terça-feira, 23 de abril de 2013

DÁDIVA POR AFERÉSE, já AMANHÃ

“Boa tarde! Venho lembrar dadiva plaquetas próxima 4ª feira dia 24 Abril. Obg. IPST”, sms de hoje

É assim, de dois em dois meses lá vou eu dar plaquetas! Amanhã é dia!
Quando o meu pai faleceu (era eu ainda uma adolescente) decidi que quando fizesse 18 anos ia ser dadora de sangue. Não que ele tivesse precisado de transfusões, mas sempre foi uma pessoa doente e esteve muitos anos acamado!

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.

Até engravidar (tinha eu ainda 24 anos, perto de fazer 25) fui uma dadora assídua! Depois estive dois anos sem dar porque é necessário um período de carência após uma cirurgia. Entretanto, o meu peso baixou imenso a passei a estar abaixo dos 50kg, logo não podia dar sangue! E fez-me falta, acreditem!

Eu, entretida a tirar fotos durante uma dádiva! LOL

Quando recomecei a dar, apareceu este método novo: DÁDIVA POR AFERESE (mais concretamente plaquetas) o que me permite dar sangue de 2 em 2 meses! Contudo este processo de recolha demora substancialmente mais tempo que o processo normal. Depende do nosso volume de sangue e dos componentes que vão recolher. Em média demoro sempre 53 a 56 minutos (só na máquina!) Segue explicação em rodapé!

E vocês, já são dadores de sangue? Estão inscritos no banco nacional de dadores de medula?
Ainda não?
Força, não custa nada!
 ___________________________________________________________________________


O QUE É A AFÉRESE?

Consiste em colher selectivamente uma pequena percentagem de um componente sanguíneo (plaquetas, glóbulos vermelhos ou plasma), com a ajuda de um aparelho automático – separador celular – sendo os restantes componentes sanguíneos restituídos ao dador, através da mesma punção.

Tipos de aférese:

•Plaquetaférese - doação de plaquetas – as plaquetas são células sanguíneas que controlam a hemorragia. Destinam-se a doentes com leucemia, linfoma, cancro, doentes sujeitos a cirurgia cardíaca ou transplante de medula óssea. São substituídas 48 horas após a dádiva.
•Eritraférese - doação de glóbulos vermelhos – os glóbulos vermelhos são células sanguíneas que têm como função transportar o oxigénio. Destinam-se a doentes politraumatizados, submetidos a cirurgias, doentes transplantados, com doenças crónicas como leucemia ou outra forma de cancro.
•Plasmaférese - doação de plasma – o plasma é o componente líquido que contém as proteínas plasmáticas. É administrado a doentes traumatizados queimados, receptores de transplante de órgãos e doentes com alterações de coagulação.
A aférese é segura?

Sim. É supervisionada durante todo o procedimento por uma equipa atenta e treinada. Todo o material utilizado é esterilizado e eliminado após cada doação, sendo impossível contrair alguma doença.

Quanto tempo demora?

Demora entre 30 a 50 minutos, conforme o tipo de dádiva seleccionada. É mais demorada que a colheita de sangue total, embora com grandes vantagens para os doentes que necessitam de transfusão sanguínea.

Quem pode ser dador por aférese?

•Todo o indivíduo saudável, dos 18 anos aos 60 anos, que pese mais de 50 Kg;
•Ter doado, pelo menos, duas vezes sangue total sem qualquer tipo de reacção adversa;
•Não possuir história pessoal ou familiar de hemorragia e/ou trombose;
•Não ter ingerido Aspirina ou Anti-Inflamatório Não Esteróide nos últimos cinco dias (impedimento só no caso de plaquetaférese);
•Não ser multípara (três ou mais filhos).
Onde pode dar sangue por aférese?

Nos Centros Regionais de Sangue (CRS) de Lisboa, Coimbra e Porto do Instituto Português do Sangue.


Sem comentários:

Enviar um comentário