terça-feira, 8 de março de 2016

Há papeis que nos trazem a Felicidade

E sem grandes rodeios, há umas semanas fui fazer aqueles exames de rotina. Durante a ecografia mamária a médica encontrou um nódulo! Disse-me que parecia ser um nódulo ‘normal’, mas que dependia do meu médico se vigiava com eco’s de 3 em 3 meses ou se mandava biopsar.

Fui à ginecologista que optou por esperar 3 meses; depois fui ao meu médico de clínica geral, que tinha sido quem me tinha mandado fazer os exames e ele não quis esperar, ficando um pouco stressado depois de ver os resultados. No dia seguinte de manhã, numa sexta-feira, fui marcar a biópsia. Descobri que não é um exame comparticipado pelo SNS pelo que tive de fazer a título particular, e consegui logo para segunda-feira seguinte. Passei todo o tempo que se seguiu em stress, enjoada e no próprio dia de manhã ainda vomitei antes de sair de casa! OMMMMMMMMMM… Estava nervosa quer pela tipologia do exame, quer pelo resultado que ainda ia demorar.

De facto a ideia é assustadora, uma agulha de corte entrar pelo nosso peito dentro para recolher uma amostra, ugh! Agora confesso que foi muito mais fácil do que eu estava à espera. O processo comigo foi mais ou menos assim: dão-nos uma anestesia local (nem sentimos a picada); com um ecógrafo, o médico vê a melhor posição para disparar a agulha; achada a posição ideal e estando a zona já anestesiada, o médico diz: não se assuste com o barulho! Assim foi, parecia uma espécie de agrafador de pistola a disparar mas assusta mais pelo barulho do que outra coisa. Eu não quis ver nada, optei por ficar com o rosto tapado e foi uma escolha acertada. Ao todo a agulha foi disparada 5x e no fim o médico até brincou dizendo ‘vai ver, até vai ficar com o nódulo mais pequeno’. O resultado ia demorar 10 dias, mas ontem recebi um sms a dizer que estava pronto. Vesti o casaco e fui de imediato levantar o exame. E num simples papel estava escrito o mais importante de tudo ‘sem ninais de malignidade’! Pude respirar de alívio!

E é assim, uma ida ao médico por causa duma faringite tornou a minha vida ansiosa e stressante por algumas semanas. Agora o que interessa é que está tudo bem.


FELIZ DIA DA MULHER


Sem comentários:

Enviar um comentário