terça-feira, 22 de março de 2016

MEMÓRIAS DA PÁSCOA

Para começar eu tinha 2 madrinhas: a minha madrinha de Baptismo (Madrinha Nova), minha prima e a minha Madrinha Velha. De facto a idade era algo substancial que as distinguia mas não podia proferir estes nomes em voz alta! Aquando do meu baptizado, a minha Madrinha Velha (minha Tia, irmã do meu pai e que infelizmente já não estão entre nós) estava muito doente, às portas da morte. A minha Tia era Madrinha dos meus primos todos (éramos muitos mesmo) mas viu-se impossibilitada de ser minha também, por isso nomeou a minha prima para a substituir, o que me possibilitou de ainda ter Madrinha nos dias de hoje.
Imagem daqui

No Domingo de Páscoa pela manhã, os primos reuniam-se todos em casa da Madrinha Velha para receber à vez o folar (a minha Madrinha Velha acabou por viver mais 23 anos e não me distinguia dos outros afilhados), que consistia numa regueifa (pão branco em forma de rosca). Não imaginam como nos sabia bem comer aquele pão, naquela manhã… Nós éramos 5 irmãos e todos recebíamos uma e ficávamos felizes como se fosse a melhor prenda que nos podiam dar.

Por sua vez, a minha Madrinha Nova oferecia-me roupa para eu estrear nesse dia. Depois do almoço, lembro-me de ir ao café com os meus pais e exibir a minha roupa! Associo sempre tardes de sol ao Domingo de Páscoa porque é assim que me lembro de quando era miúda.

diariodeumateresaroquetefototbinfancia
A minha mãe por sua vez tinha imensos problemas de dinheiro. O meu pai era alfaiate mas os fins de tarde eram passados no tasco a beber cerveja (até ficar de vez acamado durante 13 anos…). Estourava o que tinha e o que não tinha e o que pudesse penhorar no ‘prego’ (antigas casas de penhor), ele penhorava (até os fatos dos clientes…). A minha mãe dizia que passava a vida com uma mão à frente e outra atrás. Não me lembro de comermos ovos de Pascoa, mas lembro-me dela juntar dinheiro para as amêndoas, era o seu mimo para nós. Comprava das de baunilha, torradas e um cheirinho das de licor. Às vezes gastava dinheiro que lhe ia fazer falta, mas ela preferia não comer e ver-nos felizes. Eram verdadeiramente Outros Tempos e agora que escrevo sobre eles sinto-me nostálgica, de lágrima no olho…


Muito resumidamente para mim, Páscoa é sinónimo de sol; família; amêndoas e uma boa regueifa com manteiga! Podíamos ser pobres, mas por vezes éramos muito felizes com muito pouco…

E como recuámos à minha infância, deixo-vos com uma foto minha deste tempo <3

2 comentários:

  1. Querida Teresa, já na altura eras "muito Fashion" (como costuma dizer a minha Princesa Pirata): óculos, cinto e botas a fazer "pendant" :-D
    Muitos beijinhos e Boa Páscoa!
    SH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))))))))))))

      naquela altura não havia brinquedos, ora me entretinha a brincar com massa e feijão; louça; trapos do meu pai ou roupas! lolololol

      Éramos muito mais criativos, isso sim! Não havia nada feito, tínhamos de fazer tudo!

      Beijinhos enormes para vocês e Boa e doce Páscoa :D

      Eliminar