quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

LISBOA

Olá, olá! Desculpem-me a minha ausência mas o trabalho tem sido imenso, o que me deixa pouco tempo livre para vos escrever.


A minha ida a Lisboa foi muito agradável, muitos passeios, muitas iguarias, muito namoro, tudo muito e do bom. Sexta-feira fui ao fim da tarde de comboio ter com o Principesco que já se encontrava em Lisboa a título profissional. Cheguei por voltas das 20h00 e fomos directos ao hotel. Ficamos alojados no Lisboa Plaza Hotel e o atendimento é 5*. Estacionamos o carro no parque do hotel e fomos procurar um sítio simpático para jantar. Acabamos no OUI, perto do Teatro da Trindade. Comemos muito bem e depois passeamos pelo bairro alto. Fui ter com uma colega minha de escola que trabalha por ali que depois nos levou a um bar (Wasp Bar) muito simpático, cheio de gente simpática! Chegamos ao hotel por volta das 4h00… LOLOL

O pequeno-almoço do hotel era muito agradável; super completo e recheado de coisas boas. Eu fico-me sempre apenas pelos salgados mas o Principesco não resiste a um docinho no fim. Depois fizemos-nos à vida e fomos passear pela baixa Lisboeta. Visitamos a Sé Catedral de Lisboa e de seguida fomos ao Museu MUDE (o que basicamente me fez ir a Lisboa) visitar a exposição ‘DE MATRIX A BELA DORMECIDA:

De Matriz a Bela Adormecida dá a conhecer o trabalho de António Lagarto como figurinista, apresentando uma seleção de quase 300 peças (vestuário, adereços de cabeça, joias e sapatos) que foram vestidas por alguns dos mais importantes atores, atrizes e bailarinos para corporalizarem várias figuras do universo dramatúrgico nacional e internacional. Para uma plena visualização do universo estético de António Lagarto e do modo como trabalha espaço, matéria, corpo e luz, a curadoria e o design expositivo são também assinados por si. O resultado é uma instalação organizada em torno de seis hipotéticos núcleos:

I Prólogo (Anjo) |Introdução (Ficções)
II Super Heróis
III Outras Figuras
IV Tutus e Elfos
V Mitos Contemporâneos
VI O Belo e o Efémero

Eu sou uma verdadeira fã do António lagarto e já tive o prazer de trabalhar com ele há alguns anos atrás. Ver a exposição, ver aqueles figurinos dotados de uma criatividade extrema e ver alguns para os quais trabalhei, deu-me uma saudade enorme e uma nostalgia dos tempos em que além de trabalho de secretariado, também fazia trabalhos criativos dos quais muito me orgulhava. Os cortes na cultura; as questões políticas, etc. deram aso a que o nosso trabalho com esta pessoa fantástica acabasse por ser escassear, sendo que já não trabalhamos juntos há muito tempo, demasiado tempo.
  
Vista a exposição, já eram horas do lanche sendo que nem sequer tínhamos almoçado! Fomos então ao Mercado da Ribeira mas não sem antes termos parado para beber uma ginjinha. No Mercado optamos por experimentar algumas coisas e dividir, por isso fomos:
. Croqueteria (não gostei… ups eu sou daquelas pessoas capazes)
. Chef Henrique Sá Pessoa (comemos um leitão confitado com puré de batata doce e uma salada, mas o leitão estava seco por dentro… desilusão)
. Sea Me at the Market (comemos 1 sopa de peixe que nem era de peixe, nem era creme de marisco e o pouco peixe que tinha era duro)
. Gelados Santini (achei extremamente doce…)
LOLOL Vocês devem estar a pensar que sou uma esquisitinha, mas graças a Deus se há coisa que me dá prazer é comer, como vocês sabem e de facto, foi uma desilusão tudo o que comemos no Mercado da Ribeira.

Posto isto e de barriguinha cheia, fizemo-nos à vida e regressamos (sempre a pé) para o centro. Como a primeira ginja que bebemos não nos encheu as medidas, resolvemos beber uma ginjinha naquele tasquinho junto ao Teatro Nacional D. Maria e essa sim, estava muito melhor (excepto a própria ginja que era verdadeiramente intragável de comer… amarga que mais parecia uma azeitona LOLOLOL).

Para o jantar tentamos marcar mesa para ‘O Cantinho do Avillez’ mas sem sucesso; a senhora que nos atendeu pela manhã aconselhou-nos a ir ao Café Lisboa, no Largo de São Carlos mas igualmente sem sucesso. Da próxima vez saio do Porto com os jantares já marcados nos restaurantes previamente escolhidos! Entretanto ficamos sem saber onde jantar porque não queríamos ir de carro, teria de ser alguma coisa pelo centro e lembrei-me que há uns anos atrás, comi uma açorda de gambas no Bairro Alto e lá fomos à procura desse restaurante que eu nem sabia a o nome. Descobri e tratava-se do ‘Cocheira Alentejana’. A açorda continuava igualmente deliciosa, já as bochechas de porco estavam passadas demais e por isso ficaram secas, mas de resto, o queijo que comemos era excelente por isso têm nota positiva LOL.

Domingo de manhã (tipo hora do almoço…) fomos visitar o Panteão Nacional e adoramos, valeu mesmo a pena! O preço da visita é perfeitamente aceitável e todas as pessoas que lá trabalham são extremamente simpáticas. Depois fomos a Belém e como não podia deixar de ser, fomos comer um pastel de belém e comprar caixas para trazer como ofertas. Passeámos por ali e viemos para cima com destino a Mafra. Quando lá chegamos estava a ficar escuro, era um fim-de-tarde tristonho e basicamente paramos para trincar qualquer coisa porque nem sequer tínhamos almoçado. O empregado que nos calhou era lento e com pouca vontade de servir o que quer que fosse; perguntamos o que tinham de salgados e ele nem a lista nos deu (era uma pastelaria e brunch… presumo que tivessem imensas coisas); pedimos uma tosta mista em pão saloio e não tivessem sido aviados uns 4 pedidos depois do nosso em primeiro lugar, o pão teria chegado. Assim saímos apenas com um pingo e um café apenas porque já tínhamos pedido, caso contrário ter-me-ia levantado e saído porta fora.


Para terminar a viagem e matar a fome, lembrei-me de ir comer um leitão COMO DEVE SER e fomos à Mealhada, ao ‘Meta dos Leitões’. Hummmmmmmm… que delícia… babo só de pensar naquela pele estaladiça; aquelas batatas tão finamente cortadas e aquele vinho frisante… Vocês devem estar a pensar que eu sou uma grande lambona LOLOLOLOL e sou, gosto de comer bem e com qualidade; prezo um bom atendimento e a simpatia de quem nos atende.

E foi assim o nosso fim-de-semana pelo Sul! 

Sem comentários:

Enviar um comentário