terça-feira, 21 de junho de 2016

Fumei o último cigarro às 17h45 de ontem

Fui com uma colega fazer o mesmo tratamento. Entramos as duas para a primeira parte da consulta que consiste em saber de nós; que tipo de fumadoras éramos; que hábitos de vida temos, etc. Esta parte seria de 40 minutos e estivemos à conversa com o terapeuta das 16h00 às 17h35 sensivelmente…

A primeira coisa que nos disseram foi que não tinham uma varinha mágica que fizesse com que nós deixássemos de fumar duma hora para a outra. Explicaram o que podemos sentir e que regras básicas devemos seguir nesta fase.

Uma das coisas que me preocupou foi a parte da alimentação e fiquei a saber que deixar de fumar engorda… PORQUE:
. O nosso metabolismo fica mais lento;
. O apetite tem tendência a aumentar;
. Como se tira mais prazer da comida através do palato e do olfacto mais apurados, a tendência é comer mais;
. Inicialmente pode-se ganhar 2 ou 3 kg mas que mais tarde se voltam a perder.

Ommmmmmmmmmmmm
(esta parte do peso conto-vos a seguir num grande CONFESSO)

Depois da conversa seguiu-se o ritual de fumar o último cigarro confesso que ontem fumei disparatadamente até à hora da consulta, ao ponto de me sentir enjoada de tantos cigarros, eu e a minha colega fomos até ao terraço e fumamos tranquilamente com uma bela vista sobre a cidade! Eu fui a primeira a fazer o tratamento a laser e se demorasse mais meia hora, adormecia (A terapia da Relief através de Soft-Laser, consiste na estimulação de pontos especificos nas orelhas, braços, rosto e mãos, pontos identificados pela acupunctura, a fim de induzir um efeito fisiológico capaz de transmitir capacidade de resposta aos sintomas de abstinência (ansiedade, irritabilidade, mau estar fisico…), experimentado durante a privação da nicotina, através da libertação de endorfinas.)

Posto isto, o nosso organismo deixou de depender de nicotina fisicamente com o tratamento a laser (essa é a parte do tratamento que eles garantem). A parte psicológica é connosco…

Achei que ia ser fácil até porque eu já consegui deixar de fumar durante meses… Sempre senti uma sensação libertadora quando não fumava e não me lembro nunca de ter andado irritada.

ONTEM…

No fim do tratamento estava a pagar e dei por mim a pensar “ainda tenho tempo de fumar um cigarro antes da aula”. REALY?????
Disse para mim: “só tenho de tratar da parte psicológica porque fisicamente o meu corpo não me está a pedir nicotina!” E depois… “Teresa volta à terra com os pés bem assentes no chão e ciente que impulsos destes vão aparecer inúmeras vezes nos primeiros tempos…” Só tenho de me saber distrair nestas alturas!

À noite senti-me irritada mas não acredito que seja físico, acho que é mais a pressão que coloquei em mim!

Hoje até andei distraída mas no fim do almoço estava a pensar ‘agora era aquela parte em que eu ia fumar um cigarro…’. Vou ter de improvisar!

Já passaram 24 horas e isto não é nada, mas é um começo! Para a semana, terça-feira, tenho uma consulta com o mesmo terapeuta que me fez o tratamento para fazermos a avaliação de uma semana sem fumar!


O post do peso num grande CONFESSO vai ter de ficar para amanhã…

Beijinhosssssssssss

3 comentários:

  1. E parabéns!Porque é só 1 dia, mas para chegarmos a 1 semana, 1 mês ou 1 ano é preciso passar por este primeiro dia! Esqueça a pressão e disfrute a nova vida! Lembrar-se é natural. Principalmente nos momentos em que dava realmente prazer! Os tais finais das refeições, por exemplo... Só tem que, como diz, improvisar. Posso só apontar um reparo ao seu texto? A Relief garante que lhe elimina a dependência física e química da nicotina e que, portanto, deixa de fumar de um "momento para o outro" (uma vez que o objectivo é "entrar" a fumar e "sair" sem fumar e não ir deixando gradualmente)..não garante é que se vai esquecer do cigarro ;-) Isso o tempo vai tratar... Beijinhos, força e até segunda ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!! Tinha o seu comentário perdido nos meus emails!

      E agora já passou, 1 dia; 1 semana; 10 dias!

      Já não sinto pressão, estou super tranquila... Há dias em que nem me lembro que era fumadora e se olhar para trás passou tão pouco tempo!

      Obrigada, por tudo!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Vais conseguir, Teresa!!!! Tens de te manter firme e hirta :-)
    Beijos e força!
    <3
    SH

    ResponderEliminar