sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

SERÁ QUE AS PESSOAS MUDAM OU CRESCEM?

Há características que são inerentes à nossa personalidade e são intrínsecas em nós (por exemplo, teimosia!). Estas características são muito difíceis de mudar, é verdade… mas podemos mantê-las e usá-las a nosso favor o que não quer dizer que não possamos ateimar uma coisa num dia qualquer com uma pessoa qualquer com uma questão qualquer. Neste momento da minha vida, optei por usar a teimosia como uma coisa positiva que se chama NÃO DESISTIR. 

E existem muitas outras características que podemos usá-las de forma diferente (mais positiva):
. pessoas (EU) que têm a mania que tem de ser tudo perfeito… porque não ensinarmos aos outros aquilo que sabemos e ver o que daí resulta? Quem nos diz que os outros não são tão bons quanto nós? Até podem ser melhores… ou não lololol será certamente uma experiência para ambos e nós estamos sempre a aprender com os outros. Lembro-me que tive ajuda na cozinha (da Joana e do Renato) no aniversário do Principesco (Julho de 2017) e acabou por ser divertido! As pessoas são criativas sim, e cada uma tem as suas técnicas e os objectivos foram cumpridos (lolol... eu teria deitado o melão ao lixo porque para mim estava demasiado maduro mas eles acharam que não e eu cedi... e tivemos umas belas espetadas na mesa... noutros tempos teria sido mais inflexível por exemplo...)

. ser humilde… bem, tenho dias! Mas tenho-me esforçado por aplicar também esta característica ao máximo, tanto a nível pessoal como profissional e resulta… Por exemplo, a nível profissional, se chegarmos à beira de um colega com a mania que sabemos tudo, dificilmente teremos ajuda! Se mostramos que até precisamos deles, não falta quem nos queira ajudar e a partilha de conhecimento é muito maior porque afinal de contas, estamos todos no mesmo barco.

. ser paciente… (sempre quis tudo para ontem) e ás vezes sou bastante intolerante nesta questão da paciência. Mas sabem uma coisa? Ser impaciente tira-nos anos de vida e o verbo descomplicar aplica-se aqui na perfeição.

Agora, podemos mudar como pessoa? Não lhe chamaria mudar, prefiro usar o termo ‘crescer’; ver as coisas de outra forma; errar e aprender com os erros. Aprender com os erros faz parte deste crescimento: perceber porque erramos; o que deveríamos ter feito e não o fizemos e assumir a nossa quota-parte (ou a parte que for) de responsabilidade.


Claro que temos de ter tudo em conta para essencialmente, não deixarmos de ser quem somos, com todos os defeitos e qualidades porque é este conjunto de ‘coisas’ que nos define e faz com que as pessoas gostem de nós; que sejam nossas amigas e que nos amem. Acho que acima de tudo os erros nos servem para lutar por um futuro melhor (e mais feliz).


Sem comentários:

Enviar um comentário