sexta-feira, 1 de agosto de 2014

AMIZADE

A amizade é um sentimento único, que se constrói dia após dia com base na confiança, dedicação e lealdade. Eu e a minha melhor amiga já nos conhecemos há 23 anos e na altura, estávamos longe de imaginar o quão amigas nos iríamos tornar. Fomos colegas de escola, em turmas diferentes de anos diferentes mas o destino juntou-nos no mesmo local de trabalho, no mesmo departamento, há já 18 anos. Eu era uma miúda, daquelas que acham saber tudo e era muito dona do meu nariz. O convívio diário permitiu que a nossa amizade crescesse e hoje em dia, ela é o meu porto de abrigo (e vice-versa). Cresci com ela, tornei-me uma pessoa melhor ao lado dela, tornei-me mulher! 
Esta semana ela perdeu uma pessoa que fazia parte da sua vida há mais de 30 anos, pelo que foram (estão a ser) dias muito difíceis. E como era de esperar, esteve rodeada de amigos e familiares e eu, como sendo a ponte de ligação de algumas colegas e amigas, ouvi inúmeros recados do tipo: olha, agora ela tem de se cuidar; ela agora tem de tratar da saúde dela; agora ela precisa de ir de férias para longe; agora isto e agora aquilo ao ponto de me irritarem… A nossa amizade não se impõe; eu não me imponho e respeito tanto a presença dela como a sua ausência. Ligo quando acho que devo ligar; ofereço toda a ajuda quando acho que devo oferecer, mas dou-lhe o espaço que ela precisa nesta altura tão difícil…

Depois percebo que é por isso que nós somos tão amigas, porque acima de tudo nos respeitamos e nos conhecemos como ninguém… E nestes dias, que eu não sabia se ela precisava de mim ou não, uma vez que estava rodeada de gente e alguns familiares, acabamos por ter os nossos momentos a sós, onde ela pode chorar (e eu), desabafar e contar aquilo que não conta a ninguém sobre este tema tão delicado… Tivemos os nossos momentos que lhe permitiram ser frágil e sentir a tristeza que tanto dói, sem se preocupar com os outros e ter de se fazer de forte. Mas do fundo do meu coração que se tal não tivesse acontecido, eu respeitaria de igual forma e continuava aqui, como sempre estou, com a mesma amizade que sempre tive e tenho, sem que nada fizesse mossa àquilo que sentimos uma pela outra!

Desculpem o desabafo, mas acho mesmo tão importante termos amigos assim…


Preservem as vossas amizades e acima de tudo, façam o que vos vai na alma, e não o que os outros acham que devem fazer, ok?

Sem comentários:

Enviar um comentário