segunda-feira, 6 de abril de 2015

ANIVERSÁRIO

Sexta-feira (para o aniversário) fiz um almoço familiar em que só convidei os meus sogros. Nestes dias vai imensa gente para fora ou anda tudo a tratar da Páscoa pelo que a festa foi mesmo caseirinha (eramos 9 uma vez que a minha mãe ainda estava connosco).

Foi mesmo a panela para a mesa, tinha de ser
Andava há meses para fazer Tripas à moda do Porto e pareceu-me um bom dia para por essa receita em prática (já sei, estão a pensar que somos uns pecadores mas apesar de sermos católicos, não somos praticantes pelo que resolvemos esquecer que era um dia em que não se podia comer carne, peço desculpa a quem possa ficar ligeiramente ofendido) e aproveitei o facto de ter a minha mãe lá em casa que, infelizmente nunca mais ficou apta a cozinhar entre outras coisas desde que teve o AVC, mas não deixa de estar na cozinha a dar-me dicas de como se faz. Nunca tinha comprado tripas (lisas e folhos); nunca tinha lavado tripas ou mão de vitela e a ajuda dela foi preciosa! Posso dizer-vos que ficaram simplesmente DELICIOSAS, mesmo! Para sobremesa fiz uma mousse de morangos e ainda tinha o bolo. De entradas servi pouca coisa, caso contrário ficava com um panelão cheio de tripas porque já ninguém conseguia comer, optei por servir salpicão; presunto; 3 qualidades de queijo; paté de atum, tostas e pão d’avó. De bebidas servimos Lambrusco Rosé e espumante bruto (o Principesco tem um gosto muito refinado LOLOL).

Como não tinha morangos, decorei com framboesas
A massa do meu bolo era de amêndoa (não leva sequer farinha, só leva ovos, açúcar e miolo de amêndoa) e recheei com chantilly e morangos e a cobertura também era de chantilly. Esta massa de amêndoa fica divinal com cobertura de ovos-moles, mas estava demasiado calor e achei que pedia algo mais fresco. Não perdi horas com o bolo, optei por uma coisa muito simples e para decoração recorri a flores naturais (ranúnculos e outra que não sei o nome).


O almoço foi tranquilo (parecia um almoço de Domingo) e durou até às 17h00; depois as princesas foram passar o fim-de-semana com os respetivos; a minha mãe este mês fica em casa da minha irmã mais velha pelo que eu e o Principesco ficamos sozinhos! Fomos passear a pé a paramos no Peter’s (Ribeira) a beber um gin tónico (ele, eu bebi uma água com gás, já chegava o espumante do almoço LOLOL). Ficamos pela baixa e à noite fomos ao Teatro com um casal amigo assistir à estreia do espetáculo ‘Sombras’, de Ricardo Pais. Depois do espetáculo fomos comer, uma vez que não tínhamos jantado e acabamos no ‘Zé do Prego’ mas não fiquei fã. O atendimento deixa muito a desejar na parte da simpatia e para mim e isso faz toda a diferença; a falta de originalidade com que nos presentearam também não abonou a favor deles (as cestas em que servem o prego são iguais às do Food Corner); os pregos servidos em pão de caco são bons, mas as batatas vinham com demasiada gordura; os preços são ligeiramente esticados e não havia necessidade das batatas estarem incluídas. Mas isto é apenas a minha opinião J


Depois conto-vos o resto! 

2 comentários:

  1. Muitos parabéns Teresa !!! Celebrar a Vida, sem culpas é mesmo o mais importante. E a mim parece-me que o fazes muito bem :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)))))

      Beijinhos e obrigada pela visita, estamos sempre aqui de portas abertas!

      Eliminar