quinta-feira, 23 de junho de 2016

ADEUS TABACO = ADEUS UNHAS

Cá estou eu a caminho do meu 3º dia na minha nova condição de ex-fumadora, vejamos o que já conquistei:

A SAÚDE DE UM EX-FUMADOR MELHORA LOGO APÓS O ÚLTIMO CIGARRO
20 Minutos  – A tensão baixa para o valor antes do último cigarro. A temperatura dos pés e das mãos sobe ao valor normal.
8 Horas – Deixa de ter monóxido de carbono (substância tóxica) no sangue. A respiração de fumador tende a desaparecer.
1 Dia – Diminui o risco de ataque cardíaco.
2 Dias – Os sentidos de olfacto e paladar voltam a refinar-se,
3 Dias – A respiração melhora notavelmente.
Agora só daqui a 3 meses é que se dão novas conquistas…

Por acaso confesso que estou bem, acho que estava de tal forma mentalizada para esta tomada de decisão que não me está a custar muito. Por outro lado dei por mim a roer as unhas todas, ao ponto de agarrar num corta-unhas e cortar todas as que sobravam para não ceder a mais tentações. Fiquei com as mãos feias, confesso, mas as unhas voltam a crescer!

Já a minha colega sofreu horrores, logo na 2ª feira à noite ela estava uma pilha de nervos, dizia-me ao telefone que tinha o coração super acelerado e se não morresse da doença, morria da cura. Terça-feira quando lhe liguei já tinha cedido à tentação e comprado tabaco. Só lhe disse que a única coisa que devia ter feito e não fez, era ligar ao terapeuta! Deu-nos tantas recomendações neste sentido mas faltou-lhe a coragem. Depois andou a empalear e diz que vai ligar hoje, vai pedir para recomeçar o tratamento depois das férias! Já arranjou mil desculpas para continuar a fumar.

Por isso, não há milagres e ou nós tomamos estas decisões de forma consciente e convicta e com uma VONTADE VERDADEIRA ou então é tudo treta. Eu própria confesso que duvido um bocado do tratamento em si, se de facto estou a conseguir porque só tenho de tratar da parte psicológica ou se estou a conseguir porque estou determinada! Prefiro convencer-me que o tratamento também está a ajudar e que por isso está a ser tranquilo! Certo?


A única coisa que preciso de me lembrar TODOS os dias, é que NUNCA MAIS NA VIDA VOU DEIXAR DE SER EX-FUMADORA e por isso, qualquer contacto com um cigarro me pode levar de volta a fumar… Foi aqui que errei quando há uns anos deixei de fumar durante meses e depois achei que podia fumar só um… Depois foi mais outro e outro e quando damos conta, fumamos muito mais do que aquilo que gostaríamos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário