quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dificuldades... Da vida!

“As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do carácter.”

Carlos Drummond de Andrade


Todos nós já passamos por dificuldades; por incertezas, dúvidas e medos! Eu sou daquelas pessoas que à primeira se tendem a deixar ir, quase ao ponto de entrar em rutura! Depois de me encolher e sofrer e amedrontar e ultrapassar um ‘não querer ver’ vem-me uma força assim do nada e viro outra! Até ao fim do percurso não é fácil. Damos a imagem de uma pessoa quase bem resolvida com a vida mas no fundo, quando estamos sózinhas defrontamo-nos com os nossos receios e tornamo-nos frágeis e delicadas e sedentas por ser acarinhadas e com um desejo incontrolável que surgisse uma fada madrinha que nos dissesse ‘tudo se vai resolver, por bem’! Mas ao que parece as fadas madrinhas não existem por isso resta-nos ir buscar a força que nos falta, a nós!
Sempre tive problemas com a comida e acabo por lhe imputar todas as culpas das coisas que correm menos bem na minha vida. Ouve alturas em que me deixei levar pela ausência de comida, desta vez deixei-me cair no exagero. Este fim-de-semana foi o meu pico de ‘loucura’ e de desespero quando entrei num provador de roupa… Apeteceu-me desaparecer e só voltar quando tudo estivesse normalizado… Mas não pudemos fugir porque esse não é o caminho!
Sou de extremos, eu sei, mas é algo que dificilmente conseguirei modificar. Um dos muitos conselhos que dão a quem quer perder peso é lembrarmo-nos de nós quando estávamos bem e tentar chegar lá novamente! Desta vez, a imagem foi para mim tão chocante que desejei nunca mais lá voltar e perturbou-me bastante.
Estas semanas foram difíceis e quando não vi resultados entrei num estado de ansiedade que me levaram a uma quase depressão! Senti que tinha de procurar ajuda porque esta escalada eu não queria subir, de forma alguma! Segunda-feira de manhã enfrentei a balança e disse a mim mesma que o ponteiro não voltaria a tais números… Pesei-me e o resultado destas oscilações de peso; loucuras e chegada do período menstrual levaram-me aos 63,400kg! Não chorei o dia todo, mas quase… Já quase não sabia sequer porque chorava… A minha consulta tinha sido adiada para o fim da tarde e esperei ansiosamente por ela. Estabeleci (e muitas pessoas poderão considerar uma atitude errada, insensata, mas eu estava a precisar…) que esta semana iria reduzir mais ainda a minha alimentação. E reduzi, desde segunda… O pequeno-almoço tem sido um copo de leite magro, assim como o jantar; o almoço segunda e terça foram uma simples maçã mas hoje já comi uma sopa… Ao fim da tarde tenho comido uma bolacha de arroz com 1 fatia de queijo e nada mais que isto além de chá e pingos… Vou a pouco e pouco recuperar a alimentação saudável mas precisava de dar um abanão ao meu corpo e decidi que iria ser assim…
Hoje pesei-me e incrivelmente a balança acusava 60,300kg… Eu sei que seria muita retenção de líquidos porque no fim-de-semana até os olhos sentia inchados e o meu sistema nervoso e a ansiedade em muito contribuem para esta situação. O meu médico deu-me um ‘antidepressivo’ para tomar à noite e é suposto fazer efeito daqui a duas semanas… Hoje já dormi melhor… sem sonhos exaustivos e não chorei durante o dia! O Principesco diz que o facto de ter ficado mais serena começa a estabilizar o meu organismo. Acredito que tenha razão…

Até ao fim-de-semana vou fazer uma alimentação reduzida em muita coisa e depois sim, volto a comer saudável, como tem de ser. Espero que os ataques de ansiedade se fiquem por aqui e que finalmente me possa concentrar noutras coisas. Ainda há muito para afinar na minha vida que me permita voltar a ter prazer numa série de coisas que fazia, mas a pouco e pouco chego lá!
Obrigada a todas as pessoas que passam por aqui e me vão deixando os seus testemunhos…
Eu posso demorar a agir, mas acabo sempre por encontrar o caminho, por me encontrar a mim!

Ainda não tenho uma estrutura de aço, mas dia após dia tenho a certeza que vai ficar mais consolidada!

Teresa B.

4 comentários:

  1. Um beijinho Teresa. Tudo voltará a normalizar, acredito. Para a frente é que é o caminho...
    Fique bem!! We're all in this together !
    Paula(a de sempre)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!!!! Que bom ve-la!!!

      Vai sim, tenho a certeza :))))))))))

      Beijo grande para si também!!!!

      Eliminar
  2. Como te compreendo Teresa... Consegues fazer uma coisa que eu não estou a conseguir. Controlar a alimentação ao máximo, mesmo que seja só para dar "um abanão" ao organismo, como dizes. Eu quando começo a stressar em exagero, normalmente cedo e lá vou eu ter com a minha médica no Tallon. Sei que não é a melhor opção mas é a única maneira, neste momento, de conseguir manter o peso. Mas nem os comprimidos fazem milagres e como ando mais ansiosa vingo-me nas bolachas e chocolates e lá vou engordando, um bocadinho. No Tallon sempre consegui emagrecer sem fazer dieta nenhuma, era incrível. Agora, ou é da idade (34), ou do exagero que como de doces, ou da habituação aos comprimidos, não está a dar tanto resultado. Claro que não estou a engordar como se estivesse sem medicação mas é frustrante. Já tentei fazer a dieta dos 31 dias mas não aguentei muito tempo. Falta-me a mentalização para a força de vontade voltar a surgir. Um grande beijinho e força nessa continuação de uma alimentação mais saudável :) És uma fortalhaça não recorrer a Tallon`s e Póvoas ;) A verdade é que é uma renda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Todas nós somos fortalhaças mas esta força só chega de verdade no dia que fazemos um click! Juro que quando me vi ao espelho naquele provador achei uma imagem chocante e só me apetecia desaparecer… Quando cheguei a casa tirei o espelho do sítio, que me permitia ver de corpo inteiro porque simplesmente não queria olhar… Sentia-me um balão a inchar dia após dia…
      Temos de perceber que a razão que nos leva a ser assim com a comida existe e temos de a procurar intensamente! Estas razões mudam, assim como a nossa vida mas o conforto de uma coisa doce é sempre reconfortante!
      Eu percebi que não estava bem, apesar de praticamente só o meu namorado e a minha melhor amiga se aperceberem da situação… Não é normal comprar um pacote de chiclas e come-lo todo de uma vez; não é normal comermos um chocolate e estarmos logo a pensar na próxima coisa que nos apetece comer… Sentia que me apetecia devorar este mundo e outro sem nunca estar satisfeita! Depois vinha o sentimento de culpa por ter comido o que não devia e era assim, repetidamente! Em relação à dieta dos 31 dias funcionou muito bem comigo na fase 1, mas depois, um conjunto de situações fez com que eu me destrambelhasse de vez! O meu namorado dizia que talvez esta dieta não fosse a mais adequada para mim mas eu queria continuar… Mas a frustração continuava por não ver o peso descer e cada vez mais tinha estes episódios de loucura…
      Quando decidi ir ao meu médico não disse a ninguém… acho que só nós sabemos o que nos vai na alma e não é por não confiar nas pessoas que amamos que por vezes não partilhamos alguma informação, mas sim, por receio que não nos vão compreender e nos tentem demover da nossa decisão.
      Hoje, estou contente por ter lá ido, estou medicada para o meu real problema que se escondia atrás da comida: crises de ansiedade e stress que podem ser curadas… Começo a sentir-me a pessoa mais sensata que era e serena… E esta paz não tem preço…
      Se tiver de ir a um psicólogo irei; se tiver de ir a um psiquiatra decidi que não vou ter vergonha de o fazer, se o meu médico achar necessário! Ás vezes precisamos de uns ajustes e só precisamos de recorrer às pessoas certas… O Tallon e o Póvoas só adiavam o nosso problema ao invés de o resolverem…
      Nós vamos conseguir… Certo? Como eu digo, We are all in this together!

      Beijinhos para si e muita força!!!!
      Qualquer coisa, estou por aqui!!!

      Eliminar