segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Casa cheia, coração CHEIO

Quando há para 10, chega para 14! 

Bolo de claras
Adoro casa cheia, sempre o disse e espero continuar a gostar por muitos anos. Ontem fizemos um almoço de família (eramos 10) e o lanche ajantarado estava incluído. No fim do almoço tivemos a deliciosa companhia de uns amigos que acabaram por aceitar o convite e ficaram também para lanchar.

Ao almoço servimos queijos, azeitonas, paté e pão como entrada, e depois seguiram-se uma Tripas à Moda do Porto. De sobremesa fiz leite-creme e a sogrinha levou mousse de chocolate, melão e ananás. Para o lanche não tinha preparado nada de especial, porque também sei que a sogrinha leva sempre croissants e bola de carne. De tarde aproveitei para fazer um bolo de claras; preparei uma canja e os nossos amigos foram à socapa comprar mais um bolo de chocolate, palmiers, paio, presunto e patê. Posto isto, tínhamos mesa farta! Foi muito bom, comeu-se de tudo e eu ainda piquei umas tripinhas (LOL, adoroooooooooo); beberam-se muitas minis; chás, sumos; etc. E assim se passou um fim-de-tarde de domingo à volta da mesa, a contar histórias e a falarmos da vida!

Errei aqui um passo na preparação, mas o que é certo é que só tenho isto lá em casa :)

Como eu gosto destes Domingos!


Sábado andamos de um lado para o outro com o NOS Em D’Bandada, mas o que mais gostei foi o concerto do Miguel Araújo nos Aliados. Queria muito ter visto a Carminho no Coliseu, mas chegamos precisamente na hora em que anunciaram lotação esgotada (sendo que parte do nosso grupo estava sentado lá dentro e eram visíveis muitos lugares disponíveis, vá-se lá perceber). 

NOS E D'Bandada
NOS Em D'Bandada Jorge Palma no Eléctrico

NOS Em D'Bandada Jorge Palma no Eléctrico
NOS Em D'Bandada Benjamim na Igreja de Stº Ildefonso

NOS Em D'Bandada Miguel Araújo nos Aliados


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O PÁTIO DAS CANTIGAS, qualquer semelhança com o original é pura coincidência!

Ontem à noite eu e o principesco decidimos ir cinema, uma coisa decidida em cima do joelho que nos levou a escolher o Dolce Vita e veríamos o que lá tivesse em cartaz. Optamos pelo Pátio das Cantigas na sessão das 20h00.

Imagem daqui
O que posso eu dizer? O filme é realizado por Leonel Vieira e tem um elenco deveras interessante; é gravado em Lisboa (na Vila Berta) mas não pode de maneira alguma ser comparado com o clássico de 1942! A nova versão do Pátio das Cantigas é uma versão muito exagerada do quotidiano bairrista, carregado de humor com base em diálogos pouco inteligentes e conversas fáceis. Imaginar que daqui a 70 anos este filme pode representar a nossa sociedade envergonha-me. Em termos de realização há passagens temporais sem qualquer referência notória, que nos deixam com a sensação que se perdeu alguma coisa pelo caminho. Mas isto sou eu, que não sou crítica de coisa nenhuma e escrevo-vos apenas com fundamento na minha pouca experiência pessoal.


O melhor da noite foi ter jantado no Conga e ter comido duas belas bifanas (a vesícula portou-se bem e não me importunou LOL).


COMIDAS, POR CÁ E POR LÁ

Por esta altura ainda estamos naquele intermédio entre férias e regresso à vida normal e confesso que me custou voltar a cozinhar diariamente, apesar de gostar de o fazer, mas há dias em que os cheiros da cozinha me incomodam; há dias que vou para casa cheia de fome, preparo o jantar e quando chega à hora da refeição só a ideia de comer me agonia. De qualquer das formas fui ao médico na semana passada e a minha vesícula está melhor (ao toque, porque para mim não esteve muito diferente LOLOL); mudou-me a medicação e aumentou-me as doses durante 15 dias o que fez com que esta semana estivesse melhor, em relação ao peso disse-me que depois eu começava a ganhar peso, para não me preocupar (a balança hoje marcava 49,600Kg mas ás vezes sobe até aos 50,200kg)

Nas férias fazíamos refeições leves ao almoço por isso o jantar incluía sempre hidratos (arroz, batata ou massa), este mês como temos a minha mãe em nossa casa faço sempre hidratos à noite e quem quer come, quem não quer acompanha só com salada ou legumes (a sopa continua sempre a servida em primeiro lugar).

Em relação a mim, o pequeno-almoço mantém-se com o pão do costume e chá preto; ao almoço tenho trazido sopa e conduto se for uma refeição leve, se for algo mais pesado trago só conduto; o lanche mantém-se e ao jantar vou variando, por exemplo, há dias que me apetece imenso sopa, há outros que nem vê-la; há refeições que acompanho com legumes e batata (ou massa, arroz, o que for) há outras que só com legumes e salada, depende. Mas a verdade é que isto da vesícula acabou por alterar as minhas refeições e podem não acreditar mas quando estou enjoada, batata cozida é algo que me sabe muito bem, vá-se lá perceber! Ah, e minis então nem se fala… Se houve algo que me soube lindamente e como nunca durante as férias foram as cervejas geladas que bebi (tantas, mas tantas ihihihihihih). Simmmmmmm, paguei a ‘fatura’ logo nos 2 primeiros dias de regresso ao trabalho, estive mesmo a ‘morrer’…

O que fazer para jantar continua a ser o meu maior ‘drama’ todos os dias…

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

TEMPO

Que tempo este tristonho, odeio chuva! Por acaso não sou daquelas pessoas que odeiam o Inverno, mas a chuva é do que menos gosto. Adoro ficar em casa naqueles dias gelados, enroscadinha no sofá com uma manta, a beber chá quentinho e ver um filme da treta; adoro fazer jantares a dois sentadinhos no chão da sala comer petiscos ou sushi acompanhados de um bom copo de vinho ou chá; adoro as roupas de Inverno, as botas de cano alto, as golas e as luvas, enfim, uma panóplia de coisas que associo ao Inverno e que gosto. Contudo, Setembro ainda não é sinónimo de tempo como este, por isso sinto-me meia perdida com o que vestir, o que calçar, etc. Ommmmmmmm

Por outro lado, SETEMBRO é sinónimo de DESPESAS escolares em grande, o que rebenta com a carteira de qualquer um. No ano passado os livros da princesa mais velha foram todos revistos pelas editoras para contemplarem as metas curriculares introduzidas pelo Ministério da Educação e Ciência, daí não termos conseguido nenhum manual nos bancos de livros. Este ano aconteceu exactamente a mesma coisa, por sorte os livros da mais velha passaram para a mais nova no ano passado e este ano idem (andam na mesma escola, por isso a lista é a mesma, felizmente). No meu tempo, quando os livros escolares me chegavam às mãos já tinham anos de uso (vinham de primos, filhos de amigos ou até mesmo da escola uma vez que a minha mãe era Auxiliar da Acção Educativa). Agora os livros não servem para nada uma vez que as revisões acontecem de quatro em quatro anos nos 1.° e 2.° ciclos do ensino básico e de três em três anos no 3.° ciclo do ensino básico e no ensino secundário (isto se não justificarem alterações antecipadas), enfim, UM ROUBO.

Agora se começarmos a juntar a estas despesas roupas de Inverno, está o caldo entornado e quando estivermos quase, quase a recuperar da carteira estamos no Natal! AHAHAHAHAHAH

É melhor não pensar mais!

QUEROVOLTARPARAAQUIdiariodeumateresaroquetefotos



quinta-feira, 3 de setembro de 2015

VOLTEI

odiariodeumateresaroquetteferias2015praiadaamoreira
Olá, já tinham saudades minhas? Hum...

É verdade, o que é bom acaba depressa mas curiosamente apesar de só ter estado 2 semanas (e um dia) de férias, não posso dizer que passou a correr! Os dias foram enormes, calmos, e as horas passaram devagarinho o que é bom! 
odiariodeumateresaroquetteferias2015praiadaamoreira
odiariodeumateresaroquetteferias2015praiavaledoshomens
Na primeira semana de férias fui sozinha com o Principesco para o Sudoeste Alentejano, mais concretamente para Zambujeira do Mar. Quando chegamos, chuviscava por isso só deu para nos ambientarmos e acomodarmos, não nos foi possível ir à praia. Depois durante a semana tivemos muitos dias de sol; fomos até ao Algarve ter com uns amigos e fomos alternando as nossas idas à praia entre o ‘Vale dos Homens’ e a ‘Praia da Amoreira’.

Escusado será dizer que adoro o Alentejo pela transparência da água; pelo sossego das praias; pelo pão e restantes iguarias. Falando em iguarias finalmente provei caracóis (provei e gostei) e deliciei-me com ameijoas à Bolhão Pato; percebes; gambas fritas; açorda de gambas; arroz de polvo; feijoada de chocos; salada de polvo, etc. A única coisa que me matou por assim dizer foram umas gambas cozidas QUENTES!!!!!!!!!!!!! Tão cedo não vou ser capaz de comer camarão cozido à conta de ter experimentado isto… Fiquei tão mal que tivemos de cancelar um pedido de sapateira, um verdadeiro desperdício!
odiariodeumateresaroquetteferias2015proveiegostei

odiariodeumateresaroquetteferias2015iguarias

Amanhã conto-vos a segunda semana a quatro e um fim-de-semana extenso e bommmm no Gerês, a 10 (às vezes 11!


Relativamente ao peso, comi e bebi como ‘gente grande’, de tudo e muito mas não engordei nada, cheguei com 50,20kg e já baixei para os 49,4kg. Nas férias andei quase sempre bem, só estive mal esta segunda à noite, terça e quarta. Hoje estou ligeiramente melhor, graças a Deus! De tarde tenho consulta e se confessar a quantidade de álcool que ingeri vou levar nas orelhas… UPS…