quinta-feira, 12 de março de 2015

QUANDO AS EMOÇÕES NOS TRAEM

A comida sempre foi e continuará a ser um escape emocional. Todas nós sabemos que quando não estamos bem, uma das primeiras compensações passa pela comida! Sim, naquelas alturas de desespero, de indecisões, angústia, tristeza, a comida torna-se numa companheira excelente!

Mas e o depois?

Depois perdemos-lhe o controle e no dia em que sentimos as calças mais justas; o rosto mais inchado; a barriga mais saliente, temos mais um problema a somar a todos os outros que já tínhamos sobre os ombros.

Às vezes é preciso parar para olhar para nós, definir prioridades sem deixar que umas coisas interfiram com as outras. Já pensaram que se sentissem bem com o vosso corpo, confiantes e tivessem prazer de desfilar na rua, que quando olhassem para o vosso reflexo numa montra e gostassem do que viam, não pareceria que tudo na vida é mais simples do que parece?

Eu sou assim… Eu fui assim até que lhe perdi o rumo, como sabem, e fui ter aos 64kg. Estava gorda (para a minha altura e de acordo com os meus padrões de beleza, note-se) e aquele patamar não me dava qualquer tipo de consolo, nem a própria comida uma vez que já a sentia como uma das minhas maiores inimigas.

Estão lembradas que perdi 12kg no ano passado?! Faz agora em Maio um ano que mudei a minha postura em relação à comida, mas isso não quer dizer que de vez em quando não me sinta descarrilar. Comer é um dos meus maiores prazeres, assim como cozinhar para mim e para os outros! Aprendi a comer de tudo, com moderação e encontrei formas de controlar os impulsos que me faziam entrar num supermercado, comprar uma tablete de chocolate e come-la numa assentada. Aliás, acho que nem sequer voltei a comer chocolate desde então porque não sinto falta, sou mais aquela pessoa que se tenta a comer um croquete se for para pecar!

Relembro o essencial na minha perda de peso:
. QUANTIDADES MODERADAS DE TUDO, sopa inclusive!
Muita gente diz que a fruta não engorda (errado); a sopa não engorda, os legumes não engordam… errado! A fruta está carregada de açúcar (frutose) e num processo de cetose, em que o nosso corpo está a recorrer à gordura para produzir energia (levando-nos a perder peso) uma peça de fruta é o suficiente para interromper este processo. Nunca deixei de comer fruta, mas deixei de a ver como sobremesa ou como recurso para matar a fome. Ainda hoje a única peça de fruta que como é uma maçã a meio da tarde, sempre com 1 tosta. Contudo, isto não quer dizer que num fim-de-semana não possa comer uns morangos como sobremesa num almoço de família (sem açúcar de preferência mas se tiver de ser, ninguém morre).

A sopa… encontramos na internet uma variedade imensa de sopas que dizem ‘fazer emagrecer’! Eu não sou fã porque simplesmente adoro sopa e lá em casa, as minhas sopas incluem sempre grão ou feijão e de vez em quando massinhas. Gosto de uma sopa saborosa com direito a tudo, inclusive a base da minha sopa começa sempre com estalar a cebola em azeite e só depois é que vou acrescentando os legumes. Agora perguntem-me se como 2 tigelas de sopa? Não… Como 1 boa concha de sopa e basta-me! Mas prefiro uma tigela cheia de sabor do que uma tigela cheia duma coisa deslavada…

Os legumes… Ah, porque os legumes não engordam e podemos comer abundantemente! Mentira… Quanto mais coloridos são os legumes, mais açúcares têm e não nos podemos esquecer que muitos deles ao serem cozidos, libertam mais açúcar. Por isso, modere as quantidades dos legumes, independentemente do legume que se tratar. Os que são consumidos em cru são sempre mais inócuos do que os que são cozinhados. É claro que os podemos/devemos cozinhar sempre duma forma saudável (pessoalmente gosto muito de legumes salteados mas nunca faço grandes misturas, saltei-o um, no máximo 2). Aqui o princípio deve ser a disciplina e habituarmo-nos a comer menos… Se continuarmos a comer um prato cheio, mesmo que seja a transbordar de legumes, é como que se disséssemos ao nosso cérebro que só assim ficamos saciados, quando o que pretendemos é aprender a comer menos, a comer de tudo um pouco e moderadamente!

As proteínas… Já fiz todo o tipo de dietas, cada uma com o seu princípio. Para mim, as dietas à base proteínas deixam-me com uma carência de açúcar que tecnicamente, não vos sei explicar, além de me sentir ‘intoxicada’. Comigo não resulta, aliás só de pensar que não posso comer ‘isto ou aquilo’ é o que mais me apetece! Como e sempre comi proteínas mas uma vez mais, em pequenas porções.

Por isso, na minha dieta sempre incluí de tudo, excepto as massas e o arroz que já há muitos anos que não tenho por hábito comer, mas isto não quer dizer que não coma! Sou fã dum bom arroz de forno ou de uma boa cabidela; babo com as minhas batatas fritas com alecrim e quando as faço, podem ter a certeza que também as como, apenas não como se o mundo fosse acabar amanhã!

Sentirmo-nos bem com o nosso corpo dá-nos uma paz interior inigualável… Por isso um bom regime alimentar é sem dúvida um grande aliado para nos ajudar a superar os problemas da nossa vida.

Mimem-se; cuidem-se; tratem de vocês como tratam dos vossos! E não tem mal nenhum pecar, desde que saibamos recuperar no dia seguinte de forma a mantermos o nosso rumo, o nosso objetivo. Não sejam demasiado exigentes, basta que ‘Go with the flow’ como se costuma dizer e vão ver que mais tarde ou mais cedo terão resultados.


Qualquer coisa estou sempre ao vosso dispor, como sempre!

2 comentários:

  1. Por vezes o mais difícil é começar e habituarmo-nos a uma alimentação mais saudável. Há dois anos também perdi 6 kg. Se foi fácil? Não! A primeira semana foi dura... mas depois comecei a habituar-me e aos poucos fui perdendo peso.

    Agora quero voltar a perder peso e estou sempre a dizer: "a partir de segunda-feira entro na linha" :-) Mas essa "segunda-feira" ainda não chegou.
    Talvez seja a próxima segunda-feira :-)
    Talvez seja a próxima segunda-feira o dia em que vou dizer "é desta!" :-)

    Bom fim de semana! <3
    SH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, habituarmo-nos a comer saudável não é de todo difícil. O mais difícil são algumas restrições para perder peso e tenho absoluta certeza que para perder, basta reduzir as quantidades e evitar algumas conjugações.

      Eu não sou adepta das segundas-feiras, penso que qualquer dia serve para começar, assim como não sou adepta do 'ao fim-de-semana posso tudo' ou ter o dia da asneira... É meio caminho andado para descarrilar. Podemos pecar, mas se nos mantivermos fieis ao comer pouco, não é 1/4 duma fatia de bolo do colega que faz anos que vai estragar tudo, ou o almoço em casa dos sogrinhos recheado de tentações. Devemos escolher bem os nossos pecados porque há alguns que nem são tão maus assim (1 fatia de presunto; uns quadradinhos de queijo)... e depois à refeição mantermos a nossa disciplina. Tu vais conseguir SH, segunda, terça ou quarta... o dia que for! Sem stress... Quando te decidires, guarda essa decisão para ti, vais ver que sem a pressão do 'estás a fazer dieta, não podes' é muito mais fácil...

      Obrigadaaaaaaaaaaa pelo teu email! Estou cheia de trabalho mas a seu tempo escrevo-te, como sempre!

      Gosto de ti! Beijos e bom fim-de-semana <3

      Eliminar