quinta-feira, 18 de setembro de 2014

NAMORO À ESPANHOLA

Ontem à tarde fui dar plaquetas. Mais uma vez confirma-se que tenho um sangue excelente (quem diria LOLOL); a hemoglobina num valor muito bom e plaquetas nem se fala. Diz-me a médica: a menina é uma máquina de produzir plaquetas! Ihihiihhi Temos de ser bons nalguma coisa! Das últimas vezes o anticoagulante deixa-me com uma sensação estranha que piora no fim da dádiva, quando a máquina está a fazer a devolução total do sangue. Como já estou sugestionada, a sensação tem sido pior. Ontem senti a mão dormente, depois as coxas dormentes e depois uma das minhas pernas parecia que estava a ser estrangulada… Medo! Levanta poltrona; cheira álcool; bebe sumo para atenuar a sensação… Como fiquei stressada as tensões subiram pelo que acabei por ficar lá mais tempo do que devia. Nervos, estou a ficar uma esquisitinha, isso sim! De qualquer das formas não me inibe o desejo de continuar a dar, pelo que não saí do IPS sem marcar a próxima dádiva. Pode ser que corra melhor!

Entretanto o Principesco ligou-me a dizer que tinha ganho 2 bilhetes para a antestreia do filme ‘Namoro à Espanhola’. Tivemos de fazer tudo a correr, sendo que ainda íamos comprar o material escolar das miúdas. Depois do jantar lá fomos para o Norteshopping ver o filme. Nunca imaginei que ia gostar tanto, ri-me como já não me lembrava de rir e saí de lá a rir-me como uma perdida. Vínhamos no carro e eu ria-me cada vez que me lembrava de cenas do filme.


Antes de chegarmos a casa passei no meu irmão para lhe deixar um pão-de-ló. Ele adoraaaaaaaaaaaaaaa o que a minha irmã mais velha faz e como tem dificuldades em comer, sobretudo ao pequeno-almoço e lanche, lembrei-me que poderia ajudar. Ele estava com um ar esgotado, cansado e cheio de dores de cabeça (passou o dia todo naquilo). Mal o vi terminou ali o meu momento de boa disposição e voltei à realidade nua e crua. Quando me deitei não consegui conter as lágrimas a pensar nele, em como ele se deve sentir sozinho; o medo que ele pode estar a sentir; o não ter uma casa com uma família, mulher e filhos de volta dele, parte-se-me o coração. Ele tem a vida que escolheu, e infelizmente optou pelo álcool há demasiados anos atrás que o privaram do contacto connosco. Era impossível tê-lo num jantar que não ficasse bêbado e arranjasse problemas. Já vos contei que tentei de tudo para que ele fizesse uma desintoxicação mas nunca assumiu o alcoolismo, e nem hoje assume o seu passado como alcoólico. Eu penso que ele acha que o facto de só beber cerveja não faz dele alcoólico, isto porque sempre que alguém lhe pergunta se ele consumia muito, ele refere sempre que nunca bebeu bebidas brancas… Estranha a mente dele, deve ser um mecanismo de defesa. Enfim…

3 comentários:

  1. Olá Teresa,

    Infelizmente não tenho conseguido fazer comentários como gostaria... ou dar umas palavrinhas de apoio como queria, mas antes de mais nada queria dizer-te, mais uma vez, que venho espreitar o teu cantinho quase todos os "santos dias" :-) Acaba por ser o meu momento "zen" quando preciso de uma pausa no trabalho. Como é no trabalho, acabo por não escrever... e assim se vai adiando e adiando e adiando... e assim ficam por dizer as palavras de apoio (e muito mais) das quais precisas MUITO nesta fase :-(

    A segunda coisa que eu te queria dizer, é que és uma mulher muito corajosa e com um bom coração! Há uns dias comentei que achava que seriam uma família unida, mas pelos vistos não (pelo que percebi na tua resposta ao meu comentário. Peço desculpa, caso esteja enganada). Tens bom coração por esquecer o que ficou para trás e por ajudares... ou ainda quereres ajudar. Há tantos irmãos que não se falam e cortaram relações...
    Não estás a passar uma fase boa e não foi a melhor forma de terminar as férias... mas cabeça para cima e bola para a frente! Fizeste o que teve de ser feito e ele estará em boas mãos. E, de certeza, que não se sente tão "só" nesta caminhada. Desejo MUITO que corra tudo da melhor forma possível e que ele consiga ultrapassar a doença. Para ele tb poderá ser uma fase de reflexão...pode ser q pense nos erros que cometeu... pode ser que aceite de novo a tua ajuda para tratar o alcoolismo. Pensamento positivo!

    E, para terminar, queria dizer-te também que deves pensar também em ti. Estás cansada e por isso os "choros fáceis". Fizeste muito bem em ir ao cinema.... estes imprevistos são os melhores... pelo menos durante uns minutos não pensaste em mais nada e deve ter sido de certeza uma lufada de ar fresco. :-) Vai ao ginásio e "descomprime" tudo o que tens dentro de ti, mas sem pensar nos kg... embora digas que estás flácida/mole (o que eu acho perfeitamente normal depois de tantos kg perdidos), acho que estás ótima... como já disse: com corpinho DANONE :-D Neste momento não te preocupes com as oscilações de peso que têm sido mínimas...

    Um beijinho grande e desejo-te muita força, Teresa!
    S(andra) H :-)

    PS: Lá estou eu a tratar-te de novo por "tu" (tu cá, tu lá), mas como te disse, já venho ao teu blog há tanto tempo, que me sinto à vontade para o fazer... e até acho que somos da mesma "colheita"... 1975? :-)
    Portanto, não me trates por você :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá SH! Obrigada pelas tuas palavras tão carinhosas, estava desejosa de vir aqui responder mas o tempo foi escasso no fim-de-semana. Somos quase da mesma colheita, eu sou de 1976, logo é uma diferença mínima :)))))

      A minha família é unida numas coisas, estranha nas outras e depois há coisas que nem gosto de reflectir... Para já interessa o presente e é nisso que nos vamos concentrar, TENTAR ajudar o meu irmão, na medida que conseguirmos... Ele recusa-se a parar de beber e isso mexe muito comigo, fico triste e desiludida e não consigo andar de cabeça levantada... enfim. No próximo mês será a minha irmã mais velha a apoiar mais assiduamente pelo que eu continuo a acompanhar as idas todas ao hospital mas depois devo conseguir relaxar um bocadinho, vamos ver.

      As oscilações de peso aborrecem-me mas a verdade é que enquanto cozinho tenho prevaricado muito mais. Vamos ver se paro e se consigo estabilizar... estou-me a esforçar por isso.

      Depois o facto de ter regressado ao ginásio também me deixa com aquela sensação de que vou começar a ganhar massa muscular o que para mim é sinónimo de peso... Vou entrar nos eixos novamente e manter-me focada, fica a promessa!

      Beijinhos grandes SH e trata-me por TU SFF, combinado?

      Espero que contigo esteja tudo bem, se precisares de alguma coisa é só dizer, combinado? <3

      Eliminar
  2. Olá Teresa :-)

    Não desanimes!
    É bom a tua irmã "substituir-te" (sei que não é bem uma substituição, mas pelo menos não vais carregar tudo nos teus ombros) e isso tb vai ser bom para ti e "aliviar-te". Vais conseguir respirar mais um pouco e ter também tempo para ti. Tb fico triste/aborrecida por dizeres que o teu irmão continua a beber e a fumar. E chego a pensar "Será que desistiu de tudo?" Continua a fazer o que vai te na alma e no coração, Teresa! E pensa sempre no seguinte: fizeste o que estava ao teu alcance. Mais do que isso, não podes fazer.

    E sim, regressar ao ginásio é sinónimo de massa muscular :-) Mas vais ver que vais deixar de te sentir "mole". Não te preocupes se aumentares 2 kg... pq estás ótima :-) Há uns anos (antes da maternidade) andei naqueles ginásios onde não havia lugar para homens LOL... perdi peso nos primeiros tempos, mas depois aumentei de novo... o que era normal. Não estava gorda, mas estava a ganhar massa muscular.

    Comigo tudo ok, obrigada! A partir desta semana vou tentar fazer caminhadas... não todos os dias, mas pelo menos 2 vezes por semana... para começar e enqto o tempo permitir. Aproveitei este fim de semana participar no Lisboa Urban Trail e foram 2h a caminhar no duro, mas passei por locais fantásticos de Lisboa. Aproveita a Urban de Trail do Porto... eu ADOREI o Porto e acho que também irá ser um Urban Trail espetacular. Estou a "espicaçar-te" porque pode ser um 2 em 1, isto é, exercício e distração :-)

    E aos poucos vou retomar a dieta... para já vamos cortar nos doces, bolachas, etc... e lentamente nos Hidratos de Carbono... pelo menos à noite.... devagarinho hei de conseguir! :-)

    Beijinho grande e força!
    Sandra

    ResponderEliminar