Tirei abóbora para congelar; fiz sopa e depois de não poder congelar mais, era obrigada a gastar toda em doce: 15,5Kg de abóbora descascada e pronta a usar!  Ontem arrumei com 10,5Kg e hoje tenho lá mais 5Kg prontos a ir ao lume. Fiz:
. Doce de abóbora simples;
. Compota de abóbora com nozes;
. Compota de abóbora com amêndoa torrada;
. Compota de abóbora com canela*.

*Podem-se estar a perguntar se não coloco canela no doce de abóbora e sim, utilizo sempre canela em pau para as minhas compotas, mas o ‘doce de abóbora com canela’ leva 1 colher de sobremesa de canela em pó, que lhe muda a cor e acentua mais ainda o sabor (o Principesco adora).

Eis as fotos.
Uns escasso 26Kg

Pronta a cozinhar em lume brando

Compota em evolução

Frascos a esterelizar

Resultado final




De resto, sobre o meu irmão… na sexta fomos ao hospital falar com a médica e trouxemos novidades. Em primeiro lugar ele está demasiado fraco para começar já com os tratamentos de quimio. Se por um lado a quimio é urgente, se não começarmos o tumor avança mais do que aquilo que já está e continua inoperável. Se não se operar, não há escapatória possível… O desfecho é só um. Por isso é urgente engorda-lo para se avançar. O que a equipa decidiu é fazer-lhe para já um PEG (um buraco no estomago com uma entrada (tipo cateter), por onde se vai administrar a alimentação a seringa). Enquanto ele conseguir comer normalmente, pode fazê-lo mas depois disseram-nos que vai deixar de conseguir e é preciso continuar a alimentá-lo… A ideia deixou-o assarapantado, mas não tem alternativa. Não sabemos muito bem como será o plano alimentar depois desta intervenção mas quando for fazer isto, a equipa conta também com uma nutricionista que o/nos vai ensinar. Para já temos de aguardar que o chamem da gastroenterologia e só depois saberemos o resto. Esta intervenção implica um internamento de 3 a 5 dias, dependendo de como ele reage.

Hoje ele teve a 1.ª consulta da dor. Correu bem, a equipa é muito simpática e parecem-nos disponíveis; têm uma linha directa de uma enfermeira que se pode ligar em caso de dúvidas. Voltamos dia 29. Ainda esta semana vamos à 1.ª consulta de oncologia onde esperamos saber quais os próximos procedimentos. 

Com tudo isto, tenho tido dificuldades em gerir o meu apetite... continuo nos 52,6Kg com medo de engordar... Enfim. Melhores dias virão.

Beijos e abreijos

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

OBJECTIVOS/TREINOS

Ontem lá fui à hora marcada ter com o meu professor. Começamos pela escrita, definir objectivos; perceber o que mudou nestes meses; qual o meu grau de motivação; níveis de stress, etc. depois fomos às medições; tensão arterial, peso; medidas das pregas, anca, coxa, etc.

Em relação ao grau de motivação confessei que era reduzido, que basicamente me estava a obrigar porque a vontade de regressar era escassa. Depois nas medições pudemos concluir que tinha reduzido a minha massa gorda de 32% para 25%, apenas com dieta. A balança acusava 52,6Kg porque este mês teima em não se mexer! Depois de medirmos as pregas (Dobra Cutânea Triciptal/antebraço; Dobra Cutânea Axilar Média/na costela, debaixo do peito; Dobra Cutânea Supra-ilíaca/barriga e a Dobra Cutânea da Coxa) o professor perguntou-me onde é que eu achava que tinha mais gordura e respondi-lhe prontamente: no braço! ‘Acertou à primeira’ disse ele LOLOLOLOL Se há coisa que conheço bem é o meu corpo… depois a prega mais proeminente é a da barriga; coxa e por fim a supra-ilíaca que quase não dava para medir!
Os objectivos a atingir são os seguintes:
. reduzir as medidas das pregas;
. tonificar o corpo;
. não aumentar de peso;
. reduzir o volume das coxas;
. FICAR GIRA lolololol (este acrescentei hoje!!!!)

Disse-lhe que não queria ficar ‘musculada’, apenas estava farta de ouvir o Principesco dizer que eu estou ‘mole’! Se puder ficar com as pernas e a barriga giras, melhor! Agendamos para hoje o treino em que ele me vai acompanhar passo a passo e explicar todas as sequências. Pedi-lhe para encaixar algumas aulas que ele considere equivalentes a um treino (há dias que não apetece treinar sozinha) … O ideal seria fazer estes treinos 3 vezes por semana, não contando com o Yoga… Vou ver o que consigo, mas não me quero matar e passar a vida a correr para ir ao ginásio! Vou tentar ir à segunda-feira e à quarta, depois se der faço mais um treino ao sábado e ao domingo posso ir ao Yoga. Ir ao ginásio ao sábado pode ser menos stressante que durante a semana; à quarta-feira é o meu dia de quase-folga por isso também não há stress ficando apenas a segunda-feira como dia de faz tudo… vamos ver como corre!



Entretanto não sei se vos cheguei a dizer que fiz unhas de gel no mês passado mas não fui à minha manicura. As minhas colegas já tinham passado pela mesma experiência que eu na saga das unhas, até que finalmente conseguiram assentar numa manicura que não é barata mas as unhas estão sempre impecáveis. O Principesco disse-me para eu experimentar apesar de eu ter pensado uma dúzia de vezes antes de ‘trair’ a minha Dorinha. Pensei se seria dos produtos que ela utiliza e lá cedi. No dia 14 de Agosto fui fazer as unhas e marquei manutenção passado 3 semanas. O que é certo, é que acabei por desmarcar porque as unhas estavam impecáveis. Faz hoje precisamente 4 semanas que fiz pela primeira vez e tenho agendado para amanhã a manutenção. Não sei como vou descalçar esta bota quando a minha Dorinha me ligar… 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PESO; TREINOS; MANO

Bons dias Girls,

Desculpem o meu silêncio mas por vezes fico sem saber o que escrever. Não vos quero maçar com ‘mais do mesmo’ e dá nisto! Peso… ainda a tentar recuperar e confesso que me anda a enervar. Ando mais ansiosa e com mais vontade de comer. Aquela tranquilidade que tinha perdia-a no dia 31 de Agosto e vai ser difícil recuperá-la tão cedo. Ando nos 52,7Kg outra vez….

Ontem ganhei coragem e fui ao ginásio. Encontrei o meu professor e agendei para hoje uma nova prova de avaliação física, tendo em conta os meus novos objectivos.

Sobre o meu irmão, fomos à consulta e comprovou-se tudo aquilo que já suspeitávamos: é um tumor, maligno, localizado na amígdala, o problema é que está num estado bastante avançado e já está á superfície da pele. Desta forma, tudo indica que comece pela quimioterapia e só depois se pondera a cirurgia. Em princípio conseguimos um apoio especial, que está a ser tratado com a assistente social e consiste num internamento após tratamento uma vez que ele mora sozinho e não tem quem cuide dele durante a noite. Os tratamentos de quimio são muito agressivos e os sintomas pós tratamento são muito chatos. Segunda-feira temos outra consulta, a consulta da dor e ele já está bastante necessitado uma vez que já tem dores e cada vez são pores (as chamadas dores reflectivas) que lhe proporcionam um mau estar, dores de cabeça e muita dificuldade em dormir! É importante que continue a comer bem (já recuperou 3 kgs desde que come em minha casa) e que reduza o consumo do tabaco e do álcool. A médica permite-lhe 3 cigarros (1 de manhã, 1 depois do almoço e 1 depois do jantar) porque não o quer a trepar pelas paredes pela carência de nicotina. Em relação ao álcool parece-me que ele já reduziu bastante também mas ainda bebe a sua cerveja de vez em quando. Vamos ver no que isto vai dar sendo que a médica dele diz que é um cancro que normalmente responde muito bem aos tratamentos e que por vezes há resultados surpreendentes!

Eu também preciso de deixar de fumar mas acho que não estou capaz, pelo menos para já…

Vamos indo, um dia de cada vez!


Obrigada meninas pelas vossas mensagens, gosto-vos!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Mais do meu dia

Finalmente sexta-feira. Não posso dizer que tive um regresso extenuante uma vez que trabalhamos num ritmo bastante pacífico, já em casa as coisas passaram dos 0 aos 100 LOLOL Estive quase três semanas sem saber o que era cozinhar e desde Domingo voltei à rotina e tem sido um vê se te avias!

Ontem comprei nabiças para fazer sopa e depois lembrei-me que a minha princesa precisava fazer dieta... Fiz-lhe uma sopa suave, mas compostinha e o jantar dela limitou-se a isso (a sopa tinha peru e aletria). para nós fiz uma bela duma sopa de nabiças que me soube pela vida! As nabiças eram tão boas quanto bonitas, ora vejam. 

Hoje à tarde tenho consulta no médico de família com o mano; segunda no hospital com o mano e já recebeu uma carta para ir a uma consulta da dor... O mais complicado para mim vai ser  explicar-lhe o que é isso de consulta da dor porque ele não faz ideia do que aquilo seja! Ommmmmm... God help me!

Beijos e abreijos com votos de um excelente fim-de-semana!


PESO DO DIA #05/09

O mesmo de ontem, 52,2Kg!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Sobras fizeram uma excelente salada

Bom dia!

Ontem o meu irmão foi ao centro de saúde fazer o curativo e acabou por ser consultado pelo nosso médico de família, mas uma vez que o que ele nos diz nem sempre é coerente com aquilo que lhe dizem, agarrei no telefone e liguei directamente para ele. Disse-me que o que ele tinha ali era um tumor, maligno, causado pelo consumo do álcool e do tabaco. Disse-me que a coisa estava feia mas que tem muitos pacientes dele no Hospital de Stº António na mesma situação e que fizeram os tratamentos. Perguntei-lhe se ele achava que o meu irmão tinha condições físicas para aguentar o tratamento e assim numa primeira análise disse-me que não via razão para ele não fazer os tratamentos, que nos primeiros tempos iria sem mais difícil mas depois, logo se via. De qualquer das formas disse-me para ir com ele à consulta amanhã e logo saberei mais coisas.

Como já vos disse ele é reformado e vive à custa do rendimento mínimo (acho eu) e da reforma. Disse-lhe para ele tratar de saber o que precisa para tirar o passe para não andar a gastar dinheiro em andantes que fica muito caro. Tudo o que envolva dinheiro com ele nunca sabemos onde é que está a verdade ou a mentira… Se nos pede dinheiro não conseguimos saber se é para tabaco (não vai deixar de fumar), se é de facto para carregar o andante ou se é para ir ao tasco mais próximo beber uma cerveja… É preciso ter um jogo de cintura com ele para não nos deixarmos ‘enganar’. A partir do momento em que ele ganhe coragem para pedir o primeiro dinheiro ‘emprestado’, é um vê se te avias até voltar a pedir. Noutra altura qualquer seria muito fácil de dizer que não, nesta altura é mais complicado perceber as necessidades reais! Enfim, de qualquer das formas amanhã saberei mais alguma coisa e segunda-feira no hospital espero que nos digam o que vem a seguir!

De resto lá em casa está quase tudo a voltar á normalidade, o Principesco regresso ao trabalho hoje e finalmente voltou a vestir um fato desde que partiu o braço LOLOLOLOL Ligou-me de manhã a dizer ‘que calor’ LOL AGUENTAAAAAAAAAAA! A minha princesa está adoentada com dores de barriga mas penso que deve aos excessos das férias. Eu combinei com o Principesco que não as íamos torturar nas férias com dietas, era uma semana que iam estar por conta delas e podiam comer o que quisessem. Os exageros foram sobretudo ao pequeno-almoço que incluíram sempre ovos mexidos, ao jantar comeram sempre sopa e a princesa mais nova chegava a comer sopa duas vezes LOLOL; comeram sempre a sobremesa que queriam; tiveram direito a gelados ou crepes ou tripas de Aveiro e sempre que íamos ao restaurante as duas bebiam 1 coca-cola zero. Tudo isto numa semana deixou-a mais ou menos avariada pelo que vai ficar de dieta por uns dias. Mesmo apesar do que comeram, a minha princesa não engordou e a princesa mais nova ganhou peso mas perdeu volume, vá-se lá perceber! Findas as férias, voltamos à normalidade em que a água prevalece em TODAS as refeições e as asneiras ficam para quando tiver mesmo de ser.

Na terça-feira para o jantar cozi bacalhau, batata e batata doce. Tinha ainda couve coração salteada mas sobrou-me comida. Ontem resolvi fazer uma salada com as sobras à qual vou chamar de “Salada Mediterrânica”. Ora vejam:  

Como não era muita servi de entrada porque para o jantar estufei vitela com cenoura e ervilhas. O Principesco olhou e disse que preferia não comer mas eu insisti para provar. Provou, gostou, comeu, repetiu e disse-me assim: o jantar podia ser só isto, está tão bommmmmmmmmmm! LOLOL

A salada tem:
. Batata cozida de véspera
. Batata doce cozida de véspera
. Grão-de-bico
. Bacalhau cozido de véspera
. Maionese caseira
. Salsa para polvilhar (teve de ser salsa seca porque não tinha fresca congelada)


A preparação é muito fácil, basta partir tudo em quadradinhos pequeninos, desfiar o bacalhau, juntar tudo, envolver com a maionese caseira e polvilhar com salsa. Fica deliciosa e foi uma excelente solução para aproveitar sobras!

Beijos e abreijos 

PESO DO DIA #04/09

Bom dia, a balança hoje acusava 52,2Kg! :)))))))

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PARA DESANUVIAR ganhei um passatempo

Estava eu de férias quando vejo um email que dizia assim: Olá, Teresa! Parabéns por ter ganho um MeLuna no passatempo Blog "Dieta das Princesas". Perguntam-se o que ganhei? Ganhei 1 copo menstrual da Meluna! Fiquei toda excitada com a notícia e na minha vinda ao Porto para vir buscar as Princesas consegui ir aos CTT levantar o presente! Eu já sabia que ia estar com o período nas férias parte 2 (férias a 4) mas não havia nada a fazer uma vez que não tomo a pílula, logo, não posso alterar os meus ciclos menstruais.

Chegada a casa li as instruções de trás para a frente, esterilizei o dito e coloquei-o na mala. Quando o período chegou estava ansiosa mas ao mesmo tempo receosa por experimentar, uma vez que a remoção do copo me fez espécie mal olhei para o objecto. Como é que eu tiro isto, perguntava-me… Os tampões têm um fio que depois se puxa, mas o copo não tem! As instruções falam daquilo como se fosse FÁCIL meter os dedos lá dentro (sabem onde), girar o copo e puxar, sendo que nem tem uma argolinha! Ommmmmmmmmm… O meu desejo tinha virado MEDOOOOOOOO mas a curiosidade deixava-me dividida…

No 2º dia do período resolvi tentar… Meti-o, mas tão depressa o meti como o tentei agarrar para não o deixar subir e tirei-o imediatamente antes de lhe perder o rasto! LOLOLOLOL Imaginava-me ter de ir ao hospital tirar um objecto estranho sabem de onde… E pronto, apesar de ter lido inúmeros testemunhos que dizem que nas primeiras vezes é difícil tirar o copo mas depois torna-se fácil, ainda não foi desta!

Conhecem alguém que use o Meluna? Sabem de fonte próxima se a remoção do copo é tão difícil quanto parece? Agradecida a quem tiver mais informações sobre este tema!


Beijossssssssssssssssss e obrigada

Pode tocar a qualquer um

No meu post de segunda-feira referi que o meu último dia de férias ia ficar para sempre na minha memória, eis a razão.

Não sei se já vos disse que sou a mais nova de 5 irmãos (2 rapazes e 3 raparigas):
Euzinha – 38 anos
Mana do meio – 42 anos
Mano mais novo – 45 anos
Mano mais velho – 46 anos
Mana mais velha – 50 anos

Desde miúda que sempre fui mais chegada à minha irmã mais velha o que acabou por causar sempre ciúmes e insegurança à minha irmã do meio, mas por mais que a tenhamos tentado integrar, ela sempre (e ainda hoje) se sente excluída e com um complexo de inferioridade… Em relação aos rapazes, o mais velho foi o 1.º a casar pelo que saiu de casa muito cedo e o mais nova acabou por casar igualmente cedo e foi de seguida… A mais velha foi a 1.ª a sair de casa aos 16 anos e eu, obviamente fui a última!

Sempre tivemos ‘zangas de irmãos’ e em relação ao meu irmão mais velho sempre foi complicado. Começou a beber aos 8 anos de idade quando ia para o tasco com o meu pai. Não sei ao certo quantos anos durou o casamento dele do qual tem uma filha com 27 anos. Depois de se separar andou de emprego em emprego (era empregado de mesa) e morava em quartos (nunca ficou muito tempo no mesmo) até ao dia que regressou a casa e foi morar com a minha mãe (já ela morava sozinha, o meu pai faleceu há 20 anos). Nunca concordamos com este regresso porque apesar de ele beber e fumar e nunca conseguir manter um emprego, a verdade é que ele se desenrascava e nunca ficava muito tempo desempregado. Regressar significava cama, comida e roupa lavada logo, era mais uma consumição para a minha mãe que além disto ainda tinha de lhe alimentar o vício do tabaco e do álcool. Contra a nossa vontade, e por pressão de outras pessoas de família ele voltou. Resultado? Ficava na cama até meio da tarde, não comia e começava logo a beber vinho mal se levantava. à noite já era outra pessoa consumida pelo álcool como podem imaginar. Levou esta vida até ao dia que a minha mãe teve o AVC (em 2009). Sendo que a minha mãe nunca mais voltou àquela casa porque precisava de que tomassem conta dela, ele acabou por ficar sozinho, por sua conta, peso e medida… Nenhuma de nós tinha condições para tomar conta dele também (além da minha mãe) pelo que eu e a minha irmã mais velha fizemos de tudo para ele se tratar. Levei-o a consultas com uma psicóloga e tentei/tentámos que ele aceitasse ser internado no Magalhães Lemos para fazer uma desintoxicação, mas se as pessoas não forem de livre vontade, eles não aceitam os doentes. E mais uma vez ele recusou ser tratado ficando obviamente por sua conta e risco. Durante uns anos alugou quartos (na casa onde a minha mãe morava que tinha uma renda irrisória) a arrumadores de carros e pessoas com problemas de álcool e prostituição até ao dia que foi obrigado a sair e conseguiu alugar um quarto através da segurança social. Sendo uma pessoa doente, conseguiu uma reforma antecipada e vive à custa da reforma e penso que também tem o rendimento mínimo.

Era impossível convidá-lo a vir a nossa casa sem ele começar a beber e arranjar problemas pelo que a escolha foi dele e acabou por se tornar numa pessoa solitária, como podem imaginar… Dos meus irmãos a pessoa mais chegada a ele é a minha irmã do meio que lhe lava a roupa e no mês que tem a minha mãe, ele vai lá imensas vezes.

Sexta-feira recebo um telefonema duma prima minha que é enfermeira, que me disse que ele estava doente. Tinha-lhe mandado uma mensagem a perguntar se um tumor maligno era muito grave???????? Surreal como podem imaginar. Fui apanhada de surpresa e custou-me, porque apesar de tudo, é meu irmão! Liguei-lhe a dizer que sabia que estava doente e a perguntar o que se passava. Tinha ido sozinho ao hospital fazer análises porque tinha um papo no pescoço e apesar de só ter os resultados finais no próximo dia 8, a médica tinha-lhe dito que achava que aquilo era um tumor. Já tinha feito uma biopsia e na segunda ia fazer um TAC. Disse-lhe prontamente que ia com ele porque não se pode andar sozinho nestas coisas, não pode! Segunda-feira antes de irmos fazer o TAC, acabamos por passar 1.º na urgência porque aquilo está feio e médica ficou incrédula com o estado de avanço que aquilo está! Colocou-se atrás dele e disse-me com os lábios: É um tumor e é grave! Pelos vistos ele já tem aquilo há mais de 2 anos e deixou andar. Disse-nos que tinha feito um TAC há mais de 2 anos mas que não se via nada pelo que o médico na altura o mandou fazer uma biopsia e ele teve medo de fazer sem anestesia e não fez, mas também não disse nada a ninguém… Resultado, DEIXOU ANDAR e chegou ao ponto que chegou. Ele nunca foi gordo; pesava 56kg e agora pesa 46kg… Quase não come nada e já só consegue comer coisas mornas e moles. A médica perguntou-lhe: Ainda consegue comer??????????? O que quer dizer que não tarda nada e ele já nem vai conseguir engolir!!!!!!
Não sei o que é que isto vai dar mas não se augura nada de bom. Segunda-feira vamos saber os resultados e a conclusão: se faz tratamento ou não; se é operável ainda ou não; se tem capacidade física para suportar os tratamentos ou não… Enfim… para já vai jantar na minha casa e mando-lhe almoço. A médica da urgência foi muito explícita com ele sobre o comer bem por causa do que aí se avizinha.

Entretanto gerir isto tudo com a minha mãe não é fácil. Ela já percebeu que é grave e já me disse inúmeras vezes que ele devia estar canceroso embora eu tenha mantido a parte do ‘maligno’ em sigilo e lhe tenha dito que é grave mas que ainda não sabemos mais nada por isso temos de esperar e ver o que vem a seguir e no fundo, é a mais pura das verdades.

A minha cabeça não pára de pensar… Estará ele bem ali no Stº António? Deveria ser tratado no IPO? Falei com a minha prima/madrinha/enfermeira no sentido de tentarmos ver qual será o melhor sítio que pelo menos lhe proporcione mais conforto na medida do possível. É assim a vida, todos os dias ouvimos dizer que A ou B está com cancro até ao dia que chega a nossa casa, à nossa família. 



PESO DO DIA # 03/09

Bom dia, o peso de hoje era de 52,3Kg.

Ontem tomei o meu pequeno-almoço habitual pós férias e que consiste (como já sabem) num pão de cereais torrado com queijo Philadelphia light e fiambre, acompanhado de uma caneca de café. Ao almoço fui comer 1 sopa e de tarde comi 1 maçã verde com 1 tosta. As sementes são já habituais aqui no escritório e como sempre que me apetece. Ao jantar comi 1 canja; 1/2 lombo de bacalhau cozido com 1 rodela de batata doce cozida; couve coração e um bocadinho de beterraba. As quantidades também já sabem, são sempre moderadas e nunca encho o prato apesar de comer coisas variadas. À noite fui beber café com o Principesco e dividimos um solero exotic (a perdição de ambos). Para hoje o pequeno almoço é o mesmo e durante o dia também; para o jantar deixei vitela para estufar com legumes e vou fazer sopa. Para já temos mais um 'hóspede' a jantar lá em casa (além da minha mãe que está connosco este mês) mas já vos conto...

terça-feira, 2 de setembro de 2014

PESO DO DIA #PÓS FÉRIAS

Como referi ontem, nas férias ganhei 700grs... Hoje a balança acusava 52,600kg! Queria regressar aos 52 mas sem stress! :))))))))))


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

BACK

Olá!

Dia 1, início de mais um mês; início de mais um ano de trabalho; escolas quase a começar e muito resumidamente estamos perante o início de mais uma nova etapa para todos.
As FÉRIAS foram boas, divididas em duas partes: uma semana sozinha com o Principesco e uma semana a quatro, com as princesas. Escusado será dizer que a 4 é sempre diferente, há mais atenção e cuidado com as horas das refeições e obviamente há sempre mais tenção porque há mais discórdias em relação a tudo! Eu e o Principesco andamos pelo Alentejo, um dia fomos até ao Algarve mas a água estava gelada em todo o lado e o vento nem se fala. Nós os quatro ficamos em Peniche e o tempo estava uma porcaria, uma humidade medonha quer de manhã, quer à noite mas tivemos uns dias excelentes com um mar fabuloso e as piscinas do hotel eram a nossa salvação nas tardes piores.
REFEIÇÕES NAS FÉRIAS: no Alentejo pequei no pão, ai aquele pão mata-me… Comemos polvo; ameijoas; açorda de marisco, petiscos, etc. ao jantar; ao almoço comíamos sempre uma sandes ou um salgado. Andei quase sempre com as minhas sementes atrás e à tarde comia a minha maçã. Na hora de pecar optava por comer um gelado Solero de frutos exóticos (que tem apenas 80Kcal). Em Peniche pequei mais ao pequeno-almoço porque comi todos os dias pão, fiambre, queijo e ovos mexidos! Hum… como eu adoro ovos mexidos ao pequeno-almoço com uma boa chávena de café! Nesta semana acabei por comer um pouco mais em quantidade sobretudo nas entradinhas ao jantar (comia sempre um salgado tipo croquete ou rissol, salada de favas ou grão com migas), de resto comi sempre sopa e acompanhava o prato com muitos legumes. Não comi sobremesa nem bebi álcool excepto um dia que fui à noite com o Principesco beber uma caipirinha mesmo em frente ao hotel. Com tudo isto e mais uns jantares de leitão e pizza (em que tentei sempre incluir sopa) ganhei apenas 700grs, estando assim com 52,7Kg de peso! Hoje já retomei o meu pequeno-almoço quase habitual, sendo que não tinha queijo Philadelphia, comi 1 fatia de pão torrado com fiambre e bebi uma caneca de café. Trouxe maçã para o lanche e tenho aqui tostas; ao almoço vou comer a minha sopinha do costume e para logo deixei bacalhau a descongelar. Queria levar o ponteiro de volta para os 52Kg esta semana, a ver vamos.
Para esta nova etapa tenho como objectivo regressar ao GINÁSIO e trabalhar o corpo, sobretudo os abdominais e tonificar os músculos; já pedi uma nova prova de avaliação física com o meu instrutor preferido e estou à espera que me digam o dia, de preferência esta semana!
O meu ultimo dia de férias vai-me ficar marcado para sempre, porque recebi uma triste notícia mas para já, não quero falar…

E vocês? Preparadas para retomar a luta? Despediram-se das coisas boas para já, ou seja, pelo tempo suficiente para lutarem pelos vossos sonhos? Espero que sim e ESTOU COM VOCÊS EM TUDO O QUE EU VOS PUDER AJUDAR!