terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

12 de Fevereiro 2013

Bom dia!

Andei fugida, é um facto! Já vos explico!
O fim-de-semana foi bom, foi passado em ‘família’ e domingo foi mesmo convidativo para estar em casa, depois de um almocinho bom na ‘sogrinha’! Mas, antes do almoço fui correr… Acordei muito cedo e não vi que chovia assim tanto antes de sair… O Principesco ficou a dormir e as princesas também. Como não queria andar a fazer barulho num entra e sai, fui, mesmo debaixo de chuva! ‘Para lá’ ainda consegui correr (até tive um convite de um pequeno grupo de 3 pessoas, que me convidaram a correr com eles porque segundo me disseram, eramos os únicos!) mas continuei sozinha com os meus pensamentos… No regresso tornou-se insuportável porque o vento estava de frente e empurrava-me para trás, mais a chuva que me agredia por todos os lados ffffffffff… Foi uma corrida bastante ‘improdutiva’!
Quanto à dieta, fiz os possíveis por me manter firme, mas entrei num processo um bocado alucinante que me fez debater comigo mesma durante todo o fim-de-semana.
Ontem de manhã não me sentia lá muito bem… Nem sequer sabia explicar o que sentia mas basicamente cheguei à conclusão que andava irritada com tudo e com todos; senti que qualquer coisa me dava vontade de chorar (sem motivo aparente); senti que procurava desculpas para me ‘vingar’ na comida… senti mesmo falta de ar e percebi que tinha de por um travão nisto. Não vim ao blog para não ficar mais ansiosa… Não me apeteceu falar nem ler-me… Resolvi ir ao meu médico ao final da tarde… Não disse nada ao Principesco porque não queria ser ‘demovida’ desta minha decisão!
O diagnóstico foi… excesso de ansiedade! O Dr. Álvaro queria que eu fizesse uma cura de sono até sexta-feira, e começou mesmo a passar-me um atestado médico! Disse-lhe que esta semana era muito má para meter um atestado (iriam parecer umas férias carnavalescas forçadas!!!)… Então passou-me uns comprimidos e mandou-me ir lá sexta-feira ao final da tarde (crente que vou fazer a cura de sono no fim-de-semana… mas eu acho que vou conseguir melhorar até lá)! Entretanto tive de riscar a palavra dieta do dicionário e tentar relaxar o máximo que conseguir…
Nunca tal me aconteceu e o estranho é sabermos exatamente, tudo o que temos de fazer e depois, fazermos exatamente o contrário! Senti que estava a perder o controlo em relação à comida e a mesmo em relação a outras coisas… Sei que sou muito exigente comigo e depois ‘castigo-me’ quando não consigo cumprir os objectivos. Depois há o resto da nossa vida que muitas vezes também não ajuda… É fácil atribuirmos a culpa à comida quando temos tantas outras coisas por trás… O difícil é sabermos o que nos angustia e o que fazer para atenuar esse sentimento. O Dr. Álvaro disse-me que se eu piorasse, para ir à urgência mas que me preparasse para contar a minha vida toda desde pequenina… Ele disse que agora apenas nos interessa ‘o momento’ e é isso que ele vai tentar ‘tratar’!
Enfim… Dum lado tenho o Principesco completamente contra qualquer comprimido que possa tomar; diz-me para me deixar de ‘coisas’ e ir caminhar quando me apetecer entrar numa pastelaria; diz-me para comer um bolo quando me apetecer; diz-me que sou gira e atraente e que tenho o amor incondicional da minha princesa e o dele… Por outro lado senti que precisava mesmo, mesmo de ajuda externa… Mas não lhe consegui explicar porquê… Não me apeteceu vencer esta ansiedade sozinha; não me apeteceu vencer isto pela teimosia… apeteceu-me relaxar da forma mais fácil que conseguisse. Alem do mais, eu sei que o Dr. Álvaro me conhece o suficiente para me diagnosticar… Lembro-me tão bem quando lá cheguei uma vez e lhe disse que me sentia gorda! Ele mandou-me simplesmente ‘fechar a boca’… Que se eu quisesse uma consulta de obesidade tinha de engordar… Por isso, confio nele e desta vez apeteceu-me voltar a confiar de olhos fechados. Já me mandou uma vez para casa, há alguns anos, com a frase ‘aprender a viver’… Acreditei que ele, melhor do que ninguém, saberia interpretar os meus ‘sintomas’… Por isso, fui lá sem olhar para trás… Há alturas na vida em que precisamos de diretrizes; precisamos de alguém que nos conduza… E eu senti-me numa dessas alturas!

Mesmo apesar de tudo, vou tentar manter um menu saudável (mas vou evitar a balança porque sinceramente, não me apetece torturar…)
P.A. – 1 pão de mistura com manteiga magra e uma caneca de leite magro com café;
M.M. – 2 fatias de mortadela com 1 triângulo de queijo;
Alm. – 1 Hambúrguer com cogumelos salteados; tomate e cenoura crua;
M.T. – 1 iogurte magro (e 1 maçã se me apetecer…)
J. – a decidir…

Vou ter de ir por fases, e a primeira (e a mais difícil de todas) vai ser controlar estes impulsos descabidos e despropositados…

Teresa B.

8 comentários:

  1. Olá.
    Fizeste bem em procurar ajuda, pois a familia tb é um bom suporte mas precisamos de ouvir da boca de quem sabe de que tudo está bem e que nos vamos conseguir tratar.
    Quanto à ansiedade é normal, umas pessoas com mais outras com menos mas a dieta, os objectivos que queremos superar, depois a parte familiar e tudo o resto stressa muito e quem tá de fora não sabe o turbilhão que sentimos.
    Espero ke consigas superar esta fase.Jinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana!

      É mesmo isso, um turbilhão de coisas que sentimos! Ás vezes estou no meu trabalho e olho para algumas pessoas e penso: "Se elas soubessem o que me vai na alma neste momento..."
      Mas nós guardamos tudo e pelo menos neste espaço, conseguimos aliviar a alma e ter mimos de pessoas como vocês!

      Obrigada!

      Beijinhos e um bom dia!

      Eliminar
  2. Olá Teresa,sigo o seu blog pois também "vou fazendo"a dieta da Drª àgata e as vezes inspiro-me nas suas receitas e ideias:) Todos temos fases assim,não se culpabilize!Temos é de manter a cabecinha ocupada... eu faço isso passando tempo com a familia e tratando de mim:) a nossa auto estima é meio caminho andado para estarmos bem e ter força para vencer as batalhas. Mime-se e deixe que mimem:) tire uns dias para namorar,ofereça-se uma massagem...etc e sobretudo deite para fora essas angustias menos boas!:) Ah, e um pecadinho na dieta de vez em quando não é o fim do mundo.Depois volta tudo ao normal- é por uma boa causa:P Tudo de bom.Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana!

      Obrigada por estar aqui!

      Deixar que nos mimem... tem razão! O meu namorado ás vezes diz que não sabe que mais me fazer... Até as pessoas mais próximas se sentem impotentes perante nós...
      Quanto aos conselhos vou mesmo fazer isso...Vou tirar o fim-de-semana só para namorar e deixar as angústias de lado!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. We´re all in this together! Força Teresa, há momentos em que parece que vamos colapsar e nessas alturas precisamos respirar, respirar mt, profundamente e acalmar. Os que nos amam nem sempre conseguem perceber as nossas ansiedades, com o nosso corpo...com a nossa auto-estima, porque simplesmente nos amam como somos. Faça uma pausa, alimente-se bem, e "aproveite o dia", todos os dias... Um beijinho. Paula (a de sempre)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Paulinha!

      Bolas, vocês compreendem cada palavra escrita; cada sentimento escondido; cada momento passado...

      Ontem falava com o Principesco que muitas vezes se diz sentir impotente perante as coisas que digo sentir em relação a isto... Contudo ele ama-me mesmo como sou e por isso tem alguma dificuldade em perceber como me sinto, e como eu me 'queria sentir'...
      Estou a fazer uma pausa esta semana; vou para fora o fim-de-semana e segunda-feira volto ao tema... de preferência com a consciência de que isto é para 'ir fazendo...'

      Beijinho grande e...

      That is so true... We're all in this together <3

      Eliminar
  4. Olá, só agora descobri a dieta da Drª Agata (quase um ano depois!!). Foi muito bom encontrar este blog, pois identifico-me muito com o que escreve... bj. LC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LC!

      Ainda bem que gostou do meu blog... A intenção é mesmo a partilha destes sentimentos que ás vezes nos fazem sentir tão diferentes e depois acabamos por perceber que afinal, não estamos sózinhas!

      Beijinhos

      Eliminar