segunda-feira, 26 de maio de 2014

O QUE EU COMO

Os fins-de-semana são sempre mais complicados no que diz respeito a manter a dieta, contudo, se estamos focados e com objectivos em mente ajuda-nos a resistir! O Principesco é um sortudo porque come de tudo sem engordar! É guloso mas também sabe quando parar e não come propriamente em excesso!

As maiores tentações foram no sábado à noite em casa de amigos, o patê de atum que eu amo; o pão de queijo que eu faço e ADORO, as batatas fritas e as sobremesas de chocolate! Felizmente começo a perceber o que me faz mal e vou aprendendo a comer de tudo um pouco sem me prejudicar. Ontem ao pequeno almoço o Principeco comeu uma bola de Berlim daquelas tipo ‘da praia’ mas eu resisti! Ao almoço comeu um leite-creme queimado e eu consolei-me só com o cheiro. No momento após termos resistido às tentações, sentimos-nos bem e percebemos que não valia a pena ter pecado por 'aquilo'!

A primeira coisa que cortei mesmo, mesmo a 100% foi o álcool! Vocês sabem que eu adoro um fininho bem gelado; um gin, uma taça de espumante ou um bom copo de vinho mas decidi que na minha dieta, para já, o álcool está proibido! Sei que me faz inchar e é como se me intoxicasse… Vou guardar para as férias este pequeno pecado!

fruta que também me faz mal e ainda há dias percebi que as cerejas são um bom exemplo! Apesar de ser um fruto vermelho com imensos antioxidantes, devem conter açúcar em demasia e o meu corpo reage de imediato! Para já, a fruta que tenho comido limita-se a maçãs verdes (Granny Smith), morangos e ontem comi ¼ de abacate com 4 morangos (a meio da tarde).

A nível das proteínas já percebi que o queijo não me faz mal e comecei a introduzi-lo nas minhas saladas à noite por exemplo, se o jantar não se adequar à minha dieta. Tenho experimentado o mozarela fresco; o queijo fresco e ontem comprei no LIDL um bocado de queijo grego (Feta) que irei experimentar em breve. A nível do peixe o único que senti que me fez pior foi o salmão. Já comi pescada; raia; filetes; dourada e sardinhas inclusive e nenhum destes me fez mal ou me impediu de perder peso. Quanto à carne já comi bife e frango e também me senti bem. Claro que como pequenas quantidades e isso também tem feito a diferença.

A sopa tenho feito de forma diferente. É verdade que como apenas 1 concha (basicamente ½ sopa) mas faço daquelas que gosto mesmo para me sentir reconfortada e não parecer que estou de castigo. Todos sabemos que são muito mais saudáveis aquelas sopas em que metemos tudo para dentro da panela, colocamos água, deixamos cozer e passamos no fim mas eu tenho feito de outra forma! Em primeiro lugar coloco a cebola no fundo da panela com um fio de azeite e deixo-a estalar até ficar muito douradinha (sem queimar); depois depende, se por exemplo colocar caril coloco-o ainda neste 1º refugado para acentuar o sabor. Depois acrescento uma porção de grão ou feijão, mexo e de seguida os legumes escolhidos. Acrescento um pouco de água e os respectivos temperos e deixo-os estufar lentamente. No fim, quando já estão bem macios, passo-os com a varinha. Aqueço água na chaleira e vou acrescentando até estar no ponto desejado. Junto mais uma pequena porção de grão ou feijão e eventualmente espinafres ou outro legume a gosto. Deixo acabar de cozer e sirvo. O grão ou feijão têm proteínas por isso acaba por ser uma sopa mais rica! Não ponho batata nem misturo cenoura com abóbora, optando por uma ou por outra! Lá em casa têm-se maravilhado com a minha sopa e o Principesco repete sempre ‘Que rica sopinha’. Se por exemplo não acrescentar nenhum legume depois de a passar, sirvo ao lado uma tacinha com sementes de girassol tostadas com uma pitada de sal! É uma boa alternativa aos croutons e lá em casa já tenho inúmeros adeptos!

Um recurso que agora trago quase sempre comigo é uma saquinha com sementes de girassol e abóbora (tenho-as misturadas) que servem para trincar qualquer coisa se sentir necessidade. A água tem sido minha aliada dentro e fora das refeições! À noite não me privo de uma caneca de chá.

Para terminar não tenho feito nenhum dia da asneira mas tenho procurado comer alguma coisa que me faça feliz e me deixe consolada! Este fim-de-semana decidi que queria comer sardinhas assadas! Ontem fomos a um restaurante na Afurada e consolei-me! Comi 3 sardinhas e ½ e pedi ainda um pimento vermelho assado, temperado só com azeite e alho! Podem não acreditar, mas foi um consolo enorme comer aquele peixinho!

E é assim, temos tantos prazeres na vida e se tivermos juízo, conseguimos fazer tudo aquilo a que nos propomos! Sermos rígidas e inflexíveis quando tem de ser; sermos ponderadas e abrirmos expecções quando a situação assim o exigir!

Se eu consigo, vocês também conseguem, certo?


Beijos e abrejos desta aspirante a Teresa ‘Roquete’

7 comentários:

  1. Gostava taaanto de ser assim. Ainda a semana passada fiz tudo direito mas neste sabado tive um aniversario e tem sido desgraça apos desgraça. Queria tanto um bocadinho dessa força.
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa,

      Se costuma ler o blog sabe o quão difícil tem sido para mim, perder peso nestes últimos anos! Desta vez consegui e ao contrário das outras vezes, não disse sequer a ninguém que estava de dieta! Assim não há pressões externas para comermos ou deixarmos de comer. Claro que o Principesco vê o que como e ás vezes acha que eu preciso de comer mais e tenho de saber conjugar as duas coisas... No entanto quando começamos a ver resultados dá-nos mais força para continuar até ao nosso objectivo final!

      É certo que não consigo fazer tudo ao mesmo tempo, por exemplo ir ao ginásio porque sei que não tenho condições físicas para isso... Quando atingir o meu objectivo vou começar lentamente a retomar as minhas rotinas e ir ajustando... Pesar-me todos os dias (embora muitas vezes vá com medo para a balança) ajuda-me a perceber o que me faz melhor ou pior...

      Quando estiver concentrada vai conseguir mas não ponha muita pressão em si, pense apenas naquilo que quer e como pode acompanhar os outros sem se massacrar. É tudo uma questão de opções! Nestes dias que já passaram (ao todo 21, 22 contando com o dia de hoje) já tive festas de aniversário; jantares em restaurantes; convívios em casa de amigos; comunhões, etc! Não deixei de comer leitão assado por exemplo, só ponderei a quantidade do que comi e o acompanhamento!

      Força, mais dia menos dia vai conseguir!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu ando muito bem uma semana e faço ginásio 3x por semana e chego a emagrecer cerca de 3 kg mas depois penso: "Bem agora uma recompensa pequena, uma bolacha" e pronto ali vai o pacote todo e continua nessa maré de asneiras por 3, 4 ou 5 dias :(

      Verdade seja que tenho apenas uns 6 / 7 quilos para emagrecer ( 58 kg para 52kg ou 51kg) mas queria assim uma força, preciso de incentivo acho eu. Ah isto tudo acrescenta-se um part time numa padaria durante a semana, ou seja, tentação constante!

      Beijinho e obrigada pelas palavras

      Eliminar
  2. Olá:-) pode dizer me onde compra as suas sementes? Obg bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,

      Normalmente compro as sementes no Minipreço, é o sitio onde são mais baratas (1 saco de 200grs custa 0,89€). Outras vezes compro na Casa Barral, na Rua Sá da Bandeira, são biológicas e o preço por kg é de 4,50€ se não me engano).

      beijinhos e obrigada pela visita :)

      Eliminar
  3. Obrigada pelas respostas rápidas que dá :-) é uma querida. Vou passar então ao minipreço,pois não vivo no Porto. Bjinhos Su

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))))))))))

      eheheheh Obrigada!

      beijinhos e força (e fico à espera de notícias)!

      Eliminar