quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

DOUTOR QUEM?

Durante 2 anos sofri uma queda de cabelo enorme e não percebia porquê, porque eu comi a de tudo (desde a fruta aos legumes aos hidratos e proteínas). Tive alturas de chorar na banheira com a quantidade avassaladora de cabelo que me caía de cada vez que lavava o cabelo.

No ano passado (acho que em Outubro) decidi ao a um médico muito famoso por tratar com sucesso pessoas com o mesmo problema. Fui ao Dr. Massa e vim de lá com o diagnóstico: sofria de Alopecia Androgenética (Alopecia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico; Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afecta mulheres).

Dessa vez vim de lá também com uma receita de um creme (protector solar factor 50+) para usar todos os dias no rosto, «a sua pele agradece» disse ele. Tenho cumprido à risca bem como o tratamento para o cabelo que não passa de um comprimido dividido em doses diferentes e um champô à base de alcatrão.

Ontem foi dia de consulta:
Cabelo: tenho mais cabelos novos e a queda parou! Yeahhhhhhhhhh I’m so happy
Dedos: tinha 2 mini verrugas e ele com uma lâmina fez-me uma raspagem e livrou-me daquilo (sem eu estar a contar, ughhhhhhhhhh)
Mãos: tenho a pele MUITO seca mas isso já eu sabia de forma que me receitou um creme que vou agora buscar
Rosto: tenho aranhas vasculares… (a sério?!) por isso há que reforçar o protector solar, BASTANTE e depois logo se vê.

Conclusão: pagamos mas pelo menos, os resultados são positivos e já agora, não se importa de tratar tudo o resto faxabor?! Aquele médico é espectacular!

I’m so happy J))))))

Por isso mulheres, não deixem que vos convençam que a queda de cabelo é SEMPRE por causa das dietas! Nós temos consciência na maior parte da vezes do que comemos (eu tenho pelo menos) e conseguimos perceber quando alguma coisa não está bem. Procurem ajuda porque pode haver uma solução! E mais, os medicamentos para a queda do cabelo são DE GRAÇA na farmácia (pelo menos estes que estou a tomar) por isso a consulta não se torna assim tão cara!



sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

MANCHESTER BY THE SEA

Hoje de manhã fui à balança e só aparecia uma diferença de 0,5kg por isso, os estragos das festas estão quase resolvidos! Por outro lado hoje voltei-me a perder com maracujás, credo! Como eu adoro aquilo…
Fim-de-semana à porta e hoje é dia de cinema, a escolha recai sob Manchester By the Sea. Vou levar um pacote de lenços, just in case…

Deixo-vos a sinopse:
Em MANCHESTER BY THE SEA, o mais recente filme do premiado cineasta Kenneth Lonergan (Margaret, Podes Contar Comigo), a vida de um solitário servente de Boston é irreversivelmente transformada quando ele regressa à sua cidade natal para cuidar do sobrinho adolescente que ficou recentemente orfão. A história dos Chandlers, uma família de classe trabalhadora que há gerações vive na mesma vila piscatória em Massachusetts, faz deste filme uma exploração, profundamente comovente e inesperadamente divertida, do poder do amor familiar, do sentido de comunidade, do sacrifício e da esperança humana. Casey Affleck encabeça o elenco de luxo de MANCHESTER BY THE SEA que conta com outros prestigiados nomes do cinema independente americano como Michelle Williams, Kyle Candler, Matthew Broderick, Gretchen Mol e o jovem, mas muito promissor, Lucas Hedges.


Beijos e abreijos e bom fim-de-semana

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

OPTAR POR PRODUCTOS FRESCOS

Como sabem morei praticamente toda a minha vida na baixa do Porto, à excepção dos anos em que estive casada que morei em Gondomar. Após o divórcio regressei à baixa e apesar de já ter mudado de casa algumas cinco vezes, procuro sempre morar o mais perto que conseguir em relação à escola da Princesa e do meu trabalho. Actualmente moro a 3km de distância mas os transportes à porta de casa encurtam significativamente esta distância e em 8 minutos chego dum lado ao outro.

mercadodobolhao_D.Arminda
Também já vos disse que não tenho carro por isso tenho de ir fazendo as compras de casa a miúdo (de vez em quando faço compras online quando me falta sobretudo mercearia e bebidas). Os meus sítios de eleição são o Pingo Doce e o mercado do Bolhão (vou sempre à D. Arminda), o primeiro para carne, peixe, lacticínios, charcutaria, etc e o segundo para legumes. A diferença dos legumes compradas num supermercado ou no Bolhão é abismal; nem sequer me refiro propriamente ao preço porque na maior parte das vezes os supermercados têm preços mais competitivos mas se virmos o desperdício, compensa comprar no Bolhão. Um molho de grelos do supermercado tem de ser visto e revisto folha a folha e muitas vezes aproveitamos metade, o que compro no bolhão aproveita-se tudo (quando digo tudo, é mesmo quase tudo porque até os troços são tenrinhos); uma cabeça de alhos no super muitas vezes fica seca e quando abrimos estão castanhos e no bolhão, não há desperdício; os brócolos do P.D. raramente trazem folhas à volta, por vezes estão amarelados no meio e quando lhes mexemos parece que se vão desfazendo, no bolhão até as couves que envolvem o pé se aproveitam porque são verdinhas e igualmente saborosas; os cogumelos no P.D. muitas vezes já estão com marcas acastanhadas e meios ‘tocados’ e no Bolhão são lindos, brancos como a neve e geralmente mais baratos (3,50€/Kg); as batatas no P.D. geralmente são lindas, embaladas em sacos de 3Kg e quando as vamos utilizar desperdiçamos metade porque têm manchas pretas, no Bolhão são feias e deformadas mas aproveitam-se todas, não se desfazem, não são farinhentas e são super saborosas. Podia continuar esta minha lista e falar dos agriões, dos nabos, das pencas e até das leguminosas secas mas acho que já perceberam.
Mas sabem mesmo qual tem sido a minha maior perdição no Bolhão? Esta!!!! Era capaz de comer 1kg disto por dia mas sou regrada e sou capaz de lá passar todos os dias antes de vir trabalhar e comprar 3, para comer quando chego do almoço mas às vezes não passam das 12h00, ups!!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

BALANÇO APÓS AS FESTAS

Vamos falar de peso e do balanço pós festas. Por cá, não foram os doces que abalaram os números, foram mesmos os salgados (bacalhau; grelos; batatas; borrego; peru; queijo; gin tónico and so on). Como sabem os doces felizmente não me apoquentam, mas tudo o que tenha sal me seduz! Antes das festas e jantares de Natal estava nos 51,5Kg e agora estou nos 52,5Kg (é certo que me pesei esta semana que estou com o período por isso conto que os estragos não tenham sido assim tão grandes (exagero LOL).

Em casa porto-me bem, mas noto que como mais sobretudo em quantidade, por isso procuro exagerar nas coisas que não me fazem mal de forma a compensar o excesso, abuso nos legumes; corto na quantidade de proteínas e tento-me controlar ao máximo nos hidratos (o arroz não conta porque já nem me lembro de comer mas uma batatinha a murro tira-me do sério deixa-me a babar literalmente; a massa só se for com carne à bolonhesa é que como por dois, de resto tenho dispensado). Depois há aqueles dias que procuramos compensar a filha e a mãe de uma semana inteira regrada de peixe e verdes e resolvo fazer uma pizza com tudo a que temos direito (queijo; fiambre; cogumelos; azeitonas; bacon… uma perdição).

Outra coisa em que andei a exagerar porque me sabia pela vida foi a cerveja, dia sim, dia não, lá estava eu a beber uma ao jantar, nos outros dias intercalava com água com gás (o gás vicia-me…). Agora resolvi evitar o álcool e no outro dia decidi comprar uma cerveja sem álcool e não me soube da mesma forma (parece ter resultado porque não me tenho lembrado sequer de comprar).


De um modo geral, tenho andado relaxada com a comida e sei que como bem (de forma saudável por assim dizer), mas no meu subconsciente permanece o pânico de engordar, ainda há dois dias sonhei que estava gordaaa, com uma cara enorme e quase sem pescoço! Para já, a única coisa que me resta fazer é tentar recuperar deste kg extra e continuar no bom caminho.

MEDO DE ENVELHECER

Imagem daqui
Tenho-me apercebido que a velhice me assusta, muito mais do que algum dia poderia imaginar. Dou por mim a observar as pessoas idosas na rua, nos transportes públicos, nos centros comerciais, em todo o lado. É certo que há pessoas de idade bonitas, mas… mas depois há aquelas que me metem medo (Pelos dentes que perdem; pelas bocas deformadas; pelas rugas que pesam no rosto; pelas mãos que não esticam; pela coluna curvada; pela dificuldade em se movimentarem… E ainda poderia enumerar mais umas quantas coisas)!

Eu consigo apreciar a beleza nos cabelos brancos e as rugas em sinónimo de vida e há pessoas que me surpreendem pela sua juventude de espírito mesmo com 80 anos ou mais! Há pessoas idosas lindas, por dentro e por fora e isso eu não nego. Assusta-me o outro lado… Assusta-me imenso imaginar que um dia poderei ficar assim… Velha; feia; deformada.


Desde que fiz 40 anos nunca aceitei bem os ‘entas’… Daqui a 3 meses faço 41 e cada dia que passa vejo a minha juventude fugir-me por entre os dedos L

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PARABÉNS BLOG 4º Aniversário “Diário de Uma Teresa Roquette”

O tempo passa depressa demais, parece que foi ontem que dei vida a este blog e já se passaram 4 anos; parece que foi ontem que escrevi o meu último post e já passou um mês e meio; parece que foi ontem que sai de casa (onde morava com o Principesco) e faz hoje um ano!

Tenho andado ausente porque o trabalho tem sido imenso mas ando tão feliz por isso que nem sabem! É tão bom quando podemos trabalhar naquilo que gostamos e sinto-me verdadeiramente privilegiada por isso. Estamos a preparar um musical com os Clã e cada ensaio é assim como que uma espécie de concerto privado (fico com um sorriso colado no rosto e as músicas não me saem da cabeça). É certo que se trata de um espectáculo para crianças, mas acho que os adultos também vão adorar (o meu único comentário negativo é que tem uma duração de apenas 50 minutos).
Fã | 5-29 janeiro | Teatro Carlos Alberto
+info/ bilhetes: http://bit.ly/tecaFÃ



Falando em espectáculos, também tive a minha actuação da dança indiana e posso-vos dizer que me senti uma princesa naquele dia!

<3

Eu e a minha Princesa
Eu e a minha amiga do coração


<3

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

COMPREI A YAMMI 2 e vou devolvê-la

É verdade, sexta-feira virei-me do avesso para a conseguir ir comprei e lá arranjei forma de o fazer. Como tinha a festa da Princesa no sábado utilizei-a de imediato nesse dia à noite. No sábado ficaram algumas miúdas para jantar e fiz carne à bolonhesa na panela. Até aqui tudo bem, consegui fazer 1Kg de carne em 60 minutos (normalmente no fogão demoro sempre mais de 1h e 1/2h, e não tinha de estar preocupada em ir mexendo de vez em quando para não queimar). Mas depois, comecei a perceber o fecho de segurança de vez em quando saltava. Domingo ao jantar resolvi aquecer lá a carne e só após algumas várias tentativas é que consegui fechar a panela sem que o fecho saltasse. Depois de a lavar resolvi experimentar se o fecho saltava em funcionamento e voilá, a resposta é SIM! Ontem voltei a tentar e acontece o mesmo, agora imaginem que eu vou passar uma sopa que foi cozinhada a 100º e que o fecho de segurança salta e a tampa sai? Queimaduras na certa por isso não vou correr riscos e sábado vou lá entregá-la. Decidi que não quero outra com medo que avarie novamente e passado o prazo legal de devolução, passe a vida a levar a panela para arranjar. Não estou para isto…

Ontem estive a pesquisar na net reclamações da Chef Express (o robot de cozinha do Pingo Doce que até está em promoção por 299€) e encontrei imensas!. Tenho o meu dilema das panelas resolvido: ou junto dinheiro para comprar uma Bimby ou desisto de uma vez por todas desta solução milagrosa para a cozinha!



quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PESO

Tenho evitado falar do tema mas tenho o meu peso estacionado nos 52,5Kg!!!!! Não gosto, detesto e quando oiço ‘estás com uma cara muito mais bonita’ sei exactamente o que quer dizer! Por outro lado há dias que tenho pessoas que me dizem que estou mais magra… vá-se lá perceber. 

O que é certo, é que não ando nada disciplinada. Ao almoço tenho ido comer uma sopa e não resisto à tentação de comer sempre (90% das vezes) um croquete ou um rissol. Depois fico irritada e no dia seguinte, vira o disco e toca mesmo, volto a fazer a mesma asneira. Depois à noite tenho-me baldado a fazer sopa e faz-me imensa falta! Penso sempre ‘hoje não vou comer hidratos’ e depois, faço um peixinho com uns grelos salteados e não resisto a umas batatinhas a murro. Arroz não gosto e massa como raramente por isso vario entre a batata cozida e a assada! Loucura… Depois tenho os dias que não janto em casa e tenho pecado sempre.

Sexta-feira devo comprar a Yammi (vou comprar juntamente com a panela grande que só vai estar disponível para venda dia 18) e acredito sinceramente que a minha vida fique mais facilitada no que diz respeito a sopa e legumes.


Detesto andar descontrolada, mesmo! Nos doces não toco por isso esse não é o meu problema, mas a comida propriamente dita anda-me a dar cabo dos nervos! 


DESILUSÃO EM COMPRA DE INTERNET

Imagem do site
Esta semana chegou finalmente o meu fato da dança indiana; veio de um site em Londres e não foi barato, logo era expectável que fosse bom ou pelo menos razoável!

Desenganem-se, o 38 que eles mandaram (não havia 36 por isso sabia que me iria estar ligeiramente largo…) deve ser um 42! Sim, 42! A saia dava para 2 de mim!!!!!! O top ficava largo nas cavas, nas mangas, atrás... Tinha uns colchetes nas costas e o tecido trespassava um sobre o outro! As costuras eram todas mal feitas, sendo que havia um lado que tinha a costura virada para fora! Se soubessem o esforço que fiz na aula para não explodir, nem vos digo nem vos conto! A minha cara de desolação era de meter dó… Ommmmmmmmmmmm


Coração ao alto e ontem pela manhã fui ao atelier de costura pedir à nossa mestra costureira se conseguia fazer um milagre. Juntas, fizemos algumas alterações e agora acredito que pode ficar lindo! Espera-me ainda uma árdua tarefa de cozer lantejoulas, várias, muitas mas vai valer a pena o esforço. Quando estiver lindo partilho (pena não ter tirado foto do antes e do depois).


IGUARIAS FESTA - PARTE I

ANIVERSÁRIO PRINCESA (PARTE I)

Na sexta a princesa fez anos, e a festa foi pequena apenas para assinalar o dia.

Fiz o bolo ‘Mousse’ decorado com mirtilhos; grissinos de nutella; coquinhos; triângulos de massa folhada com recheio de coco; profiteroles com chantilly e, como não podia deixar de ser, castanhas assadas no forno ou não fosse dia de São Martinho.


As fotos podiam ser mais e melhores, podiam, mas a partir do momento em que tenho gente em casa, esqueço-me das fotos! Lol





Esqueci-me de fotografar os profiteroles e as castanhas :)

Agora tenho de ganhar forças para a festa de sábado.... God help me... São tantas miúdas!!!!!!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Leonard Cohen

"Estou pronto para morrer. Espero que não seja demasiado desconfortável."

Entrevista à The New Yorker (outubro de 2016)

Hoje o mundo voltou a ficar mais pobre :(


GRISSINOS DE NUTELLA

Ontem comecei a adiantar coisas para hoje, umas correram bem, outras nem por isso!

Primeiro fiz os cocos e já os deixei cozidos. Depois fiz uns triângulos de coco com massa folhada mas só logo é que vão ao forno. Depois mostro! Adiantei também uns grissinos de Nutella, mas receio ter colocado pouco chocolate, a ver vamos (que ficaram lindinhos (em cru) ficaram), agora tenho curiosidade de os ver depois de saírem do forno!

Entretanto tinha pensado fazer uns mini éclairs com a massa choux e fiz uma enorme borrada porque abri a porta do forno ao fim de 12 minutos! Claro que abateram OBVIAMENTE! Penso que era o sono a falar por mim mas como ainda tinha um pouco de massa fiz uns profiteroles e logo decido o que fazer com eles (se recheio de doce ou salgado).

O bolo vai ser a minha mousse de forno mas em vez de dobrar a receita vou fazer dois. Não tive tempo de deixar feito por isso vou andar a correr quando sair mas com amor tudo se faz!

Uma coisa é certa, amanhã VOU DORMIR ATÉ AO MEIO DIA! 

Tenho dito

PARA A MINHA PRINCESA

11/11/2001
Faz hoje 15 anos que nasceu uma Princesa, a minha Princesa! Era pequenina e magrinha mas já era bochechuda! Nasceu de cesariana num parto programado porque estava sentada (em posição pélvica), às 17h50 do dia 11/11/2001.

Neste dia senti um amor incondicional por aquela coisa tão indefesa que se viria a tornar a adolescente linda que está hoje! Não há palavras que consigam definir o amor que sentimos pelos filhos, só mesmo vivendo essa experiência de algo tão grandioso.


Para a minha Princesa

Princesa, eu sei que tu querias um texto imenso com aquelas declarações de amor e amizade com que sempre me presenteias pelo meu aniversário, a mim e a todas as pessoas de quem gostas, mas todos os dias te demonstro o meu amor por ti.

Amar não é só beijinhos e abraços e dizer-te amo-te antes de adormeceres; amar-te é cuidar de ti todos os dias, ensinar-te a valorizar as pequenas acções, os pequenos gestos que nos tornam grandes; é ensinar-te os princípios básicos de uma boa educação; de generosidade e de partilha, de preocupação com os outros sem esperar nada em troca; amar é ser humilde e saber reconhecer quando estamos errados e pedir desculpa por muito que nos custe.


Amar é saber elogiar-te quando mereces; é estar contigo todos os dias para tudo o que precisas. Mas amar não são só coisas boas, há também aquelas que não tomas como aprendizagem quando te tento ensinar a cozinhar ou passar a ferro; quando te digo para aspirares; limpares o pó ou estenderes a roupa. Eu confesso, é verdade que é uma seca fazer estas coisas todas e tu não gosta e eu também não, mas os esforços quando são divididos custa muito menos a toda a gente. Eu até concordo que vocês estudantes têm uma vida difícil (às vezes) mas espera até teres contas para pagar e comida para por na mesa e ainda teres de trabalhar para conseguir pagar isto tudo! Por isso aproveita, dá valor a todos os momentos da tua vida porque só se tem 15 anos uma vez e a vida passa num ápice!

LOVEUPrincess

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

SARAU CULTURAL ISCAP 2016

Ontem lá fomos para o Sarau Cultural do ISCAP. Nunca acontece não vermos o palco antes de actuar mas ontem teve de ser, com a agravante que entramos às escuras o que nos deixou a todas nervosas! Quando tivemos luz deparamos-nos com uma sala REPLETA de gente (entre 200 a 300 pessoas)! Depois do nervosismo instalado, nada a fazer! Tirando um apontamento ou outro que só nós sabemos até correu bem. Mas confesso que não gostei da experiência. 


Por outro lado, no dia 29 de Outubro fomos ao Portugal Music Fest e correu maravilhosamente bem.

Take a look J